Quer você seja um amante de tatuagens com falta de espaço no corpo para uma nova ou alguém que queira aderir a uma tendência peculiar, as tatuagens na parte interna dos lábios são sempre uma opção. Essa delicada área de tatuagem é singular pelo fato de que a tinta não será exatamente permanente e os resultados podem ser imprevisíveis em relação à forma como ela penetrará. Além disso, é fácil manter limpo a maioria dos locais de tatuagem no corpo à medida que cicatrizam, enquanto a boca está constantemente cheia de bactérias, saliva, mudança de pH e outras coisas mais, portanto, os cuidados posteriores podem ser um desafio. Mas se você está disposto a aderir essa forma distinta de autoexpressão, leia as dicas de preparação e cuidados, e você estará pronto para começar!
O que você precisa saber sobre a tatuagem nos lábios
Como cuidar da tatuagem nos lábios
- Tenha cuidado com alimentos e bebidas.
Qualquer coisa que você comer e beber depois de fazer uma tatuagem nos lábios tem o potencial de irritá-los. Principalmente no início, evite qualquer bebida ou alimento ácido, pois a acidez pode começar a degradar a tinta da tatuagem, causando o desbotamento. Um enxaguante bucal pode ajudar a neutralizar o pH de qualquer bebida e alimento ácido na boca. Além disso, fique longe de alimentos apimentados ou bebidas excessivamente quentes que possam causar irritação. - Enxágue a boca.
É extremamente importante usar enxaguante bucal, de preferência sem álcool, várias vezes ao dia para evitar que bactérias nocivas causem infecções na área da tatuagem. Enxágue a boca toda vez que comer, e principalmente depois de fumar. - Siga as orientações.
O tatuador lhe dará orientações de cuidados específicos depois do procedimento para garantir que sua tatuagem labial cicatrize corretamente. Os cuidados podem incluir aplicar uma pomada, manter a área seca e não remover as crostas que se formam sobre a área.
Considerações finais
A coisa mais importante a lembrar é que as bactérias são seu maior inimigo. Mantenha sua boca limpa com escovação regular, fio dental e bastante enxaguante bucal para evitar infecções. Se sua gengiva começar a ficar irritada, marque uma consulta com o dentista. Fique atento também quanto a reações alérgicas ou problemas de inflamação, como granulomas, e converse com o médico.
Contanto que você esteja cuidando de sua tatuagem nos lábios, deve ser bom exibi-la — ou guardá-la para si. Essa é a graça, não é mesmo?
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.