A gengiva vermelha pode ser causada por uma combinação de fatores. O uso de medicamentos e as mudanças hormonais estão nessa lista, mas é mais comum que ela tenha relação com a má higiene bucal, que pode desencadear a gengivite.
Mas antes de você saber mais sobre as principais causas, vale um alerta:
Apesar de a gengiva avermelhada indicar uma inflamação, a observação deve sempre levar em conta a tonalidade natural da sua gengiva. Por exemplo, em pessoas brancas, por exemplo, a cor rosada indica que a gengiva está saudável, mas um tom mais forte é um sinal de atenção.
Já em pessoas negras, a coloração pode não ter uma mudança significativa. Por isso, é importante prestar atenção a outros sinais, como sensibilidade, inchaços e dores que podem surgir de repente na gengiva.
Ou seja, a cor da gengiva pode variar de pessoa para pessoa, portanto, não existe um parecer definitivo sobre qual cor é saudável e qual não.
Então, preste atenção em todos os sinais, combinado?
Existem dezenas de problemas bucais que podem mudar a aparência de lábios, dentes, língua e gengiva. Nesse último caso, a gengiva vermelha é uma das condições que mais causam incômodo e desconforto.
O acúmulo de placa bacteriana tem influência direta nisso, mas não é a única causa do problema. Veja o que pode deixar a gengiva vermelha ao redor do dente, e saiba quais são os melhores tratamentos.
A gengivite surge quando restos de alimentos começam a se acumular nos dentes e na gengiva, criando condições ideias para o desenvolvimento da placa bacteriana, a película que começa a se proliferar devido à falta de uma higiene bucal ideal.
Quando ela não é removida – por meio da escovação diária ou no consultório –, acontece uma irritação seguida de inflamação, deixando a gengiva avermelhada.
A boa notícia é que o tratamento de gengivite envolve simples mudanças de hábitos.
Ao consultar um(a) dentista, é possível ter as orientações corretas para melhorar a higiene bucal, com escovação, fio dental e enxaguante antisséptico.
Se a higiene bucal não for levada a sério mesmo após a gengivite, o quadro pode evoluir para uma condição ainda mais grave, a periodontite. Além de dor na gengiva, ela pode causar danos maiores nas estruturas de suporte dos dentes.
Outros sintomas que podem surgir e causar muito desconforto são:
retração gengival: com a exposição das raízes;
mau hálito: por conta do acúmulo de bactérias entre os dentes e a gengiva;
sensibilidade: causando dor ao comer alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.
O tratamento é feito com o(a) periodontista, dentista especializado em doenças periodontais. Ele(a) pode remover a placa e o tártaro das bolsas periodontais, além de tratar os danos nos dentes – com antibióticos ou cirurgia para retirar os tecidos danificados.
A falta de higiene na boca provoca um efeito “bola de neve”. Ou seja, os restos de comida vão se acumulando entre os dentes e na gengiva, os germes e as bactérias vão se multiplicando nessa sujeira e, por fim, as inflamações começam a tomar conta da boca.
Nesse ciclo, é comum que a gengiva sofra bastante. Isso porque a resposta inflamatória do corpo pode deixar a gengiva muito vermelha e frágil, o que pode abrir espaço para a gengivite e a temida periodontite.
Quer evitar tudo isso?
Então, veja o passo a passo que serve para toda a vida:
escove os dentes pelo menos três vezes ao dia;
passe o fio dental entre os dentes;
finalize a limpeza com um bom enxaguante bucal.
As mudanças hormonais também podem contribuir para os problemas gengivais, incluindo a gengivite, que, como você viu, pode deixar a gengiva avermelhada e dolorida.
Na gravidez, por exemplo, a mulher pode notar o aumento nos níveis de estrogênio e progesterona. Essa alteração na distribuição dos hormônios pode deixar a gengiva mais sensível e vulnerável a inflamações.
Mas não é só na gestação que isso é comum. Essa condição também pode surgir durante a menstruação, na menopausa, ou bem mais cedo, ainda na puberdade.
Seja em qual fase da vida a gengiva vermelha e doendo, uma coisa é certa: usar produtos de qualidade é fundamental para ter uma boca sempre saudável!
Com a linha Colgate PerioGard, por exemplo, você ganha poderosos aliados para ter uma saúde bucal de dar inveja, e ainda consegue prevenir a incômoda gengiva vermelha.
É uma linha com escova, creme dental e enxaguante bucal. Ou seja, tudo o que você precisa para cuidar da sua gengiva e da boca. Conte com para te auxiliarem a prevenir o sangramento na gengiva, da placa bacteriana e da temida gengivite!
Apesar de não causarem diretamente a vermelhidão da gengiva, algumas doenças deixam o organismo mais frágil, desordenado e exposto a problemas na gengiva. Alguns exemplos são a diabete, leucemia, lúpus e HIV.
Se a sua gengiva já estiver inflamada, o melhor caminho é procurar um dentista. No consultório, ele vai analisar o seu caso e propor o tratamento mais adequado. Em casos mais graves, talvez seja necessário usar antibióticos para tratar a inflamação. Caso contrário, uma boa rotina de higiene bucal já pode melhorar o quadro inflamatório!
Escovar regularmente os dentes, passar o fio dental e fazer bochechos com enxaguante bucal ajudam a reduzir a quantidade de bactérias na boca. Se a dor persistir, tente aplicar uma compressa fria sobre a gengiva para aliviar (use por cerca de 15 minutos e faça intervalos) e procure um dentista
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.