Casal sênior rindo e comendo algodão doce
Badge field

Cavidades dentárias: o que você deve saber

Procurando prevenir cáries? Não tem certeza de como começar? Não se preocupe, um sorriso brilhante e saudável é possível, e podemos ajudar você a estabelecer e manter uma ótima rotina de cuidados com a saúde dental para manter as cavidades dentárias afastadas. Se você está com uma cavidade dentária instalada ou começando, é uma ótima oportunidade para reforçar alguns hábitos e aprimorar novos.

O que são cavidades dentárias?

As cavidades dentárias, também chamadas de cárie dentária são buracos que se desenvolvem na superfície dura dos dentes. O processo da cárie ocorre ao longo do tempo:

  1. As bactérias se alimentam de açúcar e carboidratos (amidos) nos alimentos que ingerimos, produzindo ácidos.
  2. Se os ácidos permanecerem no dente e não forem escovados, eles dissolvem os minerais do esmalte duro.
  3. Com o tempo, o esmalte é corroído ou desenvolve cavidades. Elas são pequenos demais para serem vistas no início. Mas ficam maiores com o tempo.
  4. Se o esmalte cariado não for tratado, o processo de corrosão continua, formando cavidades dentárias.

Estou com uma cárie, e agora?

Você pode reverter certos estágios da formação das cavidades dentárias. As manchas brancas na superfície dos dentes são um dos primeiros sinais de alerta de que a cárie está presente, mas não rompeu o esmalte. Fluoretos e outros métodos de prevenção podem ajudar um dente nos estágios iniciais da cárie a se reparar (remineralizar).

Uma vez que as cavidades dentárias pioram e há uma ruptura no esmalte, somente um dentista pode reparar o dente. Então, o tratamento padrão para cavidades dentárias é remover a cárie e reparar o dente com uma restauração ou tratamento recomendado.

Se a cárie estiver contida, o dentista removerá a cárie e a substituirá por uma restauração. Se a cárie não for contida, o dentista removerá a cárie e recomendará o tipo de tratamento necessário para restaurar o dente.

Quais são os diferentes tipos de cavidades dentárias?

Onde quer que se forme uma cárie, seja na raiz do dente ou em uma parte exposta do esmalte, o desenvolvimento das cavidades dentárias é o mesmo. No entanto, o posicionamento das cavidades dentárias pode determinar a rapidez com que ela se forma e outros fatores podem afetar seu risco.

  1. Cavidades dentárias coronais: Estes são o tipo mais comum de cavidades dentárias e ocorrem em crianças e adultos. Elas aparecem nas superfícies de mastigação ou mordida dos dentes.
  2. Cavidades dentárias radiculares: Como o nome sugere, esse tipo de cárie se forma na raiz dos dentes à medida que os ácidos corroem os cemento (matéria que cobre as raízes dos dentes e se torna mais macia, tornando-os mais sujeitos a cáries). À medida que envelhecemos, nossas gengivas podem recuar, expondo o esmalte na superfície da raiz que pode estar vulnerável à cárie.
  3. Cárie recorrente: Cárie que ocorre mais de uma vez em um dente, pode se formar em torno de restaurações e coroas existentes se a placa não for controlada.
  4. Cavidades dentárias interproximais: Essas cavidades dentárias ocorrem entre os dentes, principalmente nos dentes posteriores que são mais difíceis de limpar.

Como fazer para interromper a progressão das cavidades dentárias?

A boa notícia: as cavidades dentárias podem ser evitadas! Prepare a sua boca e os seus dentes para o sucesso com estes simples hábitos e dicas de higiene oral:

  • Escove pelo menos duas vezes ao dia e faça uso do fio dental diariamente para remover a placa entre os dentes e abaixo da linha da gengiva.
  • Use enxaguantes bucais antibacterianos para reduzir os níveis de bactérias que causam cavidades dentárias.
  • Faça exames dentários regulares. O cuidado preventivo pode ajudar a impedir que problemas ocorram e evitar que problemas menores se tornem maiores.
  • Coma uma dieta bem balanceada que limite alimentos amiláceos ou açucarados. Quando você ingerir esses alimentos, tente comê-los com a refeição em vez de fazer um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos aos ácidos desses alimentos.
  • Chicletes com xilitol ajudam a diminuir o crescimento bacteriano. Ao contrário do açúcar, o xilitol não é uma fonte de alimento para bactérias.
  • Use produtos dentais que contenham fluoreto, incluindo pasta de dentes e enxaguante bucal.
  • Certifique-se de que a água potável de seus filhos seja fluoretada. Se o seu abastecimento de água não contiver fluoreto, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor.
  • Pergunte ao seu dentista sobre selantes para você e para as crianças protegerem os dentes da cárie. Os dentistas podem aplicar selantes dentais em dentes saudáveis.

Onde se formam as cavidades dentárias?

Faz sentido que as superfícies difíceis de limpar de seus dentes sejam as partes mais propensas a desenvolver cavidades dentárias. Entre elas:

  • Rachaduras, buracos ou sulcos nos dentes posteriores
  • Entre os dentes
  • Em torno de obturações dentárias ou pontes
  • Perto da linda da gengiva

Tome muito cuidado ao limpar essas áreas para evitar o acúmulo de placa.

De que maneiras o dentista verifica se há cavidades dentárias?

Lembre-se, a formação de cavidades dentárias é um processo que ocorre ao longo do tempo, o que também significa que você tem a oportunidade de revertê-lo se as cavidades dentárias forem detectadas precocemente. Aqui estão algumas maneiras pelas quais seu dentista procurará cavidades dentárias durante um exame:

  • Sondando seu dente com uma ferramenta chamada explorador para procurar orifícios ou áreas de esmalte enfraquecido.
  • A verificação de raios-X de seus dentes pode mostrar cáries recém-formadas, principalmente entre os dentes.
  • Aplicação de corante líquido não tóxico ou mancha que pode detectar cavidades dentárias.
  • O uso de um tipo especial de laser também pode detectar cáries muito precoces.

As cavidades dentárias são dolorosas?

Os estágios iniciais da cárie geralmente são indolores. Apenas exames dentários regulares e radiografias (ou outros dispositivos de detecção de cavidades dentárias) podem mostrar sinais precoces de cárie. Se seus dentes ficarem sensíveis ao beber bebidas quentes ou frias, ou mastigar alimentos muito doces, isso pode ser um sinal de cavidades dentárias e você deve entrar em contato com seu dentista.

O que acontece se eu não tratar minhas cavidades dentárias?

Procure sempre uma recomendação profissional do seu dentista. Se não forem tratadas, as cavidades dentárias continuarão a progredir e podem destruir o dente. Além disso, as cavidades dentárias podem levar ao surgimentos de outras cavidades dentárias, por vários motivos:

  • A mesma higiene bucal descontrolada e hábitos alimentares que levaram à cárie causarão mais cáries.
  • As bactérias tendem a aderir a obturações e outras restaurações que são ásperas e mais porosas do que a dentes lisos, de modo que essas áreas estarão mais propensas a ter novas cavidades dentárias.
  • Rachaduras ou lacunas nas obturações podem permitir que bactérias e alimentos entrem no dente, levando à progressão da cárie abaixo da obturação.

A prevenção das cavidades dentárias começa com bons hábitos de higiene bucal. Lembre-se de escovar os dentes com creme dental fluoretado pelo menos duas vezes ao dia. Faça uso do fio dental todos os dias para evitar o acúmulo de alimentos e placa dentária e consulte seu dentista a cada seis meses.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.