Jovem sorrindo contra uma cerca de bambu
Badge field

A escova dental de bambu é ideal para você? | Colgate®

Published date field

Com a crescente preocupação com o meio ambiente, muitas pessoas querem tomar decisões mais conscientes sobre o uso do plástico. Para algumas, a troca da escova dental tradicional por uma de bambu é uma maneira simples de reduzir o consumo de plástico em casa.

O que há de errado com as tradicionais escovas dentais de plástico?  Segundo a National Geographic, mais de 448 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, gerando uma série de problemas, já que o plástico não se decompõe e, muitas vezes, acaba não sendo reciclado. Na verdade, a reciclagem de alguns produtos de plástico ― como canudos e escovas dentais ― é difícil, se não impossível. A escova dental com cabo de bambu é uma escolha melhor para o planeta? Em caso afirmativo, ela é tão eficaz na limpeza dos dentes quanto a escova de plástico?

Como é uma escova dental de bambu?

As escovas dentais de bambu são muito parecidas com qualquer outra escova dental manual que você encontra no mercado ou na farmácia. São compostas por um cabo e cerdas para remover os restos de alimentos e a placa bacteriana dos dentes. A principal diferença entre as escovas dentais de bambu e as de plástico é o material utilizado para fazer o cabo.

Embora as escovas de bambu possam parecer um item novo e ecologicamente correto, na verdade elas são um dos tipos mais antigos de escovas de dentes. Como informa a Biblioteca do Congresso dos EUA , as primeiras escovas dentais com cerdas foram inventadas na China no século XV e tinham cerdas de pelos de javali e cabo de bambu.

Atualmente você encontra cerdas de nylon nas escovas dentais de bambu modernas e algumas ainda podem apresentar cerdas de poliéster. Outras têm cerdas infundidas com carvão ativado, que podem ajudar no branqueamento dos dentes com a remoção sutil de manchas superficiais.

O bambu realmente não agride o meio ambiente?

Ao escolher o material da escova de dentes, leve em consideração a diferença entre o bambu, o plástico e a madeira. O bambu é uma planta que cresce rapidamente, precisa de poucos cuidados e pode se desenvolver sem fertilizantes ou pesticidas.

Quando usado em sua forma bruta, como por exemplo, no cabo de uma escova de dentes, o bambu tem uma pegada ecológica consideravelmente menor em comparação com o plástico. Isso ocorre porque o bambu é biodegradável. Se você remover as cerdas de nylon da escova, pode transformar o cabo de bambu em adubo por meio de compostagem. Há também outras maneiras criativas de reutilizar o cabo das escovas de dentes, como transformá-los em identificadores de plantas para seu jardim. Porém, se as escovas de bambu forem jogadas no lixo, elas não são muito mais favoráveis ao meio ambiente do que suas primas de plástico.

 

Uso e cuidado de uma escova dental de bambu

Você pode usar uma escova dental com cabo de bambu da mesma forma que usaria uma de plástico e deve ter as mesmas considerações em mente. Ao escolher sua escova de dentes, preste muita atenção ao tamanho da cabeça, ao formato do cabo e ao tipo de cerdas. O ideal é escolher uma escova com cerdas macias e com uma cabeça que se encaixe confortavelmente em sua boca. O cabo deve ser fácil de segurar.

É recomendável substituir as escovas de bambu com a mesma frequência que qualquer outro tipo de escova de dentes. A Associação Americana de Odontologia recomenda que a escova seja trocada por uma nova a cada três ou quatro meses ou assim que as cerdas estiverem visivelmente desgastadas ou danificadas. Trocar sua escova de dentes antiga por uma nova ajudará a manter seus dentes o mais limpos possível.

Se você está em dúvida se deve trocar sua escova por uma de bambu, converse com o dentista. Ele pode ajudá-lo a escolher a escova de dentes ideal para você, além de dar outras orientações para que você mantenha a boca saudável enquanto cuida do planeta.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.