dente siso com pericoronite
Badge field

Tratamento para pericoronarite: como eliminar essa infecção | Colgate®

Published date field

Se você ou alguém da sua família já sentiu dor em um dente do siso, pode ter se perguntado se esse tipo de dor é normal. Talvez você tenha procurado um dentista, ou talvez tenha tentado suportar a dor de alguma forma. Esse desconforto pode ser causado por um processo inflamatório conhecido como pericoronarite, que normalmente afeta os dentes do siso quando eles começam a romper o tecido gengival. Saiba mais sobre a pericoronarite e como o dentista pode tratar essa infecção.

Sinais e sintomas da pericoronarite

A pericoronarite é um problema dentário que causa infecção e inflamação dos tecidos moles que envolvem um dente parcialmente erupcionado, como explica um artigo publicado na revista British Journal of General Practice (BJGP). Aproximadamente 81% das pessoas por volta dos 20 anos apresentam esse problema em algum momento. A infecção ocorre com maior frequência na região dos terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso.

Uma revisão publicada na revista International Journal of Dental and Medical Research (IJDMR) assinala que há uma série de sintomas associados à pericoronarite, como dor, inchaço, mau hálito e gosto ruim na boca. Outros sintomas podem incluir inflamação do retalho de tecido que recobre o dente em erupção (conhecido como capuz pericoronário) e secreção de pus no local. Se o problema não for tratado e a infecção se disseminar, pode levar a situações de risco de vida.

Fatores de risco para a pericoronarite

De acordo com a Associação Americana de Cirurgiões Bucomaxilofaciais (AAOMS), a opção por não extrair os dentes do siso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver pericoronarite. Esses dentes são propensos a infecções porque, muitas vezes, quando começam a nascer, há pouco espaço no fundo da boca e as pessoas geralmente têm dificuldade para alcançar essa região durante a escovação.

Normalmente, a saúde geral não tem influência sobre a probabilidade de alguém desenvolver pericoronarite, como explica o artigo da BJGP. A única exceção são as infecções das vias respiratórias superiores, que são mais conhecidas como resfriado comum. Às vezes, essa doença pode preceder o desenvolvimento da pericoronarite. No artigo mencionado, concluiu-se que 43% dos pacientes com pericoronarite tiveram resfriado antes da infecção.

A AAOMS recomenda que a maioria das pessoas extraia os dentes do siso no início da fase adulta. Quando as pessoas optam por não extrair os dentes do siso, isso pode levar a outros problemas ao longo da vida, como doença periodontal e cárie. Curiosamente, mesmo quando os dentes do siso não estão causando dor, não significa que a área em volta dos dentes esteja saudável. O ideal é que o dentista verifique seus dentes para ter certeza de que eles estão nascendo corretamente.

Como a pericoronarite é tratada?

É normal ter um caso de pericoronarite de curta duração, que dura de três a quatro dias quando os dentes começam a nascer, explica o artigo da BJGP. Se isso acontecer, há várias medidas que você pode tomar em casa para aliviar os sintomas e melhorar a higiene bucal:

  • Escove bem os dentes duas vezes ao dia.
  • Use o fio dental ou uma escova interdental diariamente.
  • Faça bochechos com um enxaguante bucal à base de clorexidina. Nesse caso a frequência e o tempo de uso devem ser indicados por um dentista.

Ao seguir essas recomendações, é possível até mesmo reverter os sintomas de pericoronarite. Se você quiser aliviar o desconforto, também pode conversar com o dentista sobre medicamentos para a dor.

Se a infecção persistir além desse período ou ocorrer repetidamente, procure o dentista para fazer um tratamento o mais rápido possível. Normalmente, o tratamento da pericoronarite envolve a extração dos dentes do siso. O dentista pode prescrever antibióticos caso haja alguma complicação que impeça que os dentes sejam extraídos imediatamente. De acordo com a revisão da revista IJDMR, o dentista também pode recomendar a remoção do capuz pericoronário para ajudar a prevenir a infecção na área.

Saiba que a pericoronarite é uma complicação comum relacionada aos dentes do siso e o dentista pode orientá-lo quanto a melhor opção de tratamento para seu caso.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.