A primeira pergunta que vem é: o tratamento de canal dói? A resposta é não! Isso porque ele não é a fonte real da dor sentida pela maioria dos pacientes. Na verdade, o tratamento de canal tem como primeiro objetivo justamente aliviar essa dor.
O fato é que a dor acontece porque o tecido (como a polpa) lesionou ou infeccionou, muito possivelmente por conta de uma cárie no local.
Os tratamentos de canais removem essa polpa inflamada.
Limpam a área.
E eliminam a infecção, aliviando a dor.
Embora o dente e a área ao redor possam ficar doloridos por alguns dias, seu(a) dentista poderá prescrever medicamentos para aliviar os sintomas e permitir que você volte a fazer suas atividades normalmente.
Mas, antes de qualquer coisa, lembre-se dos cuidados com sua higiene bucal! A pasta de dente Colgate Sensitive Pro Alívio, por exemplo, ajuda a aliviar os problemas de dor de dente causados pela sensibilidade, enquanto elimina as bactérias da sua boca.
Sim, é normal sentir dor depois de um tratamento de canal.
Essa é uma reação que acontece por conta da delicadeza do procedimento. No entanto, a dor tende a diminuir ou até desaparecer de 2 a 3 dias depois da cirurgia.
Aí vem a parte boa: é possível, sim, aliviar a dor de dente do canal. Acompanhe as 3 dicas a seguir e anote para não esquecer:
Se você estava se perguntando como melhorar a dor de dente do canal, saiba que um bom analgésico pode ajudar!
Isso porque este tipo de remédio é bastante eficaz em sintomas de dores agudas como:
Inflamações.
Febres.
A dica é que você utilize algum analgésico recomendado por seu(a) dentista e faça uso de acordo com a bula.
O que fazer para aliviar a dor de dente do canal na hora de dormir?
A resposta é simples: você deve dormir com a cabeça elevada, já que essa posição ajuda a diminuir a dor e o inchaço. Afinal de contas, ninguém merece ter o sono atrapalhado com esse tipo de dor, não é mesmo?
Antes de dormir, não se esqueça de fazer sua rotina de cuidados e higiene bucal com produtos de qualidade como a pasta de dente Colgate Total 12 Gengiva Reforçada, que ajuda a:
Fortalecer a gengiva.
Eliminar bactérias.
Manter sua boca saudável, com aquele hálito fresco.
E claro, nada substitui um atendimento odontológico de qualidade, feito por especialistas, quando o assunto é como aliviar a dor de dente após canal.
Se você realizou o tratamento de canal e a dor persistiu após o procedimento, procure seu(a) dentista! Ele(a) com certeza vai te ajudar a resolver o problema da melhor forma possível.
E por último, depois de feito o tratamento de canal, é essencial que você compareça às consultas de manutenção. Só assim seu(a) dentista poderá avaliar se o procedimento deu certo ou se algo precisa ser feito, no caso de dores após canal.
E, por último, nossa dica é que você mantenha seus cuidados diários em casa através de uma boa saúde bucal. Com os itens da linha Periogard da Colgate, você ajuda a prevenir os problemas na gengiva* *causados por bactérias como o sangramento, e ainda conta com fórmula avançada que ajuda a remover a placa bacteriana. Fica a dica!
Alguns sintomas podem indicar que a dor que você sente é referente ao tratamento do canal. Dentre eles, estão a sensibilidade na mastigação, dor em outros dentes, dor contínua que não passa facilmente e dentes sensíveis em temperaturas muito quentes ou frias.
A dor acontece porque o paciente provavelmente possui uma cárie no dente e a polpa já está em fase de exposição.
Ao mastigar um alimento, por exemplo, essa dor fica ainda mais evidente e pode demorar horas para passar.
A melhor solução é buscar atendimento odontológico o quanto antes.
Seu(a) dentista poderá trazer um diagnóstico mais preciso, indicando o que precisa ser feito. Se você não puder ir ao(a) dentista imediatamente, algumas soluções caseiras podem ajudar até lá.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.