Se você tem um ou mais dentes faltantes, o dentista pode recomendar o uso de próteses. Há opções removíveis como a dentadura, que pode ser retirada para limpar, mas esse tipo de prótese tem uma recomendação específica ― o que, compreensivelmente, torna seu uso impraticável para muitas pessoas. Por essa razão, existem as coroas fixadas em implantes dentários e as pontes, que funcionam mais como os dentes verdadeiros.
Mas entre as coroas sobre implantes e as pontes, qual é a melhor opção para você? Vamos apresentar as semelhanças e as diferenças e vantagens e desvantagens dessas duas opções de prótese fixa, para que seu sorriso seja o mais real possível, mesmo com um ou dois dentes falsos.
Qual a diferença entre coroas e pontes?
A coroa pode cobrir um dente danificado ou cariado de uma pessoa ou ser colocada sobre um implante dentário para substituir um dente faltante. Os implantes dentários são fixações de metal, implantadas cirurgicamente no osso abaixo da gengiva. Esses implantes de metal se fixam no osso por meio de um processo chamado osteointegração (em que o osso se funde ao metal). Esse processo resulta em um suporte estável, no qual você pode confiar enquanto come ou fala.
De acordo com a Cleveland Clinic, o processo de cicatrização após um implante pode levar de 6 a 12 semanas. Em seguida, o dentista colocará um pino de metal (ou pilar de retenção) no implante, sobre o qual a coroa será montada.
Por outro lado, as pontes são utilizadas exclusivamente para substituir dentes faltantes. A ponte é formada por duas coroas ― uma em cada extremidade ― e uma ponte de dentes protéticos que se assentam sobre o espaço deixado pelos dentes faltantes na gengiva. As coroas nas extremidades de uma ponte podem ser colocadas sobre dentes existentes (que precisam ser desgastados pelo dentista para se encaixarem corretamente), ou podem ser fixadas a implantes dentários.
Seja qual for a melhor opção para reposição de dentes no seu caso, saiba que ela pode ser indispensável para a manutenção da sua saúde bucal. Lacunas nas áreas da perda dentária podem fazer com que os dentes restantes comecem a girar ou a se deslocar para os espaços vazios, resultando em uma mordida errada. Além disso, a perda dentária pode provocar doença periodontal e disfunção da articulação temporomandibular (ATM).
Como funcionam as coroas?
Quando uma coroa é colocada sobre um dente danificado, fraco ou cariado, a finalidade é geralmente ajudar a manter seu tamanho, força, forma e aparência. Se você tem algum dente faltante, o dentista pode fazer um implante dentário, sobre o qual será colocada a coroa. A Academia Americana de Implantodontia indica que 3 milhões de norte-americanos possuem algum tipo de implante dentário ― com 500.000 novos casos a cada ano.
A coroa pode ser feita com apenas um material ou uma mistura de vários. A liga de ouro e outras opções de ligas metálicas costumam ser duráveis e econômicas, mas não ficam muito parecidas com os dentes. Coroas de porcelana, resina acrílica e cerâmica podem ficar mais parecidas com os dentes naturais. As opções em resina acrílica e cerâmica são conhecidas por sua durabilidade.
A porcelana é um pouco mais propensa a fraturas e danos, mas quando aderida a uma estrutura metálica, sua resistência pode aumentar, ao mesmo tempo que mantém a estética agradável semelhante à de um dente.
Conheça quatro tipos diferentes de coroas dentárias.
Como funcionam as pontes?
Enquanto as coroas também podem reparar dentes danificados, a única função das pontes é substituir um ou mais dentes ausentes. Para uma ponte, o dentista recobrirá os dentes desgastados ou implantes dentários nas extremidades do espaço deixado pelos dentes faltantes. Os dentes protéticos (chamados de pônticos) ocupam o espaço onde não há dentes entre as coberturas.
Da mesma forma que com coroas dentárias, há várias opções de materiais disponíveis para a confecção da ponte. O dentista é o profissional mais indicado para aconselhá-lo sobre a escolha do material com base em suas necessidades individuais. No entanto, vocês dois vão querer avaliar e discutir vários fatores, como a visibilidade do dente, o custo, a força do material e a aparência da ponte.
Como as coroas são feitas?
Se você precisar de uma coroa para um dente danificado ou cariado, o dentista fará a moldagem de sua arcada dentária. A partir do modelo obtido, o dentista consegue determinar o melhor formato para o novo dente. Geralmente, o modelo da arcada precisa ser enviado a um laboratório, onde será confeccionada a coroa, o que pode levar algumas semanas. Alguns consultórios odontológicos podem fazer a coroa no local, dependendo do material escolhido e da disponibilidade do equipamento necessário. Se o dentista tiver habilidades de CAD/CAM (desenho assistido por computador/fabricação assistida por computador) e você estiver reparando um dente existente danificado, a coroa pode ser feita em uma única consulta.
Como as pontes são feitas?
Antes que o dentista possa confeccionar sua ponte, os dentes nas extremidades da lacuna dos dentes faltantes serão desgastados para diminuir de tamanho para que a ponte caiba neles adequadamente ― a menos, é claro, que a ponte seja colocada sobre implantes. Da mesma forma que com a coroa, o dentista fará a moldagem para obter o molde exato para a ponte.
Usando o molde, o dentista confeccionará a ponte no consultório ou enviará o modelo para um laboratório dentário. O dentista usará coroas ou pontes provisórias para cobrir os dentes preparados enquanto o laboratório confecciona a ponte.
Qual a durabilidade das coroas e pontes?
Às vezes, as coroas e pontes podem ficar folgadas ou cair por causa de danos causados pela mastigação de alimentos duros, gelo ou outros objetos rígidos. Doenças dentárias que causam perda de dentes ou ossos são outra razão pela qual as coroas ou pontes podem ficar folgadas com o tempo.
Entretanto, com bons hábitos de higiene bucal, as coroas e pontes podem durar para toda a vida. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, passe o fio dental e limpe entre os dentes com uma escova interdental ou irrigador dental pelo menos uma vez ao dia e experimente usar outros produtos úteis, como enxaguantes bucais antimicrobianos e raspadores de língua. Não deixe de consultar o dentista para limpezas regulares ― não apenas para manter seus dentes brancos e livres de bactérias, mas também para verificar a saúde da coroa ou da ponte. Se você e seu dentista decidirem por uma coroa ou uma ponte para substituição de dentes, esperamos que os novos dentes façam você sorrir.