A dor de dente pode ter várias origens. Por isso, é importante conhecer as suas principais causas.
Um bom primeiro passo é marcar uma consulta com o(a) dentista de confiança. No consultório, o(a) profissional consegue analisar os sintomas, avaliar a aparência dos dentes e da gengiva, e dar um diagnóstico preciso.
Daí você pode estar se perguntando: mas afinal, quais são os problemas mais comuns que podem dar origem à dor de dente?
As respostas você confere nos próximos tópicos:
A obturação pode causar dor de dente, especialmente quando elas se desgastam, quebram ou até mesmo se soltam. Quando isso acontece, as bactérias ficam livres para chegar até o nervo da estrutura dentária.
A partir daí, é comum sentir os dentes extremamente sensíveis. Ou seja, beber ou comer alimentos muito quentes ou frios pode se tornar um desafio!
Sabe quando a raiz do dente fica exposta? Pois é, essa condição é chamada de exposição radicular e não é difícil entender porque ela causa dor de dente.
Afinal, essa exposição deixa a raiz desprotegida pelo esmalte dental, causando sensibilidade e uma dor que pode ser bem aguda.
Como a sinusite causa inflamação e acúmulo de secreção nos seios nasais, é comum sentir uma pressão na cavidade respiratória.
Como os seios nasais estão localizados perto das raízes dos dentes superiores, a inflamação pode causar uma dor significativa nessa área.
O melhor tratamento para dor de dente vai depender da causa. Por isso, vale mais uma vez o alerta: consulte o seu(sua) dentista de confiança para avaliar a sua saúde bucal.
Mas antes de ir ao consultório, já é possível ter uma boa noção de quais tratamentos podem ser aplicados na sua boca. Dá só uma olhada:
A cárie é uma infecção nos dentes que pode ter origem no acúmulo de placa bacteriana. Em casos mais graves, essa condição pode comprometer o esmalte dos dentes e causar sensibilidade.
Para evitar esse desconforto, o(a) dentista vai precisar fazer uma restauração no dente afetado. Ou seja, é usada resina para recuperar a forma, a função e a estética do dente.
Em casos em que o paciente apresenta quadro de retração gengival, ou seja, redução do tecido da gengiva, o tratamento ideal é o enxerto gengival.
Na prática, o enxerto é usado para cobrir a raiz e reduzir a sensibilidade. Vale lembrar que essa é uma solução eficiente não só para amenizar a dor de dente, mas também para melhorar a estética do sorriso.
Nos casos em que a cárie dentária não é tratada, há o comprometimento da polpa, que é a parte mais interna e sensível do dente.
Nessa situação, precisa ser feito o famoso “tratamento de canal”, quando o(a) dentista remove totalmente o tecido da polpa que está comprometido.
Os quadros inflamatórios de gengivite e periodontite podem ser os responsáveis pela dor de dente. Em casos mais simples, uma visita no(a) dentista já resolve o problema.
Porém, existem casos em que a inflamação precisa ser combatida de forma mais agressiva. Por isso, o(a) dentista pode indicar o uso de anti-inflamatórios para tratar o dente e eliminar a dor.
O uso de compressas de gelo é uma excelente opção para aliviar a dor.
Mas é bom lembrar que essa é uma solução passageira. Sempre que possível, consulte um(a) profissional para avaliar o seu caso e descobrir a causa da dor de dente!
Os cuidados diários com a higiene bucal são excelentes formas de prevenção. O uso de creme dental específico para sensibilidade, por exemplo, é uma ótima opção para ter uma camada extra de proteção.
É o caso da linha Colgate Sensitive Pro-Alívio
Experimente como é aliviar a sensibilidade nos dentes com um creme dental que atua diretamente na causa do problema!
O dente pode doer mais no período da noite por conta da sua posição na cama. Dependendo da maneira como você deita, a pressão entre o rosto e o travesseiro pode intensificar a dor.
Para amenizar a dor de dente forte, tente dormir com a cabeça um pouco elevada. Com o apoio de travesseiros, é possível amenizar a pressão sanguínea na cabeça.
Em caso de dor de dente, evite consumir alimentos duros, quentes e ácidos, pois podem agravar ainda mais a sensibilidade e a dor de dente.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.