homem branco sorrindo

Lente de contato dental desgaste: veja as 6 principais dúvidas sobre o procedimento!

Já teve vontade de ter um sorriso mais bonito, mas ainda não sabe como fazer isso? Muitas pessoas ficam em dúvida se há segurança em investir no procedimento de lente de contato dental desgaste: será que as lentes podem desgastar os dentes?

A lente de contato dental é um dos principais segredos dos sorrisos de celebridades que acompanhamos pela internet e pela televisão, que apresentam uma simetria maior e mais clareamento dental. Porém, é normal se questionar se esse procedimento é realmente eficaz e seguro.

Neste post, você vai conferir quais são as principais dúvidas referentes ao desgaste da lente de contato, a fim de ter mais conhecimento sobre o que fazer antes e depois de investir nessa técnica. Vamos lá!

O que é lente de contato dental?

Antes de saber mais sobre o processo de lente de contato dental desgaste, é fundamental entender o que é essa técnica e como ela afeta a superfície dentária, gerando impactos imediatos ao sorriso. Afinal, o que é lente de contato dental?

As lentes de contato dentárias são uma fina lâmina de porcelana colada no exterior dos dentes. Essa lâmina é elaborada em laboratórios de estética dental e tem o objetivo de fazer correções na forma e no tom dos dentes, podendo substituir diversos tratamentos mais demorados, como o do uso de aparelho ortodôntico.

Por mais que muitas pessoas fiquem em dúvida se esse procedimento faz bem aos dentes, a lente de contato dental sem desgaste é extremamente confiável, pois ela é colada apenas na superfície externa dos dentes.

A fina lâmina de porcelana não traz riscos prejudiciais aos dentes nem deve alterar o comprimento ou a espessura.

6 principais dúvidas sobre lente de contato dental desgaste

Agora que você já sabe mais sobre o processo de colocar facetas de porcelana nos dentes, é hora de entender quais são as principais dúvidas a respeito do desgaste da lente de contato.

Será que isso pode desgastar o seu sorriso antes de deixá-lo ainda mais bonito? Veja os próximos tópicos!

Precisa desgastar os dentes para colocar lente?

Apesar de já saber que é um procedimento extremamente seguro, algumas dúvidas e inseguranças sobre essa técnica têm a ver com o medo de ter que desgastar os dentes antes de deixá-los com uma estética mais agradável. A verdade é que a lente de contato dental não exige o desgaste prévio dos dentes.

Em muitos casos, o processo pode ser feito, transformando o sorriso do paciente, sem a menor necessidade de realizar um desgaste de dente para a lente.

Entretanto, para saber se é preciso ou não corrigir problemas antes de aplicar as lentes de contato, é indicado fazer uma avaliação aprofundada com o dentista.

Então, ao ficar em dúvida se lente desgasta dente, o mais recomendado é fazer uma consulta odontológica.

O especialista vai poder avaliar a posição de todos os dentes e o estado de cada um deles, a fim de entender o grau de desgaste e a necessidade de fazer alguma mudança antes de aplicar as lentes.

Hoje os dentistas contam com equipamentos de alta tecnologia e ferramentas modernas para planejar a feitura das lentes de forma completamente computadorizada e segura, permitindo que os desgastes dentais, caso sejam necessários, se tornem mínimos.

Quais os problemas que o desgaste pode causar?

Se os seus dentes precisarem de uma intervenção relacionada à estética e saúde antes da aplicação das lentes, alguns problemas associados ao desgaste de dente para lente de contato podem ocorrer, entre eles:

 

  • sensibilidade nos dentes (esse problema é passageiro e pode desaparecer em alguns meses).

  • dores (é preciso ter acompanhamento odontológico para tratar esse problema).

  • possíveis fraturas (caso o desgaste tenha sido excessivo e os dentes não tenham o devido reforço interno, é recomendado fazer tratamentos posteriores com o dentista).

 

Quando colocar lente de contato dental?

A aplicação das lentes de contato dentais é indicada principalmente para quem está com os dentes saudáveis, mas não gosta do aspecto estético do sorriso. Ou seja, se você não tem problema de saúde com os seus dentes, mas gostaria de melhorar a questão do formato e da coloração, investir em lentes de contato é uma ótima opção.

Vale ressaltar que a aplicação de lentes feitas em porcelana é recomendada também para quem deseja ter melhorias na diastema (espaço entre dois dentes, principalmente entre os superiores da arcada dentária) ou para quem gostaria de restaurar dentes que sofreram algum trauma, entre outras opções:

 

  • restaurar dentes lascados ou fraturados.

  • melhorar o aspecto dos dentes junto a outros tratamentos ortodônticos.

  • reduzir ou remover manchas no esmalte dentário.

  • ajustar espaços extras entre os dentes.

  • corrigir a forma e os ângulos da arcada dentária.

  • aumentar o comprimento ou a largura dos dentes.

  • aprimorar o contorno dentário.

