Perto da cabeça de uma garota, a fazer uma tac dentária com uma máquina de raios-x panorâmica cefalométrica na clínica.

O que é a radiografia cefalométrica?

A maioria das pessoas já ouviu falar em radiografia, mas o que exatamente é uma radiografia cefalométrica? Qual é a diferença com outros tipos de imagem? Estamos aqui para apresentar a você essa tecnologia útil e explicar quando e por que ela é pode ser muito útil.

O que é a radiografia cefalométrica?

A radiografia é uma tecnologia usada em medicina e odontologia que envolve o direcionamento de radiação (raios-X) em uma área do corpo para produzir uma imagem. O osso e o tecido bloqueiam a radiação, fazendo com que as estruturas apareçam em preto e cinza na chapa ou no computador como preto. Profissionais especialmente treinados são então capazes de interpretar a imagem resultante.

As radiografias cefalométricas mostram uma visão lateral da cabeça, expondo os dentes, a mandíbula e as estruturas adjacentes. Essa tecnologia é considerada segura e muitas vezes útil ou necessária para ajudar os profissionais a avaliar e auxiliar os pacientes. Este tipo específico de radiografia é usado no diagnóstico e planejamento de tratamento.

Radiografias cefalométricas podem ser usados por profissionais de odontologia para avaliar:

  • Dentes impactados
  • Tratamento ortodôntico adequado
  • Problemas na articulação temporomandibular (ATM)
  • Dentes ou mandíbulas quebradas
  • Posição da mandíbula
  • Certos tipos de câncer
  • Problemas de vias aéreas

Diferenças entre a radiografia cefalométrica e a radiografia padrão

A radiografia cefalométrica e a radiografia padrão partilham de muitas técnicas, mas apresentam algumas diferenças importantes. A radiografia padrão é feita de fora da boca e normalmente não requer mordidas em nenhum equipamento. Esta visualização é incrivelmente útil para muitas situações, pois oferece um amplo campo de visão, incluindo dentes, mandíbula e perfil.

Embora os raios-x possam representar um problema para alguns, é uma boa ideia focar no fato de que eles oferecem uma visão única sobre a condição e a estrutura do seu corpo. As informações fornecidas pelas radiografias cefalométricas costumam ser vitais para que os profissionais médicos e odontológicos possam lhe oferecer o melhor atendimento possível.

Radiografia cefalométricas podem ser usadas para:

  • Planejamento do tratamento dentário e ortodôntico: O uso de radiografias cefalométricas pode mostrar doenças ou danos que são difíceis ou impossíveis de encontrar durante um exame dentário normal. Elas oferecem um alto nível de precisão para ajudar a orientar as recomendações do seu dentista para o seu diagnóstico e tratamento. É uma prática padrão estabelecer seu relatório de saúde bucal e acompanhar os desenvolvimentos por meio da tecnologia de imagem.
  • Apneia obstrutiva do sono : Os especialistas do sono geralmente recomendam exames de imagem para diagnosticar essa condição do sono que pode restringir suas vias aéreas durante o sono. As radiografias cefalométricas expõem os tecidos moles, além das estruturas ósseas e dentais, tornando-as úteis para condições que afetam a garganta ou as vias respiratórias.
  • Problema temporomandibular (ATM): Esta condição afeta a articulação da mandíbula (temporomandibular), cartilagem ou osso e pode causar desconforto. Os profissionais podem recomendar radiografias cefalométricas para diagnosticar a condição, rastrear alterações ou ajudar a orientar o tratamento.
  • Outras condições ou lesões : Como esse tipo de radiografia oferece uma visão ampla de sua cabeça, pescoço e boca, elas podem ser recomendadas para diversos tipos de condições e lesões. De acordo com a American Dental Association, o uso da radiografia depende da saúde, idade, fatores de risco e sintomas do paciente. Se você não entende por que precisa de uma radiografia cefalométrica, consulte seu médico ou dentista para mais esclarecimentos.

Preocupações com a segurança da radiografia cefalométrica

É natural ter certas dúvidas em relação a tecnologias que usam radiação, mas você não deve se preocupar. Embora a palavra em si possa ser perturbadora, é importante ter em mente que estamos expostos a um nível seguro de radiação no dia a dia. A quantidade de radiação a que somos expostos durante a radiografia é pequena, de acordo com a Cleveland Clinic.

As radiografias são indolores e seguras, mesmo para mulheres grávidas, dependendo do caso. Os profissionais tomarão medidas para limitar a exposição a partes de seu corpo, colocando um avental de chumbo sobre seu peito ou barriga.

Caso ainda tenha alguma insegurança em relação ao uso da radiação, converse com o profissional que está realizando a radiografia para dissipar suas preocupações. De acordo com a American Dental Association, os profissionais seguem o princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable) para limitar a quantidade de dano potencial.

Segundo o princípio ALARA, os profissionais só devem recomendar radiografias caso:

  • O risco da exposição seja justificado em relação aos benefícios
  • O número de exposições seja tão baixo quanto razoavelmente possível
  • A exposição do pacientes esteja dentro dos limites permitidos

Pode ser estressante precisar fazer uma radiografia, mas fique tranquilo, pois é uma técnica indolor, segura e com inúmeros benefícios. Esta tecnologia de imagem fornece aos profissionais uma incrível quantidade de conhecimento para orientar seus diagnósticos e recomendações de tratamento. Agora você já conhece os casos em que a radiografia cefalométrica é usada e por que elas são essenciais para muitos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.