um homem e uma mulher de idade avançada, com cabelos grisalhos estão em frente ao espelho, a mulher está escovando os dentes e o homem está sorrindo.
Badge field

Porphyromonas gingivalis: o que é e qual sua relação com a doença periodontal

A Porphyromonas gingivalis é uma bactéria anaeróbia, ou seja, um tipo de bactéria que não necessita de oxigênio para se desenvolver.

Por esse motivo, esse tipo de bactéria se aloja abaixo das bolsas de inflamação na gengiva, ocasionando periodontite e gengivite.

Continue a leitura, separamos informações importantes para você entender melhor sobre:

  • A relação da Porphyromonas gingivalis com a doença periodontal.

  • Outras doenças que podem se relacionar com esse tipo de bactéria.

  • Tratamento e prevenção.

Confira!

Qual a relação da Porphyromonas gingivalis e a doença periodontal

A doença periodontal ocorre a partir da infecção na gengiva que, por sua vez, desenvolve quadro infeccioso por conta de bactérias, como a Porphyromonas gingivalis, sendo considerada uma das mais comuns devido à sua característica de se desenvolver sem precisar do oxigênio.

E ela se relaciona com outras doenças?

Estudos recentes apontam que pessoas com quadro de doença periodontal têm maior risco de desenvolver outras doenças sistêmicas, como:

Doenças cardiovasculares

A periodontite pode ser responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois a infecção na gengiva ocorre a partir de bactérias que podem penetrar na corrente sanguínea, chegando até o coração.

Doença de Alzheimer

A doença periodontal, associada a Porphyromonas gingivalis, pode causar riscos, como: 

  • Aumento da produção da proteína beta-amiloide, a mesma que se acumula no cérebro de pessoas com Alzheimer.

  • Presença de enzimas tóxicas, como a Gingipains, servindo de alimento para o desenvolvimento da Porphyromonas gingivalis.

Infecções respiratórias

A periodontite pode colaborar para o desenvolvimento de infecções do trato respiratório, de forma que as bactérias que já afetam a saúde bucal podem ser aspiradas, causando doenças respiratórias.

Tratamento e prevenção contra Porphyromonas gingivalis

A melhor forma de prevenir a doença periodontal é o cuidado diário com a higiene bucal adequada:

O tratamento mais adequado será definido por um(a) dentista após avaliação, mas normalmente uma limpeza, ou como também é chamada profilaxia, é suficiente para a remoção da placa bacteriana. Em casos mais avançados, como periodontite severa, pode ser necessário realizar outros procedimentos.

Portanto, a consulta com um(a) dentista deve ser realizada o quanto antes para que a saúde bucal possa ser avaliada e o melhor tratamento possa ser iniciado, de forma que as doenças relacionadas à periodontite não se desenvolvam.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre problemas de gengiva, confira a linha de produtos Colgate PerioGard e intensifique os cuidados diários com a sua saúde bucal.

 

Dúvidas frequentes sobre Porphyromonas gingivalis

Qual o papel da Porphyromonas gingivalis na doença periodontal?

A Porphyromonas gingivalis é um dos tipos de bactérias que podem causar a doença periodontal, portanto é o agente infeccioso.

Existe tratamento para doença periodontal crônica?

Sim, a base do tratamento é eliminar a placa bacteriana que causa a infecção na gengiva, porém dependendo do que causa o surgimento e acúmulo dessas bactérias pode voltar, por esse motivo o acompanhamento com um(a) deve ser constante.

Como evitar a bactéria que causa doença periodontal?

A melhor forma de evitar o desenvolvimento de doença periodontal é o cuidado diário com a higiene bucal e visitas regulares ao(à) dentista.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.