Sua filha surge na cozinha com olheiras e lamentando "Mamãe, meus dentes estão doendo". Seu filho, enquanto come, explica: "Se eu comer agora, meus dentes vão doer". Seus dentes doem, embora você tenha acabado de ir ao dentista. Você vai no dentista a cada seis meses.
Você não tem cáries. Então, qual é o problema dessa incômoda dor de dente?
Dor de dente: o que pode ser?
Sinusite
Alergias ou resfriados podem explicar o relato da sua filha. Mesmo anti-histamínicos podem provocar sofrimento em quem tem sinusite. Se os dentes doloridos de seu filho forem associados a alergias, drenagem ou apenas uma sensação de cansaço, você pode, com razão, querer ligar para alguém pedindo ajuda. Não para o dentista, mas sim para o médico. Seus dentes e nervos estão muito próximos dos seios faciais. Isso significa que quando esses seios faciais estão inflamados, eles podem fazer os dentes doerem.
Na verdade, de acordo com a Mayo Clinic, a dor nos dentes superiores geralmente pode ser um sinal de infecção sinusal. Se você já está ciente dos possíveis problemas nos seios da face quando combinados com a dor nos dentes, ou mesmo se você temum resfriado que não consegue curar e seus dentes começam a doer, é possível que você queira procurar o seu médico. Uma prescrição de antibióticos e spray nasal costuma fazer com que os dentes parem de doer.
Limpeza profunda de dentes sensíveis
Algumas pessoas costumam ter dor de dente no dia seguinte à consulta ao dentista.
Isso pode acontecer mesmo quando o seu dentista conta com higienistas dentais gentis, delicados e competentes.
Os seus dentes não doíam antes da visita ao dentista. Ele constatou que você não tem cáries. Seus exames de raio x confirmam isso, e você sabe que ele fez um bom trabalho. Então, qual é a origem dessa dor de dente? Quando você tem muito tártaro, é normal sentir um pequeno desconforto depois de uma limpeza dentária. Por quê?
Os dentes podem estar sensíveis se você tiver retração gengival e desconfortos podem ocorrer em razão da superfície exposta da raiz.
O café quente não te incomodava dois dias atrás, mas de repente ele faz seus dentes doerem porque eles estão sensíveis ao calor e ao frio. Essa sensibilidade é temporária. Você pode escovar seus dentes com um creme dental para dentes sensíveis. Normalmente, os seus dentes voltarão ao normal em algumas semanas. Se isso não ocorrer, procure o seu dentista e solicite uma avaliação.
A dentição não é só para bebês
Todos os pais e mães sabem que a dentição faz os bebês sofrerem. Eles choram, seus narizes escorrem, eles ficam irritados e não conseguem dormir. Você sabia que crianças em idade escolar também passam pela dor da dentição? Algumas vezes, a dor de dente significa apenas e simplesmente que os dentes permanentes estão a caminho. Isso pode ser particularmente verdadeiro em crianças que perderam seus dentes de leite prematuramente.
Uma criança que perdeu os dentes da frente, como uma criança ativa de 3 anos, pode sentir dor quando seus novos dentes aparecerem. Seus dentes permanentes precisam penetrar nas gengivas, que foram completamente restauradas ao longo dos anos. Como resultado, suas gengivas e dentes ao redor começam a doer. E não são apenas as crianças que perderam dentes de maneira prematura que sofrem com a dor de dente. Muitas crianças de 6 anos têm dores de cabeça quando seus molares surgem. A dor não está apenas na cabeça delas. A dentição pode causar dor em qualquer idade.
Se seu filho mais velho parece estar sofrendo com dor de dente, por favor, consulte um odontopediatra. Um bom dentista pode lhe dar informações sobre onde seus filhos estão no processo de dentição e quando você pode esperar que a dor de dente pare. Enquanto isso, procure oferecer opções eficientes de combate à dor para os seus filhos. Incentive-os a mascar chicletes à base de xilitol, escovar as áreas afetadas e, quando necessário, compartilhe redutores de dor adequados para crianças.
As cáries não são os únicos fatores que podem fazer o dente doer. Algumas vezes, uma dor na boca pode representar uma mudança no corpo. Com visitas regulares ao dentista e uma boa higiene bucal, você pode assegurar que os dentes da sua família permaneçam saudáveis e fortes. Por isso, quando a dor de dente começar, dedique algum tempo para rastrear a sua causa.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.