A saliva um pouco mais grossa traz incômodo. Por isso, é importante entender as causas das alterações salivares.
Veja a seguir os quatro principais motivos que deixam a saliva grossa.
A saliva espessa pode ter relação com o refluxo gastroesofágico. Ele é é um retorno involuntário dos alimentos que você ingeriu. Quando a comida que cai no estômago volta para o esôfago, o suco gástrico vem junto, o que causa essa sensação.
Por isso, é comum sentir uma sensação de queimação na barriga e até mesmo notar a saliva viscosa.
O cigarro também é um responsável direto por deixar a saliva branca espumante.
Isso acontece porque suas substâncias nocivas interferem em toda a secreção salivar. Ou seja, a saliva pode ficar mais grossa e viscosa.
O tabagismo faz com que o corpo não produza saliva suficiente, levando a diversos problemas bucais, como cáries e gengivite. Por isso, parar de fumar pode ser o primeiro passo para evitar a saliva grossa e essas doenças.
Elas também são uma das causas, e podem acontecer ao longo da vida de muitas pessoas.
A saliva grossa e espumosa, por exemplo, é comum em pessoas de mais idade, como um desenvolvimento natural do corpo humano. Isso porque a produção da saliva fica mais lenta em comparação a outros momentos da vida.
Isso também acontece com mulheres acima de 40 anos e que passam pela menopausa.
A boca seca é a principal causa para esse problema. Isso pode ser causado por uma série de fatores, como uso de medicamentos, falta de nutrientes e a respiração contínua com a boca. Além disso, ela tem sintomas próprios, como:
dor de garganta;
língua seca;
saliva grossa.
As alterações salivares causadas pela boca seca podem levar a uma série de outros problemas, como mau hálito e sensação de saliva mais grossa.
Beber água e manter a hidratação é a melhor forma de evitar a espuma branca na boca. Por isso, tenha sempre uma garrafinha de água em mãos. Não espere ter sede para beber!
Outra boa dica é usar um umidificador, para ajudar a manter a umidade do ar, principalmente se você vive em um local de clima muito seco.
Você usa medicamentos? É comum perceber a boca seca e a saliva mais grossa do que o normal. Por isso, algumas soluções podem ajudar a diminuir esse problema, como:
usar um hidratante bucal;
mascar chicletes e ou chupar pastilhas para ajudar a aumentar o fluxo de saliva;
usar produtos de higiene formulados para ajudar no quadro de boca seca, de acordo com orientação do(a) dentista.
Além disso, manter uma boa higiene bucal é muito importante para melhorar o fluxo de saliva. Use fio dental diariamente e escove os dentes da maneira correta, seguindo as instruções a seguir:
O enxaguante bucal é perfeito para manter a higiene oral em dia, eliminando até 99,9% das bactérias*, ajudando a reduzir até 99% de bactérias anaeróbicas cultiváveis. E isso ajuda a evitar o mau hálito e a saliva mais grossa!
*Ajuda a reduzir até 99,9% do total das bactérias anaeróbias cultiváveis. Produto cosmético sem ação terapêutica.
Sim. A sialometria é um exame que consegue identificar a quantidade de saliva produzida pelo corpo. Caso tenha um volume abaixo do normal, pode indicar saliva viscosa.
A saliva espumosa causa mau hálito por conta da fixação de bactérias e restos de alimentos na boca, facilitada pela saliva espessa e grossa.
A gravidez também pode deixar a saliva espumosa. Isso acontece por conta das alterações hormonais causadas pelo período de gestação.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.