 

Que cuidados são necessários com a lente de contato nos dentes?

Apesar de que as lentes de contato nos dentes já ajudam bastante para a melhoria de saúde e estética dos dentes, é preciso ter alguns cuidados importantes para garantir que os resultados desse procedimento durem por mais tempo.

Então vale prestar atenção nos seguintes pontos:

 

  • evite roer as unhas ou usar os dentes para abrir objetos para reduzir o risco de fraturas.

  • reduza a ingestão de café, vinhos tintos e bebidas escuras para evitar manchas nos dente.

  • tenha uma rotina de escovação diária após as refeições, ao acordar e antes de dormir.

  • use fio dental pelo menos uma vez por dia.

  • utilize creme dental para sensibilidade.

  • escove os dentes com movimentos suaves e com uma escova de cerdas macias.

  • evite o consumo excessivo de vinagre, iogurte e refrigerante para não deixar as lentes opacas.

  • evite fumar.

  • converse com o seu dentista antes de fazer qualquer tratamento.

 

Existe contraindicação para o procedimento?

Agora que você já sabe que a possibilidade de lente de contato dental desgaste é mínima, já que o procedimento é super seguro e eficaz, é preciso entender que a técnica não é indicada para todas as pessoas.

Há, sim, algumas contraindicações para aplicação de lentes dentais, que são:

 

  • crianças e adolescentes, que ainda estão em fase de crescimento.

  • pessoas com dentes acinzentados devido a tratamentos de canal.

  • pacientes com muitas restaurações ou desgastes pelo bruxismo.

  • pessoas que fizeram tratamento dos incisivos laterais.

 

Em todo e qualquer caso, é necessário fazer uma avaliação prévia com um especialista confiável em odontologia estética para evitar desgaste do dente, reduzir danos e manter a saúde bucal a longo prazo.

Colocar lente de contato pode deixar os dentes sensíveis?

Sim! Apesar de as lentes de contato deixarem o sorriso mais bonito, abaixo delas estão os dentes naturais, que podem ficar com uma sensibilidade maior a manchas, tártaro, cáries e doenças periodontais.

Quanto menos os seus dentes tiverem que ser desgastados antes da aplicação dos lentes, menor será o risco de sensibilidade dentinária. Caso depois do procedimento, seus dentes fiquem mais sensíveis, saiba que esse incômodo é passageiro e pode durar por poucos meses.

Se as dores e a sensibilidade nos dentes se tornarem constantes e não reduzirem com o passar dos meses, é necessário buscar ajuda odontológica o quanto antes para recorrer aos tratamentos ideais.

Quais as vantagens de colocar lente de contato dental?

Nós já entendemos que você sonha com um sorriso mais bonito e viemos trazer uma ótima notícia: o tratamento com lente de contato dental não desgasta os dentes e, ainda, oferece diversos benefícios, como:

  • o procedimento é rápido, prático e indolor.

  • é possível terminar o tratamento em poucas sessões.

  • os dentes ficam mais uniformes na cor, na forma e nos ângulos.

  • desgastes mínimos na estrutura dental.

  • resultados agradáveis e com aparência natural.

Ao contar com a ajuda de um especialista em estética bucal, o resultado do tratamento tem tudo para ser de excelência: a lente de contato dental desgaste é mínima, pois os seus dentes podem garantir mais vantagens com resistência e durabilidade.

Daí você pode estar se perguntando: e a higiene dos meus dentes, como fica?

Mesmo usando uma lente de contato dental, os cuidados bucais devem ser mantidos (e redobrados). Por isso, é importante escolher produtos de qualidade para manter a durabilidade e a coloração dos dentes.

Que tal experimentar o creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora?

Juntos, esses dois produtos mantêm os dentes brancos, saudáveis e livres das manchas superficiais que podem surgir no dia a dia.

Enquanto a pasta pode ser usada na escovação diária, a caneta clareadora pode ser aplicada durante a noite. Assim, o efeito clareador começa a agir enquanto você dorme.

Não é incrível?

 

Dúvidas frequentes sobre lente de contato dental desgaste

Qual a diferença entre lente dental e faceta de porcelana?

Afinal, qual a diferença entre lente e faceta? A faceta é mais grossa e, normalmente, precisa desgastar mais o dente natural, enquanto a lente de contato dental é uma porcelana extremamente fina que demanda pouco ou nenhum desgaste prévio no dente, gerando menos riscos à saúde dentária.

Colocar lente de contato estraga os dentes?

Não! Se o procedimento for feito com um dentista especializado em estética bucal, é extremamente seguro aplicar lente de contato dental e, com a técnica adequada, os resultados são extremamente positivos, resistentes e duradouros.

Como é feita a colocação da lente de contato dental?

As lentes são moldadas em uma impressora 3D, por meio de um planejamento prévio totalmente computadorizado de acordo com a arcada dentária e as necessidades do paciente, e são coladas sobre a superfície externa dos dentes de forma rápida e segura.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.