Você já se perguntou de que partes é formado um dente? Cada parte de um dente tem funções e propriedades específicas. O site Simple Steps to Better Dental Health da Aetna descreve as principais partes da anatomia dental, incluindo esmalte, dentina, cemento, raiz e canal radicular no interior do dente. Dentes danificados, especialmente dentes com esmalte trincado ou desgastado, são muito suscetíveis à cárie. A doença periodontal avançada, outra condição que ameaça a saúde bucal, ataca o osso dos dentes e pode causar perda dentária. Compreender a função de cada parte de um dente e as etapas necessárias para manter os dentes saudáveis com cuidados em casa e avaliações regulares são componentes importantes da educação em saúde bucal para você e sua família.
Esmalte dos dentes
O esmalte dos dentes é uma barreira protetora que envolve a parte visível do dente. É composto por minerais fortes, incluindo fosfato de cálcio. O esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano. O esmalte saudável é resistente a bactérias que causam a cárie. Devido à sua composição mineral, o esmalte dos dentes é translúcido. Felizmente, o esmalte pode ser fortalecido. O fluoreto, um mineral comum, ajuda a repor a perda mineral do esmalte dos dentes. Os pais podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes dos seus filhos em casa com cremes dentais fluoretados. Os dentistas também oferecem tratamentos especiais com fluoreto. Eles costumam ser administrados às crianças para ajudar a manter os dentes fortes e livres de cárie.
Dentina
A dentina se encontra debaixo do esmalte do dente e do cemento que se forma ao longo das raízes dos dentes. Feito de material e tecido celular vivo, a dentina forma a maior parte da estrutura de um dente. A dentina é um tecido semelhante ao osso que contém túbulos microscópicos. Ao contrário do esmalte, a dentina exposta é altamente suscetível às bactérias que causam cárie dentária. Além disso, a exposição pode causar sensibilidade dentinária.
Cemento
O cemento é uma camada que recobre as raízes dos dentes e é semelhante ao esmalte, mas é menos duro. O cemento ajuda na estabilidade radicular, aderindo-se às fibras que ancoram o dente ao osso alveolar.
Raiz
Assim como as raízes de uma árvore ajudam a fixá-la ao solo, as raízes de um dente ancoram-no ao osso alveolar, permitindo que os dentes resistam à força aplicada na mordida e mastigação de alimentos todos os dias. De acordo com a Academia Americana de Periodontia, uma das principais ameaças à saúde das raízes de um dente é a doença periodontal. Essa doença relacionada aos cuidados bucais é causada por bactérias da placa bacteriana que invadem o tecido gengival e o osso alveolar, causando a destruição do osso que mantém os dentes no lugar. As raízes dentárias são essenciais para manter a saúde dos dentes. Até mesmo crianças podem desenvolver doença periodontal. Manter hábitos saudáveis de higiene bucal — incluindo uso do fio dental e escovação — é uma maneira fácil de manter a boca saudável com cuidados domiciliares. A limpeza dentária regular para você e sua família também combaterá o tártaro e, consequentemente, a doença periodontal.
Canal radicular ou pulpar
Localizado no interior do dente em uma câmara oca está o canal radicular ou pulpar. Um dente pode ter uma única raiz, ou até duas ou três, como alguns pré-molares e os molares. Ele abriga material celular, incluindo a polpa e as raízes dos dentes. Essa área do dente é extremamente sensível e é responsável por fornecer o fluxo sanguíneo e os nutrientes necessários para manter os dentes vivos. Quando essa área é danificada ou infectada por cárie extensa e trauma, o tratamento do canal radicular é frequentemente necessário para evitar a extração do dente.
Aprender a anatomia dental básica ajudará você a entender como os problemas de saúde bucal se desenvolvem para que possa ensinar hábitos saudáveis de cuidados bucais aos seus filhos. Explicar a composição biológica exclusiva dos dentes para seus filhos também pode ser uma maneira divertida e produtiva de apresentar conceitos biológicos de uma forma fácil de entender.