De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, anodontia é um distúrbio genético raro caracterizado pela ausência de todos os dentes. É causada por um defeito genético, mas a mutação genética específica não é conhecida. Essa ausência congênita dos dentes pode causar dificuldades, pois cada dente desempenha um papel importante na boca. A falta de qualquer dente é suficiente pra criar um espaço que pode vir a ser um dilema em termos de estética e funcionalidade.
De acordo com um estudo publicado pela revista Dental Research Journal, as mulheres são mais propensas a ter dentes não desenvolvidos (uma condição conhecida como agenesia dentária) do que os homens. A proporção entre homens e mulheres é de aproximadamente 2 para 3.
Para determinar quais dentes estão faltando, é necessária uma radiografia panorâmica. Os dentistas usam esse exame de imagem para ver exatamente quais dentes estão presentes e quais estão faltando. Ele proporciona ao médico ou dentista uma visão geral do que está acontecendo embaixo da gengiva. Como a ausência total de dentes é muito rara, as radiografias podem identificar se há pelo menos alguns dentes escondidos sob a gengiva. Hipodontia e oligodontia, embora ainda raras, são condições mais comuns, nas quais as pessoas têm alguns dentes ausentes, mas não todos.
Para melhorar a aparência de um sorriso sem dentes, uma restauração protética pode ser indicada. Devido ao estigma social associado à falta de dentes, muitos pacientes podem optar por um tratamento estético, como próteses, pontes ou implantes. Essa anomalia dentária pode afetar a fala e a alimentação, portanto, essas opções de tratamento também podem ajudar na funcionalidade.
Procure um dentista para fazer um exame bucal completo para ajudar a identificar a anodontia. Em seguida, o dentista pode discutir com o paciente sobre o tratamento adequado. Mesmo se você não tiver nenhum dente, cuidar da sua saúde bucal é fundamental. Faça bochechos com um enxaguante bucal para proteger a gengiva e deixá-la mais forte e saudável.
Se você tem essa condição, não há problema em sorrir! Aceite seu sorriso diferente ou procure tratamentos dentários estéticos para aumentar sua confiança.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.