A escovação diária e o o fio dental mantêm os dentes limpos e livres de cáries. Mas e se mesmo assim eles perderam o brilho ou estão amarelados? Não se preocupe... Reunimos as melhores opções de clareamento dental para que você possa escolher a que mais gosta – e sorrir ainda mais.
Como escolher o melhor clareador de dentes
Por que os dentes perdem o branco?
Existem dois tipos de descoloração do dente, dependendo da origem:
- Descoloração extrínseca: é normalmente associada a hábitos ou comportamentos, como fumar, beber vinho tinto, café, chá ou refrigerantes, e consumir de alimentos altamente pigmentados, como curry, o que acumula corantes no seu esmalte.
- Manchas intrínsecas: ocorrem no esmalte ou na dentina subjacente, muitas vezes causadas pelo envelhecimento ou distúrbios genéticos, como dentinogênese imperfeita. Seu esmalte se torna mais translúcido com a idade, permitindo que a dentina mais amarela apareça e resultando em uma aparência amarelada.
Então, o clareamento dos dentes é a melhor maneira de tratar a descoloração dos dentes? Depende...Enquanto os dentes amarelos normalmente respondem bem ao clareamento, os dentes manchados de marrom (ou aqueles com coroas, facetas, restaurações ou obturações) podem não reagir da mesma forma.
Quais são os melhores produtos para clarear os dentes?
O orçamento, a causa da descoloração dos dentes e a rapidez com que você verá os resultados são fatores a serem considerados ao selecionar um clareador de dentes. Listamos muitas opções com diversos benefícios:
- Creme dental para remover as manchas: Embora muitos cremes dentais contenham abrasivos suaves que esfregam os dentes e removem manchas superficiais, o creme dental clareador contêm agentes de polimento adicionais que aumentam a remoção de manchas – mas, ao contrário dos clareadores, eles não podem alterar a cor dos dentes. No que diz respeito ao clareamento, os cremes dentais costumam possuir com maior frequência agentes abrasivos em sua composição, impactando assim majoritariamente as manchas extrínsecas, mas sem agentes químicos suficientes para remover manchas intrínsecas.
- Produtos de clareamento de venda livre: Em forma de gel ou tira, os produtos de clareamento de venda livre estão amplamente disponíveis em supermercados ou farmácias. Eles contêm um dos dois clareadores dentais e quebram as manchas em pedaços menores, dando a aparência de dentes mais brilhantes.
- Clareamento no consultório: Ao oferecer uma concentração mais alta de agente clareador do que a dos produtos de clareamento de venda livre, o clareamento em consultório apresenta resultados mais rapidamente do que os métodos caseiros – normalmente em uma sessão, o dentista cobre suas gengivas com um gel protetor ou escudo de borracha e depois aplica clareador aos seus dentes. Vários métodos de clareamento envolvem luzes ou lasers.
- Moldeira de clareamento caseiro: Fazer uma moldeira personalizada é outra opção para iluminar o sorriso. O dentista fornecerá instruções para preparar a moldeira com o gel clareador e por quanto tempo colocá-la na boca. Essas moldeiras também estão disponíveis como produtos de venda livre.
Quais são os riscos do clareamento dental?
O maior efeito colateral experimentado por aqueles que usam clareadores de dentes é a sensibilidade dentinária, que acontece porque o peróxido no clareador pode atingir a camada de dentina dos dentes e irritar o nervo. De acordo com um estudo realizado pela Unicamp, tratamentos de clareamento podem aumentar as chances de irritação gengival.
Embora os efeitos colaterais sejam geralmente temporários, optar por produtos confiáveis, que além de respeitarem as normas impostas pela Anvisa tenham selos de organizações como a Associação Brasileira de Odontologia, continua sendo uma ótima ideia.
Observe que, embora os efeitos dos procedimentos de clareamento dos dentes desapareçam com o tempo, o uso excessivo pode causar danos aos dentes e gengivas. Consulte seu dentista antes de usar produtos para clarear os dentes para evitar causar danos potencialmente sérios ou duradouros aos seus dentes ou à saúde dental.
Embora escolher o melhor clareador de dentes possa ser complicado, há uma opção para quase todos os orçamentos e tipos de descoloração dos dentes. Consulte seu dentista para alcançar o sorriso dos seus sonhos!
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.