Mulher asiática grávida em um mercado

Gengiva sangrando na gravidez: dicas para evitar o problema

Ter gengiva sangrando na gravidez é um fato que pode ocorrer devido às inúmeras mudanças que o corpo da mulher passa para se adaptar a essa nova etapa.

Pensando nisso, no decorrer desse artigo, apresentaremos os seguintes tópicos:

  • é comum o sangramento na gengiva durante a gestação?;

  • dicas e cuidados para evitar o sangramento;

  • se os problemas de saúde bucal serão repassados ao bebê;

  • consultas odontológicas durante o pré-natal.

Continue a leitura e confira!

 

Entendendo a condição: o sangramento gengival em grávidas é comum?

Está com a gengiva sangrando na gravidez ou apresenta gengivite? Isso acontece, pois durante a gestação, a gengiva pode inflamar com mais facilidade, o que pode ocasionar sangramentos durante a escovação dos dentes ou uso do fio dental.

Isso ocorre, pois o corpo da mulher está passando por alterações hormonais e aumentando o fluxo sanguíneo para garantir a saúde do bebê que está sendo gerado, de forma que as gengivas fiquem mais sensíveis.

Por ser uma condição normal e não alarmante durante esse período, é sempre importante consultar a opinião de um(a) dentista para que a saúde bucal seja avaliada.

 

5 dicas para evitar o sangramento na gengiva na gravidez

Normalmente, após o segundo mês de gestação, a mulher começa sentir maior sensibilidade na gengiva e é o momento de intensificar alguns cuidados para evitar ou reduzir a gengiva sangrando, são eles:

Avaliações constantes com um(a) dentista

Já no início do pré-natal é importante passar por avaliação com um(a) dentista, pois caso seja identificada a necessidade de algum tratamento, como limpeza dentária, poderá ser feito como forma de prevenção, evitando que condições mais complexas e que possam exigir intervenção medicamentosa possam ocorrer.

Além do mais, caso ocorra sangramento na gengiva, quanto mais limpa estiver a boca, em relação à presença de bactérias, melhor será para evitar o surgimento de infecções.

Quanto a isso, a linha de produtos PerioGard pode auxiliar no cuidado diário para eliminar as bactérias e restos de alimentos.

Evitar alimentos com alto teor de açúcar

Alimentos com alta concentração de açúcar podem potencializar doenças bucais, uma vez que são alimentos para bactérias, que podem causar infecções e prejuízo ao esmalte dentário, causando sensibilidade nos dentes.

Usar cremes dentais para gengiva sensível

O uso de creme dental para gengivite, específico para quem está com as gengivas e os dentes sensíveis, pode ajudar a ter uma escovação mais eficiente, tanto na limpeza como no alívio dos sintomas.

A pasta de dente Colgate Sensitive Pro Alívio proporciona alívio imediato para as gengivas, criando uma barreira protetora na região.

Escovar os dentes com delicadeza

Como as gengivas estão mais sensíveis, caso a escovação seja realizada com excesso de força poderá ferir a região, causando sangramento, sendo assim, o indicado é que tanto o processo de escovação quanto de uso do fio dental seja realizado com mais delicadeza. Para isso, use a linha Colgate Total 12, que ajuda a eliminar as bactérias dos dentes.

Consumir alimentos com vitamina C

A vitamina C pode auxiliar no aumento da imunidade, portanto acrescente na sua alimentação o consumo de alimentos como:

  • laranja;

  • kiwi;

  • morango;

  • dentre outros.

É importante durante a gestação, pensando em reduzir a possibilidade de infecções.

 

Os problemas de saúde bucal durante a gestação serão transmitidos ao bebê?

Problemas de saúde bucal como gengivite e cáries não afetam diretamente o bebê, porém se eles não forem tratados adequadamente por um(a) dentista podem evoluir para uma infecção em maiores proporções, afetando a corrente sanguínea e podendo influenciar nas contrações, ocasionando um parto prematuro.

 

Qual a etapa ideal da gravidez para as consultas odontológicas?

A etapa ideal para iniciar o acompanhamento com um(a) dentista é no início da gravidez, assim que o pré-natal é iniciado, para que toda a saúde bucal seja avaliada e acompanhada nos meses seguintes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os cuidados necessários com a gengiva durante a gravidez? Agora, confira outros conteúdos relacionados com cuidados bucais durante a gestação.

Dúvidas frequentes sobre gengiva sangrando na gravidez

É normal a gengiva sangrar durante a gravidez?

Sim. É normal devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período.

Como desinchar a gengiva na gravidez?

O mais recomendado é manter os cuidados de higiene bucal, respeitando a sensibilidade e realizando o processo de escovação com mais delicadeza. Uma limpeza profissional realizada por um(a) dentista pode ajudar também.

Gengiva sangrando no final da gravidez pode causar complicações no parto?

Se não tratada, sim, por esse motivo é importante consultar um(a) dentista para receber o tratamento adequado durante esse período, mas os cuidados com a higiene bucal em casa podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolvimento de infecções.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.