Os dentes doloridos podem ser um sinal de diferentes problemas que vão desde uma sensibilidade dental até condições mais sérias, como infecções e fraturas.
Por isso, vale a pena entender melhor o que pode estar acontecendo para encontrar a melhor solução. A seguir, conheça algumas das causas mais comuns.
A cárie dentária é uma das principais causas de dor nos dentes. Ela se forma quando bactérias da boca se alimentam dos açúcares presentes na comida e produzem ácidos que corroem o esmalte dental aos poucos.
Essa corrosão expõe a dentina, que é cheia de terminações nervosas e sensíveis que deixam o dente dolorido ao toque ou ao consumir alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.
Os dentes doloridos e sensíveis podem transformar tarefas cotidianas, como beber água ou escovar os dentes, em situações desagradáveis e cheias de desconforto.
Isso acontece porque a camada protetora do dente, o esmalte, pode estar desgastada ou a gengiva pode ter retraído, expondo a dentina. Algumas causas comuns dos dentes sensíveis são:
escovação com força ou uso de escovas de cerdas duras;
desgaste do esmalte causado pelo consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes ou frutas cítricas;
bruxismo (ranger os dentes), que pode desgastar o esmalte;
cáries ou fraturas dentárias, expondo a polpa interna;
retração gengival causada por doenças periodontais;
tratamentos dentários recentes que deixam o esmalte temporariamente sensível, como clareamento.
Para amenizar esse desconforto, você pode usar produtos específicos para a sensibilidade, como o creme dental Colgate Sensitive Pro Alivio.
Com tecnologia exclusiva de arginina, ele sela os canais que levam ao centro do dente, bloqueando a sensibilidade na hora (com aplicação direta, massageando por um minuto em cada dente sensível). Assim, você consegue aproveitar o seu dia livre desse incômodo!
Essas condições acontecem quando bactérias invadem a polpa do dente ou os tecidos ao redor, muitas vezes por conta de cárie profunda, traumas ou fraturas.
Além do dente muito dolorido, as infecções podem vir acompanhadas de sintomas como:
inchaço na gengiva ou no rosto;
sensibilidade extrema ao quente e ao frio;
mau hálito ou gosto desagradável na boca devido ao pus;
febre ou mal-estar geral.
Se notar alguns desses sinais, procure um dentista imediatamente. O tratamento pode incluir drenagem do abscesso, uso de antibióticos ou tratamento de canal para resolver o problema.
A dor nos dentes nem sempre está relacionada diretamente à estrutura dentária, mas sim a problemas na gengiva, como:
gengivite: inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Seus sintomas incluem vermelhidão, inchaço e até sangramento ao escovar os dentes e usar fio dental;
periodontite: se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para periodontite, afetando o tecido de sustentação e até o osso ao redor dos dentes. Isso pode gerar dores intensas e até perda dentária;
retração gengival: quando a gengiva "desce", ela expõe parte da raiz do dente, o que pode ser super desconfortável, especialmente com alimentos ou bebidas geladas e quentes;
abscessos gengivais: bolhas de pus podem surgir devido a infecções na gengiva, levando a dores agudas.
Um dente rachado ou fraturado pode ser uma das principais razões para aquela dorzinha incômoda.
Às vezes, é algo visível, mas a rachadura pode ser tão pequena que só um dentista consegue identificar.
Você pode sentir dor ao mastigar, ao expor o dente ao calor ou frio, ou até mesmo sem motivo aparente.
O bruxismo é o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes, frequentemente durante o sono.
Esse comportamento pode ser causado por fatores como estresse, ansiedade ou até mesmo desalinhamento dos dentes. Alguns sintomas comuns são:
sensação de dentes doloridos ao acordar;
mandíbula tensionada ou dolorida;
desgaste visível nos dentes devido à pressão constante;
dores de cabeça frequentes ao despertar;
ruídos de ranger os dentes enquanto dorme (geralmente relatado por outras pessoas que dormem por perto).
Antes de mais nada, é importante agendar uma visita ao dentista para identificar a causa e tratar corretamente. Mas, enquanto o dia da consulta não chega, alguns passos podem ajudar a aliviar o incômodo:
higiene bucal cuidadosa: use um creme dental para sensibilidade, uma escova de cerdas macias e fio dental diariamente para remover qualquer resíduo preso entre os dentes. Isso pode ajudar a reduzir a irritação, especialmente se a dor estiver relacionada a restos alimentares;
bochecho com água morna e sal: misture uma colher de chá de sal em um copo de água morna e use essa solução para enxaguar a boca. O sal é um antisséptico natural, ajudando a reduzir a inflamação e combater bactérias;
compressa fria: se a dor estiver acompanhada de inchaço, use uma compressa fria enrolada em um pano e aplique no lado externo da bochecha, próximo à área dolorida, para reduzir o inchaço e aliviar a dor. Se a compressa fria não ajudar, experimente uma morna;
evite certos alimentos e bebidas: evite comidas muito duras, quentes, geladas ou açucaradas, pois podem aumentar a sensibilidade dos dentes e piorar a dor;
não se automedique: tomar remédios sem indicação médica pode dificultar o tratamento profissional, além de piorar o caso.
E para aliviar o desconforto de dentes doloridos causados pela sensibilidade, conte com o creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio. Com ação clinicamente comprovada, ele bloqueia a sensibilidade imediatamente (com aplicação direta, massageando cada dente por um minuto) enquanto seu uso contínuo cria uma barreira de proteção ao redor dos dentes.
Isso pode acontecer devido ao bruxismo, que é o hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono. O estresse e a ansiedade também podem contribuir para essa tensão. Outra possibilidade é uma mordida desalinhada, que força a musculatura da mandíbula. Consultar um dentista vai ajudar a identificar a causa e tratar o problema.
A dor pode ser causada por retração gengival, que expõe a raiz do dente e aumenta a sensibilidade. Outras causas incluem inflamação no ligamento periodontal, sinusite afetando os dentes superiores ou até o bruxismo. Um dentista pode avaliar e indicar o melhor tratamento.
É uma dor intensa e aguda causada pela irritação ou inflamação do nervo do dente, muitas vezes associada a traumas, infecções ou procedimentos dentários recentes.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais