jovem família cozinhando
Badge field

Quais são os melhores alimentos para a saúde das gengivas?

Muitas pessoas já ouviram por aí que leite é bom para ossos e cenouras são boas para os olhos. Essas recomendações nutricionais são muito conhecidas, mas talvez você não saiba dizer quais alimentos, se é que eles existem, são benéficos para as suas gengivas. A seguir, apresentamos o que as mais recentes pesquisas na área da nutrição dizem sobre os melhores alimentos para a saúde de suas gengivas.

Por que é fundamental ter gengivas saudáveis?

No Brasil, 99% das pessoas têm algum tipo de doença periodontal. Existem duas formas de doença periodontal: gengivite e periodontite. A gengivite é a forma inicial da doença periodontal e afeta apenas a gengiva. Pessoas que possuem doença periodontal em estágio inicial, conhecida como gengivite, podem apresentar gengivas inchadas e avermelhadas. Além disso, as gengivas também podem estar sangrando. Quando não tratada, a gengivite pode evoluir para uma forma mais grave de doença periodontal chamada periodontite. Pessoas com algum tipo de doença periodontal grave, podem sentir que suas gengivas estão se afastando dos dentes, que os dentes estão se afrouxando ou até mesmo caindo.

Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. Sem os cuidados necessários a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente. Para remover as bactérias que provocam a doença periodontal, lembre-se de escovar seus dentes duas vezes ao dia e usar o fio dental uma vez ao dia. Além disso, você deve visitar seu dentista para uma avaliação periodontal completa ao menos uma vez por ano. Uma dieta balanceada também pode ajudar a manter suas gengivas saudáveis.

Nutrientes que podem ser benéficos para manter gengivas saudáveis

Até o momento, pesquisas vinculando alimentos específicos como uma melhor saúde das gengivas são limitadas. No entanto, cientistas puderam chegar a diversas conclusões a partir de pesquisas disponíveis sobre alguns nutrientes que podem beneficiar a saúde das gengivas.

  • Vitamina C

    A vitamina C e a saúde bucal estão diretamente relacionadas. Como aumenta a imunidade contra infecções, ela ajuda a prevenir doenças periodontais. Pessoas com deficiência dessa importante vitamina podem ter escorbuto – uma doença que causa inflamação e sangramento nas gengivas. Matéria diz que a vitamina C é encontrada em diversos alimentos, entretanto, sua maior quantidade é observada em frutos frescos, em especial as frutas cítricas, pimentão verde, verduras escuras, leite e fígado.

  • Vitamina B12

    Artigos também sugerem que a vitamina B12 podem colaborar para gengivas saudáveis. Pessoas com deficiência dessa vitamina podem ter gengivas que sagram, e alguns estudos encontraram um vínculo entre baixos níveis de B12 e doenças periodontais mais graves. As vitaminas do complexo B são encontradas em alimentos de origem animal e vegetal, tais como vegetais folhosos verde escuros, carnes, leite, grãos integrais, amendoim e ovos. As farinhas de trigo e de milho, no Brasil, são enriquecidas com vitamina B.

  • Os Ácidos Graxos Ômega 3

    Uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3 também pode ter um papel significativo em manter suas gengivas saudáveis. O artigo apresenta um estudo sobre a importância do ômega 3 na prevenção e tratamento da doença periodontal. O consumo do ácido graxo n-3, denominado ômega 3, incluindo o DHA e o EPA, vem mostrando um efeito terapêutico anti-inflamatório e de proteção a várias doenças inflamatórias, incluindo a periodontite.

Alimentos associados a uma saúde precária das gengivas

Se alguns alimentos são associados a uma boa saúde das gengivas, outros têm o efeito oposto. O artigo explica que uma dieta nutritiva ajuda na manutenção dos tecidos periodontais e dos próprios dentes. Além disso, a quantidade de nutrientes no corpo influencia na qualidade da saliva O dentista Renato Casarin, professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, explica que o excesso de açúcar causa gengivite e há risco de progredir para uma doença mais grave. Os carboidratos ruins são encontrados nos alimentos processados e refinados. Essas comidas e bebidas são pobres em fibras e alto nível de açúcar. Acredita-se que o consumo de sacarose (açúcar comum) facilita a aderência das bactérias, levando à formação de placas dentais mais espessas e assim aumentando o risco de problemas de saúde dental.

Da próxima vez em que você parar para comprar guloseimas, procure adicionar ao seu carrinho alguns alimentos ricos em vitamina C, vitamina B12 e ácidos graxos ômega 3 Ao manter uma dieta saudável e balanceada, você está fazendo um favor não apenas às suas gengivas, mas à saúde do seu corpo como um todo. Para saber mais sobre os melhores alimentos para a saúde das gengivas, fale com o seu médico ou o seu dentista.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.