Mulher sorrindo para o espelho

Qual a melhor pasta de dente para gengivite?

Se você foi diagnosticado(a) com gengivite recentemente por um(a) dentista, não se desespere. Felizmente, essa condição é reversível. A gengivite é uma doença periodontal em que a gengiva fica inchada e apresenta sangramento, principalmente durante a escovação e uso do fio dental.

Depois do diagnóstico, o próximo passo é o tratamento.

Isso é essencial para que ela não avance para o estágio de periodontite. O tratamento da gengivite requer tempo, disciplina e cuidado. Mas com a técnica e os produtos adequados, seu próximo diagnóstico será: gengiva saudável e feliz. A chave aqui é encontrar o creme dental certo, com ingredientes que combatem os germes, e ter uma rotina diária de cuidado.

Mas o que é a gengivite?

A gengivite envolve apenas o periodonto de proteção, é uma inflamação provocada por bactérias acumuladas em torno da margem gengival que se transformam em placa (uma película pegajosa e incolor). De acordo com o Jornal da Universidade de São Paulo, quase toda a população brasileira sofre com algum tipo de problema na gengiva. Se não tratados, esses problemas aparentemente comuns podem evoluir para duas doenças periodontais: a gengivite e a periodontite.

Creme dental para combater as bactérias

A luta contra a gengivite começa com a escovação diária e o uso de uma pasta de dente fluoretada e que tenha outros ingredientes que fortaleçam a gengiva. Concentre-se em encontrar um creme dental que interrompa o acúmulo de germes (placa bacteriana) e remineralize o esmalte dos dentes para que a gengiva volte ao seu estado de saúde ideal. Isso porque o fluoreto estanoso encontrado no creme dental colabora com a eliminação das bactérias e da placa que causam a gengivite.

O(a) dentista dará instruções precisas sobre a rotina bucal a ser adotada, mas, no mínimo, procure seguir essas recomendações:

  1. Use uma escova de dentes de cerdas macias, suficientemente pequena para os molares posteriores.
  2. Adicione um pouco do seu creme dental de confiança contra bactérias em sua escova.
  3. Faça a escovação em um ângulo de 45° contra a margem gengival
  4. Delicadamente, esfregue para trás e para frente em cada dente.
  5. Escove ao menos duas vezes ao dia durante pelo menos 2 minutos.
  6. Depois de escovar todos os seus dentes, escove também a sua língua.

Cuidados orais completos para gengivite

Anote essa: o passo número um é escovar. No entanto, a limpeza diária entre seus dentes e o uso de um antisséptico bucal também ajudarão a eliminar a placa bacteriana e as bactérias que provocam a gengivite. Ou seja, cuidados preventivos regulares são essenciais para tratar e reverter a condição. Consultar o(a) dentista regularmente e agendar limpezas profissionais ao menos duas vezes por ano também ajuda a manter seus dentes limpos e saudáveis. No consultório, o(a) dentista removerá qualquer acúmulo que você não tenha conseguido tirar com a escovação regular e o uso do fio dental (cálculo) e, se preciso, também recomendará outros tratamentos.

No fim das contas, a cura da sua gengivite começa quando você assume o controle da sua saúde bucal. Encontrar o creme dental correto e ter hábitos saudáveis eliminam a gengivite da sua vida e ajudam a prevenir outros quadros mais severos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.