Feche o rosto da mulher bebendo com o canudo

Como manter seus dentes brancos

Se você já tem o dente branco ou acabou de fazer um tratamento de clareamento, lembre-se de que o trabalho ainda não acabou... O próximo passo é preservar esse sorriso bonito e brilhante. Da mesma forma que pessoas evitam passar em poças de lama depois de lavar o carro, você também precisa pensar em como cuidar de seus dentes se quiser que eles permaneçam brancos. Por isso, esse conteúdo traz dicas práticas para você ajudar seus dentes a ficarem brancos.

Para manter seus dentes brancos, evite bebidas com pigmentos fortes

Se você toma uma caneca de café todas as manhãs e um copo de refrigerante gelado todas as tardes, já deve ter notado que seus dentes perderam o brilho. Café, chá, refrigerante e vinho tinto são exemplos de bebidas que ficam de fora da lista de alimentos que clareiam os dentes. Se você quer realmente manter os dentes brancos, tente reduzir essas bebidas.

  • Dica: Use um canudo, principalmente nos primeiros dias após o tratamento de clareamento. Beber no canudo reduz a quantidade de líquido em contato com os dentes. Você pode inclusive comprar um conjunto de canudos reutilizáveis para tê-los sempre à mão.

Elimine o tabaco para manter seus dentes brancos

Aliás, fazer isso é bom não só para manter os dentes brancos. Existem muitos riscos para a boca associados ao uso do tabaco, incluindo doenças gengivais, paladar afetado e cicatrização mais lenta após certos procedimentos odontológicos. Eliminar o tabaco da sua rotina pode levar a melhorias drásticas tanto na aparência dos seus dentes como na sua saúde bucal em geral.

Experimente um creme dental clareador

O creme dental clareador é uma excelente solução para remover manchas superficiais que possam ter-se acumulado ao longo do dia. Algumas pessoas optam pelo peróxido de hidrogênio, por exemplo, para clarear de dentro para fora. É um passo simples que pode fornecer aos seus dentes uma manutenção de clareamento duas vezes ao dia, o que já é motivo para sorrir.

Beba água enquanto ingere bebidas pigmentadas

Desfrute de bebidas pigmentadas com moderação e beba água entre cada degustação. A água é uma aliada para a saúde geral e também ajudará a remover líquidos escuros da superfície dos dentes. Tente alternar um gole de café, chá ou chocolate, por exemplo, quente com um gole de água.

Escove os dentes após ingerir bebidas pigmentadas

Quanto mais tempo o líquido ficar em contato com os dentes, mais intensa será a coloração. Leve uma escova de dentes e creme dental com você para que você possa higienizar os dentes após um intervalo para o café. Mas é essencial que você espere pelo menos 30 minutos para escovar os dentes depois de beber qualquer bebida ácida, como café. Se você escovar antes da hora, pode acabar espalhando acidez nos dentes em vez de removê-la.

Mantenha sua rotina diária de higiene bucal

A melhor maneira de proteger os dentes das manchas é uma rotina de higiene bucal adequada. Como a placa atrai substâncias corantes, a redução da placa reduzirá as manchas em geral. Escovar ao menos duas vezes ao dia ajudará a manter a boca limpa, saudável e livre de manchas. E use o fio dental uma vez por dia. Ou pode começar a aparecer manchas no contorno dos dentes, mesmo se escovando regularmente.

Consulte o(a) dentista para fazer limpezas regulares

Marque, pelo menos, duas consultas por ano para limpeza profissional da boca. Isso porque o(a) dentista poderá polir as manchas superficiais durante a limpeza dos dentes. A ação abrasiva da limpeza profissional é uma ferramenta útil para combater as manchas sem passar novamente pelo clareamento.

Lembre-se se conversar no consultório sobre seus hábitos. Dessa maneira, pode ser que você nem precise fazer um tratamento de clareamento, por exemplo. Ah, se sempre escolha produtos clareadores, como pastas de dente, de marcas reconhecidas, como os produtos de Colgate.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.