Mulher colocando creme dental na escova de dentes
Badge field

Você deve usar creme dental para dentes sensíveis sem hortelã?

A hortelã tem um sabor inconfundível e uma refrescância que deixam a sua boca com uma sensação de nova. Mas será que esse ingrediente natural pode causar ou piorar a sensibilidade dos dentes? Quem tem essa condição pode até pensar que vale a pena mudar para um creme dental sem hortelã para prevenir eventuais incômodos.

Mas isso não é necessário. Isso porque a hortelã, ao contrário do que as suas características possam sugerir, não é uma substância irritante para os dentes. Aliás, sempre fale com o(a) dentista no consultório quando tiver dúvidas como essa.

A seguir, você vai entender melhor essa história.

A hortelã faz algum mal para dentes sensíveis?

Embora seu cheiro forte e sabor marcante possam dar a ideia de que a hortelã irrita os dentes de alguma maneira, é importante você saber que não há provas de que ela tenha um efeito na sensibilidade dentinária. Pelo que se sabe, a hortelã não piora a sensibilidade nos dentes. Mas, tem um porém. Dependendo da intensidade de sensibilidade dos seus dentes, tipos mais fortes de hortelã em quantidades excessivas podem causar um certo desconforto. Aliás, sabia que você pode fazer um autoteste de sensibilidade criado pela Colgate para você ter uma vida sem dor?

Nesse teste, você descobre os efeitos dos alimentos nos dentes, como os ácidos. No caso da hortelã, embora não existam estudos conclusivos quanto a sua relação com incômodos na boca, o certo é que você pode encontrar diferentes tipos para provar. E algumas são mais fortes do que outras. Por isso, aproveite esse conteúdo para descobrir quais são esses outros tipos, assim como suas principais características.

Conheça diferentes tipos de hortelã

Embora os dois tipos mais comuns de hortelã usados nas pastas de dente sejam a hortelã-pimenta e a hortelã-spearmint, você pode descobrir novas opções (e seus efeitos refrescantes) perguntando nos mercados ou lojas que frequenta pelos nomes que verá na sequência.

  • Hortelã-pimenta Como dito antes, essa é a mais comum. Por isso, é a mais usada na culinária e em produtos com sabor de hortelã, como pasta de dente. Ela tem um sabor mais forte e poderoso do que a hortelã-spearmint, com um sabor quase picante.
  • Hortelã-spearmint Essa é uma variedade bem menos intensa. Em vez do sabor forte e acentuado da hortelã-pimenta, a hortelã-spearmint tem um sabor fresco e levemente adocicado.
  • Hortelã-maçã Com forte aroma, a hortelã-maçã tem folhas arredondadas e rugosas, com flores na cor rosa-lilás. E seu sabor é mais suave e doce do que muitos outros tipos de hortelã. Aliás, ela é excelente para dar sabor a saladas, inclusive como complemento à maçã.
  • Hortelã-chocolate Se você gosta de chocolate, esta hortelã é para você. Ela tem folhas verdes, caules marrons escuros e um aroma de chocolate. Não por acaso, esta hortelã harmoniza bem com sorvete de baunilha na sobremesa.

Curiosidade: a gaultéria e suas diferenças Embora a gaultéria seja muitas vezes agrupada junto à hortelã, ela é, na verdade, um tipo de baga. E o erro acontece porque seus sabores são semelhantes. Além disso, a gaultéria tem um composto aromático parecido ao da hortelã.

Apesar do seu sabor forte, a hortelã e especialmente o creme dental com esse ingrediente não é conhecido por causar a sensibilidade dental. Antes de tomar qualquer decisão, converse com o seu dentista sobre a melhor pasta de dente para sensibilidade para o seu caso.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.