A girl wearing braces

Como corrigir a mordida cruzada

Mordida cruzada é um problema comum entre jovens e adultos. Talvez você tenha dificuldade para mastigar os alimentos ou o dentista tenha identificado o problema durante uma consulta de rotina. Há várias opções de tratamento para corrigir a mordida cruzada, não importa sua idade. Saiba o que é exatamente a mordida cruzada, quais são suas causas e seis opções de tratamento disponíveis.

O que é mordida cruzada?

A mordida cruzada descreve quando os dentes inferiores cobrem um ou mais dentes superiores quando você morde. A mordida cruzada às vezes é chamada de mordida desalinhada ou maloclusão porque trata-se do contato irregular entre os dentes superiores e inferiores. Esse contato irregular pode acontecer em vários lugares da boca.

Sintomas da mordida cruzada

Os sintomas da mordida cruzada podem ser dores de cabeça, dor na mandíbula e cárie dentária. A mordida cruzada também pode afetar a aparência dos dentes e dos lábios. A mordida cruzada nos dentes posteriores pode causar bruxismo, alteração do desenvolvimento facial, problemas na mandíbula e desgaste nos dentes.

O que é maloclusão?

A mordida cruzada é uma forma de maloclusão. A maloclusão é o contato irregular ou incorreto entre os dentes superiores e os inferiores. Quando os dentes superiores e inferiores estão alinhados, a mastigação e a mordida são mais fáceis. A mordida desalinhada pode levar ao desgaste do esmalte e a dentes trincados ou quebrados.

Quais as causas da mordida cruzada?

Há várias causas de maloclusão, entre elas:

  • Discrepância entre o tamanho dos dentes e o tamanho dos maxilares
  • Hábito de chupar o dedo ou a interposição da língua
  • Perda prematura ou ausência de dentes

Tratamentos para mordida cruzada

Na maioria dos casos, a correção da mordida cruzada envolve a ortodontia, incluindo opções como aparelhos ortodônticos. Os aparelhos ortodônticos normalmente são usados na infância ou no início da adolescência, quando os maxilares ainda estão crescendo e se desenvolvendo. No entanto, nunca é tarde demais para buscar tratamento. Os ortodontistas podem tratar tanto crianças quanto adultos. O tratamento costuma ser dividido em fases e às vezes requer a extração dos dentes de leite ou mesmo dos dentes permanentes. Em ocasiões raras, a cirurgia pode ser necessária, principalmente em casos graves. Um cirurgião bucomaxilofacial realiza uma cirurgia ortognática para encurtar a mandíbula a fim de permitir o alinhamento adequado dos dentes.

O cuidado adequado dos dentes e da boca, como a escovação e o uso do fio dental, é fundamental para a obtenção dos melhores resultados em qualquer tratamento. O aparelho pode ser uma grande obstáculo à tarefa de manter os dentes limpos e saudáveis. O dentista recomendará técnicas para ajudar a combater a cárie.

Quando os pacientes são jovens, o ortodontista consegue corrigir mais facilmente o formato e o alinhamento dos maxilares e dos dentes. Aparelhos ortodônticos ou restaurações dentárias ainda podem ser eficazes na correção de desalinhamentos leves, mesmo em pacientes mais velhos. Entretanto, se a mordida cruzada for grave, o paciente pode precisar de cirurgia no maxilar.

A idade do paciente e a causa e o tipo de mordida cruzada influenciarão na escolha do tratamento pelo ortodontista. Há seis opções de tratamento possíveis:

1. Aparelho ortodôntico. O aparelho ortodôntico alinha os dentes superiores e inferiores para corrigir o posicionamento da mordida. Crianças e adultos podem se beneficiar do uso de aparelho.

2. Expansor palatino. Se a mordida cruzada ocorre porque a maxila de uma pessoa é pequena e não se encaixa direito com a mandíbula, os ortodontistas podem expandir a maxila com expansores palatinos. Os expansores fixos ampliam gradualmente a maxila usando uma ferramenta. Os expansores removíveis são usados durante a noite.

3. Aparelho de tração extrabucal. O aparelho de tração extrabucal é preso à cabeça e ao rosto do paciente e os fios exercem uma leve pressão nos dentes. A força sobre os dentes e maxilares pode aumentar ou retardar o crescimento da mandíbula. O aparelho de tração extrabucal normalmente é prescrito para crianças e adolescentes porque os maxilares ainda estão crescendo e são mais fáceis de ajustar.

4. Extração de dentes. O ortodontista pode recomendar a extração de dentes para criar mais espaço para mover os dentes inferiores para trás antes de colocar o aparelho.

5. Restaurações dentárias. A colagem, o capeamento e a remodelagem dos dentes também podem melhorar o desalinhamento leve.

6. Cirurgia. Geralmente é mais difícil corrigir os maxilares de um adulto com tratamentos não invasivos, portanto, o ortodontista pode encaminhar o paciente para uma cirurgia corretiva.

Cuidados bucais durante o tratamento

Colabore com seu dentista na manutenção de sua rotina de higiene bucal enquanto faz o tratamento. As bactérias que causam cárie dentária podem proliferar nos cantos e fendas do aparelho. A verdade é que a mordida cruzada só pode ser corrigida com a ajuda de um profissional de odontologia. Se estiver preocupado com a mordida cruzada ou qualquer tipo de maloclusão, converse com o dentista. Ele pode encontrar o melhor tratamento para seu caso, e você pode cuidar dessa mordida desalinhada.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.