homem com lábio inchado
Badge field

Causas de lábios inchados: como lidar com o inchaço na boca

Published date field

 

A maioria das pessoas que já teve a sensação de estar com os lábios inchados passou por alguma situação inesperada, como tomar uma bolada no rosto. Pode ser jogando futebol, tênis ou squash, por exemplo. Mas será que as causas de um inchaço labial se resume a só esse tipo de situação?

Na verdade, as razões podem ser mais complicadas do que apenas um traumatismo causado por algum incidente. Em alguns casos, pode até ser um sintoma de um problema mais grave.

Por isso, é muito importante saber mais sobre o assunto para você fazer as perguntas certas ao(à) dentista. Além, é claro, de marcar uma consulta com o(a) dentista sempre que considerar necessária uma atenção profissional.

Veja a seguir mais sobre esse tema. ;)

 

Quatro causas de inchaço labial

 

1. Inchaço do lábio por traumatismo

É verdade que uma das causas mais comuns de inchaço nos lábios é uma pancada diretamente na boca. A pele dos lábios é muito fina e, quando a boca é atingida com força, o sangue corre para a área afetada e causa essa aparência inchada.

Às vezes, o traumatismo só causa inchaço, mas se houver outro contato, a pele pode se dilacerar. E, por causa da grande quantidade de sangue na área, o resultado pode ser um sangramento alarmante.

Felizmente, segundo o Centro Médico da Universidade de Rochester (em inglês), a maioria dos cortes e hematomas na boca pode ser tratada em casa:

  • Primeiro, examine a área para ver se há algum corte na pele. Se for apenas um inchaço labial, aplique gelo para ajudar a diminuí-lo.

  • Se a pele estiver cortada, lave as mãos e aplique uma compressa limpa e fria para estancar a hemorragia.

  • Consulte o(a) médico(a) se o sangramento não parar em 5 a 10 minutos, se o corte for maior do que um centímetro, se tiver sido causado por uma mordida ou se houver resíduos dentro.

2. Inchaço labial por alergia

O inchaço labial causado por alergias é um problema conhecido como angioedema alérgico. Quando nosso corpo entra em contato com alérgenos, ocorre a liberação de histamina no organismo, causando o acúmulo de líquido sob a pele.

De acordo com a Mayo Clinic, o angioedema alérgico é mais comum em alergias alimentares. É claro que você pode nem saber que tem uma alergia alimentar e só vai descobrir quando morder os alimentos causadores e sentir o inchaço nos lábios, na boca e na garganta.

Para reações alérgicas leves, alguns medicamentos podem ajudar a diminuir a resposta do organismo à histamina. Mas se houver risco de inchaço na garganta, que pode obstruir as vias respiratórias (anafilaxia), procure imediatamente cuidados médicos.

3. Inchaço do lábio por infecção

Quando nosso organismo está combatendo uma infecção, nossa pele costuma ficar inflamada e irritada. Isso ocorre principalmente com a pele delicada dos lábios e em volta da boca.

Se você tem um corte na região que está começando a inflamar, inchar ou dói e está quente ao toque pode ser o resultado de uma infecção. E isso acontece, por sua vez, quando bactérias nocivas se infiltram em feridas e bolhas, dificultando o processo de cicatrização e, às vezes, causando problemas graves.

As bactérias podem ser levadas à boca pelas mão ou já podem estar na boca, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), em inglês.

Os passos para se prevenir são:

  • O primeiro a fazer para evitar infecções é deixar os cortes que estão cicatrizando em paz,

  • nunca tente furar ou estourar as bolhas para não transferir as bactérias da mão para a ferida.

 Se suspeitar de uma infecção, consulte o(a) médico(a) para que possa receitar pomadas ou medicamentos antibióticos para curar a infecção e promover a melhor cicatrização.

4. Lábios inchados por reação química

Algumas substâncias cáusticas encontradas, por exemplo, em produtos de limpeza, podem causar queimaduras e feridas, especialmente na pele sensível dos lábios. E isso pode resultar em bolhas, inchaço e desconforto geral.

Se a pele estiver apenas vermelha e inchada, aplique uma compressa fria. Porém, se houver cortes ou bolhas na pele, procure cuidados médicos. Isso porque esses são sinais de queimadura de terceiro grau, que requerem atenção profissional.

 

Na dúvida, procure ajuda profissional

Como você viu, as causas do inchaço nos lábios nem sempre são tão claras como parecem. Como a pele dessa região do corpo é muito fina e sensível, diversos problemas podem resultar nessa sensação de inchaço e desconforto.

Mesmo assim, desde que a causa seja tratada, o inchaço nos lábios deve ser um problema de curto prazo.

Como sempre, lembre-se de manter a sua saúde bucal com o uso de creme dental e enxaguante bucal para prevenir a placa bacteriana, a gengivite e o tártaro.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.