E aí, devo comprar uma escova elétrica?

Se você está em dúvida se deve comprar uma escova elétrica ou não, é porque talvez não conheça todos os benefícios. 

Mas uma coisa é certa: se você busca uma limpeza mais profunda, praticidade no dia a dia e um empurrãozinho para cuidar melhor da saúde bucal, a resposta provavelmente é sim!

Veja a seguir as principais vantagens que uma escova de dentes elétrica pode oferecer para a sua saúde bucal.

Remove mais placa de forma eficiente

Um dos grandes benefícios de comprar escova de dente elétrica é que ela remove a placa bacteriana de maneira ainda mais eficiente do que a manual. 

Isso acontece porque sua tecnologia de movimentos oscilatórios, rotacionais ou pulsantes proporciona uma limpeza mais profunda, alcançando aqueles cantinhos que a escova comum nem sempre consegue.

E essa eficiência faz toda a diferença, já que ajuda a manter a boca sempre limpa e saudável, combatendo as bactérias, que são as principais responsáveis por doenças bucais. Ou seja, tudo de bom!

Super fácil de usar, não precisa de esforço e evita erros

Já pensou em ter uma ajudinha extra na hora da escovação? Com a escova elétrica, você tem! Basta posicioná-la sobre os dentes, aplicar uma leve pressão e deixar que a tecnologia faça todo o trabalho por você. 

Alguns modelos ainda contam com sensores de pressão que alertam caso você esteja escovando com muita força, protegendo seus dentes e gengiva de possíveis desgastes, retrações e lesões.

Ajuda a controlar o tempo de escovação

Dois minutos, duas vezes ao dia. Esse é o tempo ideal de escovação recomendado pelos dentistas. Parece simples, mas a correria da rotina e a falta de atenção podem sabotar essa meta.

Muitos modelos, como a Philips Colgate SonicPro 30, por exemplo,  vêm com temporizadores que avisam, a cada 30 segundos, que é hora de mudar o quadrante da boca (cima, baixo, direita, esquerda), até completarem os 2 minutos, garantindo uma escovação completa e uniforme.

Inclusiva e prática para todos

Além de ser uma ótima opção para quem busca praticidade no cuidado bucal, ela também é muito adequada para quem tem dificuldades na hora da escovação, especialmente para: 

  • pessoas com artrite;

  • pessoas com mobilidade reduzida ou problemas motores;

  • crianças;

  • idosos;

  • pessoas com aparelhos ortodônticos.

Tudo isso porque ela faz os movimentos certos automaticamente, sem depender da técnica ou esforço de quem está escovando.

Ótima para ensinar as crianças sobre higiene dental

Estimular hábitos de higiene bucal desde cedo é super importante para garantir um sorriso saudável por toda a vida. E nesse quesito, a escova de dente elétrica pode ser uma ótima ajuda para os papais e mamães!

A escova elétrica infantil Philips Colgate SonicPro Kids, por exemplo, tem um design super divertido, transformando o momento da higiene bucal em algo muito mais lúdico para as crianças. 

Além disso, sua facilidade de uso e eficiência na limpeza ajudam os pequenos a aprenderem a cuidar dos dentes de maneira correta e, ao mesmo tempo, divertida.

Mas, como funciona uma escova de dente elétrica?

A escova elétrica funciona com um motor que move as cerdas de forma oscilante, vibratória ou rotatória, dependendo do modelo. Isso proporciona movimentos automáticos que facilitam a remoção da placa e a limpeza geral dos dentes. 

Além disso, muitas delas oferecem diferentes modos de escovação, como limpeza profunda, sensibilidade e branqueamento, para se ajustar às necessidades de cada usuário. Se você não sabe como escolher sua escova elétrica, esses são alguns pontos que você precisa considerar.

Infográfico sobre escova de dente elétrica

E elas são mesmo mais eficientes que as escovas de dentes manuais?

Com certeza! Já existem vários estudos que comprovam o quanto a escova de dentes elétrica pode ser eficiente. Um deles, citado pela BBC Brasil, acompanhou mais de 3.000 pessoas por 11 anos e mostrou que ela realmente faz diferença na saúde bucal.

Os resultados indicaram que a escova de dente elétrica ajuda a prevenir cáries, periodontite e até perda dentária, justamente por ser mais eficiente na remoção da placa bacteriana, a principal causadora desses problemas.

Um bom exemplo é a Philips Colgate SonicPro, que usa tecnologia sônica com até 62 mil movimentos por minuto — o que equivale a um mês de escovação manual em apenas 2 minutos. Isso garante uma limpeza profunda, removendo mais placa e cuidando tanto dos dentes quanto da gengiva.

Mulher rasgando um banner e surgindo na tela para convidar você a clicar para fazer um quiz sobre escova de dente elétrica

Como escovar os dentes com uma escova elétrica?

Esses aparelhinhos mágicos realmente tornam a rotina de cuidados com a saúde bucal muito mais fácil. Porém, é preciso entender como usá-la corretamente para aproveitar todos os benefícios da escova elétrica:

  • posicione a escova corretamente: coloque-a em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva — a metade das cerdas deve estar sobre a gengiva e a outra metade sobre o dente;

  • deixe a escova trabalhar: não é preciso fazer movimentos bruscos ou aplicar pressão. Movimente a escova de um dente para o outro, deixando as cerdas fazerem o trabalho;

  • escove por áreas: divida a boca em quatro quadrantes e escove cada um por cerca de 30 segundos, garantindo que todos os dentes sejam limpos adequadamente;

  • use o temporizador: se sua escova tiver um temporizador, siga-o para garantir uma escovação de dois minutos completos.

Só lembrando: ter uma escova elétrica não dispensa os cuidados com a saúde bucal

É importante ter em mente que, por mais incrível que seja, a escova de dentes elétrica é apenas uma ferramenta para auxiliar na higiene bucal. Ela não substitui a necessidade de consultas regulares ao dentista, do uso do fio dental, enxaguante e de uma alimentação balanceada. Você deve continuar seguindo as boas práticas de cuidados bucais:

  • escove os dentes ao menos duas vezes por dia, por pelo menos dois minutos;

  • use um creme dental fluoretado;

  • escove todas as superfícies dos seus dentes;

  • troque o refil da escova elétrica a cada três ou quatro meses — ou antes, se ela estiver desgastada.

  • utilize fio dental após a escovação

As escovas manuais são ótimas para manter a higiene bucal em dia, mas as elétricas oferecem benefícios extras, como uma remoção de bactérias mais eficaz e praticidade no uso. E, caso tenha alguma dúvida, vale consultar o seu dentista, combinado?

Para garantir a escolha ideal para você, conte com a linha Sonic Pro Phillips Colgate.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.