Tratamento
O tratamento de um problema na maxila ou mandíbula geralmente requer a intervenção de um cirurgião-dentista geral, um ortodontista e um cirurgião bucomaxilo. Se a causa do problema estiver relacionada a uma doença como a síndrome de Crouzon ou o gigantismo, a equipe odontológica do seu filho pode incluir um médico. Conforme assinala a Associação Americana de Ortodontistas, quanto mais cedo você levar o seu filho a um ortodontista, maior é a chance de que ele receba o tratamento mais adequado para o alinhamento anormal das arcadas dentárias. A associação recomenda que seu filho consulte um ortodontista já aos sete anos de idade. Nessa fase, a boca da criança já se desenvolveu o suficiente para que um profissional possa procurar sinais de qualquer problema.
Antes de iniciar qualquer tratamento para a protrusão, a equipe odontológica do seu filho trabalhará em conjunto para garantir que todos estejam em sintonia. A comunicação da equipe é fundamental para a obtenção de um bom resultado. Como seu filho terá um plano de tratamento adaptado às necessidades individuais dele, não tenha vergonha de fazer perguntas. Sabemos que a saúde do seu filho é sua prioridade máxima, e é normal querer entender o plano de tratamento.
Além de fazer um exame físico e perguntar sobre a história médica do seu filho, os profissionais também vão querer obter o máximo de informações odontológicas que puderem. Em geral, essas informações são obtidas por meio de uma radiografia dentária, radiografia do crânio ou moldagem dos dentes. Uma vez determinada a gravidade do desalinhamento das arcadas dentárias do seu filho, a equipe provavelmente recomendará o uso de um dispositivo ortodôntico, como aparelho ou protetor bucal. Em alguns casos, também pode ser recomendada cirurgia.
A cirurgia ortognática é o método cirúrgico padrão para mover a maxila ou a mandíbula para obter o alinhamento adequado. A Mayo Clinic ressalta que esse tipo de procedimento é adequado para crianças quando a maxila e a mandíbula param de crescer, por volta dos 14 a 16 anos de idade para meninas e 17 a 21 anos para meninos. O uso do aparelho ortodôntico pode ser indicado antes e depois da cirurgia para garantir o alinhamento adequado.
Se seu filho sentir dor facial ou estiver muito preocupado com a aparência do seu rosto, pode ser a hora de conversar com o dentista sobre as opções de tratamento. Sabemos que, a princípio, pode parecer uma conversa difícil de se ter, mas acreditamos que quanto maior a comunicação sobre esse tema, melhor! Ajudar seu filho a se sentir confiante com o sorriso e mantê-lo saudável é o mais importante para você. É por isso que conversar com o dentista deixará você mais tranquilo. Ele o ajudará a determinar a melhor estratégia para obter os resultados que você e seu filho estão procurando!