Pessoas comendo alimentos para manter as glândulas salivares saudáveis

Como manter suas glândulas salivares saudáveis

Você provavelmente não reflete muito sobre a saliva em sua boca, a menos que tenha demais ou não o suficiente. Mas a saliva, produzida por suas glândulas salivares, desempenha um papel crítico não apenas em sua saúde bucal, mas também em sua saúde de modo geral. É por isso que é importante entender as complicações que podem interferir na produção de saliva e como você pode manter suas glândulas saudáveis e produtivas.

Localização e função

Você possui seis glândulas principais (três de cada lado da boca) responsáveis pela contínua produção de saliva.

As glândulas parótidas secretam saliva na boca acima dos dentes molares superiores, enquanto as glândulas submandibulares usam dutos na mandíbula ao lado dos dentes molares inferiores e as glândulas sublinguais esvaziam a saliva sob a língua.

As enzimas da saliva iniciam o processo digestivo assim que você mastiga a comida. Sem saliva para lubrificar e amaciar os alimentos, seria difícil mastigar e engolir. A saliva também mantém a boca umedecida para que você possa falar com facilidade. Outra função importante da saliva é eliminar as bactérias nocivas aos dentes e diminuir o nível de acidez na boca, ajudando a prevenir cáries e doenças gengivais. Além disso, o cálcio, o fósforo e o fluoreto encontrados na saliva ajudam a reparar o esmalte.

Mantendo suas glândulas salivares saudáveis

Seguindo essas orientações básicas, você poderá manter suas glândulas salivares saudáveis e produtivas, facilitando o fluxo de saliva de que seu corpo precisa.

  • Caso seja fumante ou consumidor de produtos com tabaco, pense em parar com esses hábitos nocivos.
  • Limite a ingestão de álcool e não use drogas recreativas.
  • Monitore de perto quaisquer condições de saúde, como diabetes.
  • Avise seu médico se um medicamento prescrito provocar secura em sua boca.
  • Converse com seu médico sobre soluções para ronco ou respiração pela boca durante à noite.
  • Mantenha uma boa rotina de higiene bucal para reduzir as bactérias na boca.
  • Consulte o seu médico sempre que tiver sinais de infecção na boca ou glândulas salivares inchadas.
  • Hidrate-se bebendo muita água ao longo do dia.

O que é boca seca?

Caso suas glândulas não produzam saliva suficiente para manter sua boca confortavelmente umedecida, é possível que você tenha xerostomia, mais conhecida como boca seca. Todos podem sentir a boca seca ocasionalmente, especialmente em razão de estresse ou nervosismo. Contudo, muitas pessoas apresentam boca seca com frequência devido aos efeitos colaterais dos medicamentos ou complicações mais sérias que interferem na produção de saliva. Os sintomas de boca seca incluem dificuldade em mastigar, alterações no paladar, sensação de queimação na boca, feridas na boca e lábios rachados.

Existem mais de 500 medicamentos (de venda livre e com receita) que podem causar ou piorar a boca seca. Descongestionantes e anti-histamínicos são culpados comuns, assim como alguns antidepressivos, medicamentos para pressão arterial, sedativos, antiespasmódicos para cólicas e antipsicóticos para ansiedade. Os medicamentos usados para tratar a doença de Parkinson e aqueles usados para prevenir náuseas e vômitos durante a quimioterapia ou radioterapia também podem causar boca seca.

Para diminuir os sintomas de boca seca, beba um pouco de água ao longo do dia, evite fumar e ingerir bebidas com cafeína ou álcool. Para estimular mais o fluxo de saliva, masque chicletes sem açúcar, chupe balas sem açúcar ou use um substituto da saliva recomendado pelo seu médico.

Outras doenças que afetam a produção de saliva

A síndrome de Sjogren é uma doença autoimune que afeta as glândulas salivares e pode causar boca seca ou feridas na boca. A boca seca é um sintoma associado ao HIV, doença de Parkinson e diabetes. A quimioterapia também pode deixar a boca seca, pois a saliva fica mais espessa, como relata a Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

De acordo com o National Institutes of Health, uma infecção da glândula salivar pode ocorrer devido à desidratação, doença crônica ou caso de bloqueio de um duto por uma pedra salivar. Fumar ou ter uma higiene oral inadequada também pode resultar em infecção bacteriana de uma glândula. Embora incomum atualmente, a caxumba é uma infecção viral que afeta com mais frequência a glândula parótida. Além da boca seca, sintomas de infecção da glândula podem incluir febre, vermelhidão nas bochechas ou pescoço, inchaço ou dor na parte superior do pescoço ou na lateral do rosto e dificuldade em abrir a boca.

Consulte o seu médico caso suspeite de uma infecção da glândula salivar ou outra doença que afete a capacidade do seu corpo de produzir saliva. Lembre-se de que uma boca úmida é uma boca saudável e as glândulas salivares são um elemento chave.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.