Você sabe que cuidados bucais são fundamentais para o seu sorriso e para a sua saúde como um todo. Mas como saber se você está cuidando corretamente da sua higiene bucal? Nesse conteúdo, você vai saber como escovar os dentes, inclusive o tempo ideal, como saber se seus dentes estão efetivamente limpos e as técnicas indicadas para uma limpeza completa.

3 técnicas de escovação que funcionam
Por quanto tempo você deve escovar seus dentes?
Uma escovação adequada leva ao menos dois minutos. E dois minutos podem até parecer muito tempo, principalmente para as crianças. Por isso, você pode usar um cronômetro para deixar isso mais divertido. Algumas escovas de dente elétricas inclusive têm a função de fazer a marcação desses dois minutos.
Você pode escovar seus dentes demais?
Escovar por mais de dois minutos não é um problema, desde que você não exagere na força. Aplicar muita pressão pode danificar o esmalte e o tecido gengival, provocando sensibilidade dentinária e irritação nas gengivas. Procure escovar usando sua mão não dominante (a esquerda, por exemplo, de você é destro/a) para perceber a diferença de pressão sobre seus dentes.
Quais técnicas você deve usar?
Você pode prevenir e controlar o surgimento de doenças periodontais escovando em torno e abaixo da margem gengival, onde bactérias e placas gostam de ficar. E a boa notícia é que existem três técnicas de escovação muito eficazes para você limpar seus dentes corretamente:
1. Técnica de Bass ou sulcular
O método de escovação de Bass envolve o uso das cerdas da escova de dentes para remover a placa – conhecida como biofilme – localizada abaixo de suas gengivas, evitando que ela resulte em gengivite. Entre as diferentes técnicas de escovagem existente, a professora associada e especialista em odontologia restauradora da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, Josefine Hirschfeld, afirma que a técnica modificada de Bass é uma das melhores. Isso porque essa técnica permite uma limpeza sem provocar traumas nos dentes e nas gengivas.
- Para executá-la:
segure a escova de dentes paralelamente a seus dentes; - incline a escova em um ângulo de 45 graus;
- incline a escova para que as cerdas fiquem ligeiramente abaixo da margem gengival;
- com uma pressão suave, escove para frente e para trás (ou em um movimento circular) de 15 a 20 vezes antes de passar para a próxima área;
- escove todos os dentes na superfície externa e depois limpe a parte de trás dos dentes com os mesmos movimentos;
- segure a escova de dentes em uma posição vertical atrás e na frente dos dentes e escove para cima e para baixo, usando as cerdas na ponta da escova;
- e escove a superfície de mastigação dos molares e também a língua.
2. Técnica de Stillman
A técnica de escovação de Stillman é similar à de Bass. No entanto, ao invés de círculos, você faz movimentos horizontais curtos para frente e para trás em todas as superfícies dos dentes.
3. Técnica de Charter
O(a) dentista pode recomendar a técnica de Charter se você tiver espaços entre seus dentes, recessão gengival, raízes expostas ou tenha passado por uma cirurgia periodontal. A Charter também é útil caso você use aparelhos ortodônticos ou próteses parciais fixas:
- posicione as cerdas na margem gengival em um ângulo de 45 graus, apontando para a superfície de mastigação do dente ou coroa; essa posição é oposta às posições das técnicas de Bass e Stillman;
- vibre suavemente a escova por 15 a 20 vezes, usando movimentos circulares curtos ou pequenos movimentos para frente e para trás;
- escove todos os dentes usando o mesmo padrão de movimento, escovando todas as superfícies e laterais dos dentes.
Adaptando os tipos de escovação
Você também pode optar por versões modificadas das técnicas de Bass, Stillman e Charter. Siga o método que você escolher, mas depois de escovar uma área passe para a outra. Assim, você remove os detritos entre os dentes e limpa toda a superfície do dente. Fale com o(a) dentista para mais informações ou recomendações de técnicas para a sua situação.
E quais são as melhores "ferramentas" para limpar os dentes?
Paralelamente à técnica de escovação, você também precisa de produtos adequados para fazer um bom trabalho. Em termos gerais, escovas de dentes com cerdas macias podem alcançar regiões difíceis. Além disso, um creme dental com flúor também ajudará a realizar da tarefa. É fundamental que você troque sua escova de dentes a cada três ou quatro meses. Atenção: escovas desgastadas e danificadas não limpam completamente, e escovas mais velhas podem abrigar bactérias. E lembre-se que você sempre pode usar uma escova de dente elétrica, que proporciona uma limpeza mais profunda do que as escovas manuais.
Como saber se seus dentes estão suficientemente limpos?
Dois minutos podem não ser o suficiente se você não estiver escovando seus dentes corretamente. Todas as superfícies dos seus dentes devem ser limpas e os detritos alimentares devem ser removidos. Lembre-se de escovar com movimentos curtos, para frente e para trás ao longo dos dentes e da margem gengival e na superfície de cada dente. Também procure alcançar atrás dos dentes da frente e dos molares de trás. E, claro, limpar entre os dentes é tão importante quanto escová-los.
Se você não estiver conseguindo alcançar essas áreas estreitas ou usando uma escova interdental, fio dental ou irrigador dental, se notar mais acúmulo de placa ou sangramento nas gengivas, tudo isso pode indicar que você não está limpando seus dentes corretamente. Por isso, tente manter a rotina ideal de limpeza dos dentes e manter em dia as consultas com(a) dentista.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.