Dois copos com yogurt, manga e menta

Os probióticos são bons para a saúde dental?

Procurando um novo jeito eficaz, econômico e natural para combater doenças da gengiva, a placa bacteriana e o mau hálito? Que tal contar com o poder dos probióticos para uma saúde bucal mais forte? Quer um exemplo? É só comer um pouco de iogurte ou de chucrute. ;) Isso pode parecer esquisito, verdade? Mas não é. Pode acreditar... O iogurte, o chucrute e outros alimentos que provavelmente você come têm probióticos – boas bactérias ou leveduras que promovem muitos benefícios, incluindo uma melhor saúde dental. Bacana, não é?

O que são os probióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos (bactérias ou leveduras) que, quando presentes no organismo em quantidades adequadas, fazem bem à saúde, segundo definição da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO, na sigla em inglês). Normalmente, muitas pessoas – e talvez até você – acreditam que todas as bactérias são prejudiciais, mas isso não é verdade. Encontrados tanto em alimentos como em suplementos, os probióticos são a prova viva de que esse preconceito é um engano. Afinal, eles são benéficos para o seu corpo. Isso porque as "bactérias boas", por exemplo, lutam contra as "bactérias ruins". Tem mais: ainda que os probióticos sejam mais reconhecidos por ajudar pessoas com problemas digestivos, seus benefícios para a saúde vão muito além do estômago, incluindo a pele, os pulmões, o trato urinário e a boca.

Como os probióticos ajudam na saúde dental, afinal?

Algumas pesquisas em desenvolvimento hoje no mundo tentam determinar como os probióticos também podem melhorar a saúde dental. Isso porque muitos pesquisadores os consideram aliados eficientes e naturais para combater a doença periodontal, o mau hálito e, talvez, até mesmo o câncer. Por exemplo, um estudo publicado na Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas cita que os probióticos podem inibir a proliferação de patógenos (bactérias que podem causar doenças), colaborando com a saúde das pessoas. Mas o que isso tem a ver com a sua boca? Bom, a suspeita é de que comer mais alimentos ricos em probióticos pode parar, retardar ou atrasar processos de infecção que resultam em doenças bucais.

E quais alimentos então têm probióticos?

Agora que você entende um pouco mais sobre esses microrganismos e os vê de maneira diferente, é hora de saber como adotar alimentos que contenham esses micróbios benéficos na sua rotina.

Esses alimentos probióticos podem vir de:

  • Fontes lácteas (como o iogurte, kefir, queijo cottage e leite de manteiga),
  • E fontes não lácteas (como vegetais fermentados, a exemplo do chucrute, e um chá fermentado, chamado kombucha.)

Ou melhor ainda, você pode também adicionar alguns prebióticos – fibra vegetal que atua como fertilizante para os probióticos.

Alimentos prebióticos incluem:

  • Alcachofra-girassol,
  • Raiz de nogueira crua,
  • Aveia crua,
  • Cevada não refinada,
  • E trigo não refinado.

Ou seja, pode ser que você esteja comendo probióticos diariamente sem nem saber disso. E se esse não é o caso mas você deseja mudar isso por causa desse conteúdo, então o primeiro passo é prestar mais atenção às informações dos produtos que compra no supermercado, por exemplo. Para isso, veja se os rótulos têm frases como "culturas vivas e ativas". Você também pode pesquisar mais sobre o assunto e, com isso, começar a cuidar melhor dos seus dentes comendo alimentos ricos em probióticos. O seu sorriso agradece!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.