Pode ser que em algum momento você já tenha se perguntado se tártaro causa mau hálito, ou se o uso de aparelho dá mau hálito.
Agora, conhecendo as principais causas da halitose, você é hora de encontrar as respostas que precisa:
1. Higiene bucal inadequada
Uma má higiene bucal facilita o acúmulo de bactérias, tártaro e resíduos de alimentos na boca. Ou seja, são os ingredientes ideais para o aparecimento do mau hálito.
Por isso, é fundamental complementar a escovação dos dentes com o uso do fio dental e a limpeza da língua. E não se esqueça: sempre após as refeições e antes de dormir!
2. Gengivite
O acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes desencadeia a inflamação das gengivas, o que chamamos de gengivite. Ou seja, mais uma consequência da higiene bucal inadequada.
3. Ingestão de certos tipos de alimentos
Falando em restos de alimentos, é importante lembrar que muitos deles causam uma verdadeira bagunça no organismo. A ingestão de laticínios – como queijo, sorvete e leite –, aumentam e muito a halitose.
Isso acontece porque as bactérias presentes na língua se alimentam dos aminoácidos desses alimentos. Por isso, depois da ingestão, é comum notar um odor um tanto quanto desagrádavel na boca.
4. Bebidas alcoólicas e tabaco
O álcool também não escapa da lista de causas da halitose. Isso porque o consumo de bebidas alcoólicas pode levar à boca seca e, quando a produção de saliva diminui, as bactérias se proliferam e geram o mau hálito.
Aliás, o mesmo efeito pode ser percebido por quem fuma cigarro. A fumaça do tabaco resseca a boca e inibe a produção de saliva. Assim, parte das substâncias que consumimos permanece na boca e é digerida, exalando odores que provocam a halitose.
5. Boca seca e doenças sistêmicas
Também chamada de “xerostomia”, a boca seca causa a descamação nas células da língua, principalmente por conta da redução na produção de saliva.
Portanto, se você já se perguntou “por que eu escovo os dentes e ainda fico com mau hálito?”, esse pode ser um dos motivos. Afinal, sem a saliva, as bactérias começam a se decompor, criando um odor desagradável na boca.
Normalmente, a halitose também está associada à presença de cáries e a uma má higiene bucal. Mas ela também pode ter outras origem nas doenças sistêmicas que podem ter:
causas respiratórias: sinusite e amidalite;
causa digestiva: erupção gástrica, dispepsia, neoplasias e úlcera duodenal;
causa metabólica: diabetes, alterações hormonais e estresse.
Como saber se você tem halitose?
Essa pergunta costuma tirar o sono de muita gente. Afinal, a halitose é cercada de estigmas e, muitas vezes, é associada a uma falta de higiene pessoal.
Como você já viu, o mau hálito pode ter origem em algum distúrbio de saúde. Por isso, se você desconfia que pode ter esse problema, tente fazer um teste rápido.
Uma forma eficaz de saber se você tem mau hálito é cobrir a sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito.
Uma outra maneira é perguntar a alguém de confiança como está o seu hálito.
Você sabia?
Também existem soluções profissionais para você saber se tem mau hálito. Os halímetros são aparelhos que fazem o diagnóstico do nível de odor na boca. O teste pode ser feito em clínicas odontológicas e o resultado sai na hora!