A odontologia estética é um método de cuidados bucais profissionais que se concentra em melhorar a aparência dos dentes. Embora os procedimentos de odontologia estética sejam geralmente eletivos e não essenciais, alguns tipos de tratamento também oferecem benefícios restauradores. Conheça os procedimentos mais comuns e como eles funcionam.
Cinco procedimentos úteis de odontologia estética que você deve conhecer
1. Inlays e onlays
Esses procedimentos de odontologia estética, também conhecidos como restaurações indiretas, são feitos em um laboratório de prótese. São usados quando um dente apresenta cárie leve a moderada ou estrutura insuficiente para suportar uma restauração. Quando não há danos às cúspides do dente, o inlay é colocado diretamente sobre a superfície dentária. Entretanto, quando uma cúspide ou porção mais significativa do dente é danificada, o dentista pode usar um onlay para cobrir toda a superfície.
Antigamente, os inlays e onlays eram feitos de ouro, mas hoje em dia costumam ser feitos em um laboratório de prótese dentária usando um composto de porcelana ou cerâmica e são fixados aos dentes com cimento dental adesivo. Fornecem suporte para fortalecer os dentes, restaurar seu formato e evitar qualquer cárie ou deterioração posterior.
2. Restauração adesiva
A restauração adesiva refere-se ao reparo de dentes cariados, danificados ou manchados com resina composta, um material que se assemelha à cor do esmalte dos dentes. O dentista perfura o dente com cárie, aplica a resina composta em sua superfície e depois o esculpe no formato adequado antes de endurecê-lo com o auxílio de uma luz de alta intensidade. Esse procedimento cobre efetivamente os danos no dente, conferindo-lhe a aparência de um dente saudável. A restauração adesiva é um dos procedimentos de odontologia estética menos caros disponíveis para pacientes com dentes cariados, lascados, quebrados e com bordas desgastadas.
3. Facetas dentárias
Normalmente fabricadas com porcelana de grau médico, as facetas dentárias são uma espécie de capa feita sob medida colocada sobre os dentes naturais. São muito parecidas com o dente natural e podem resolver diversos problemas estéticos, desde dentes tortos a rachaduras ou danos no esmalte, até lacunas perceptíveis entre dois dentes. O dentista aplica a faceta na frente de cada dente usando um adesivo dental.
4. Clareamento dental
O clareamento dental é um dos procedimentos mais populares da odontologia estética. Pode ser realizado no consultório odontológico, muitas vezes em uma única consulta. Primeiro, o higienista dental remove a placa bacteriana, o tártaro e outros resíduos da superfície de cada dente, restaurando sua aparência natural. Em seguida, os dentes podem ser clareados com um produto clareador para obter uma tonalidade ainda mais clara do que a cor original.
Com o passar dos anos, os dentes ficam manchados e desgastados por alimentos, bebidas, medicamentos e hábitos pessoais, como o hábito de fumar. O clareamento reveste os dentes, e tal procedimento pode ser feito no consultório odontológico ou em casa. Além disso, os pacientes podem usar um creme dental para obter o mesmo efeito em uma a duas semanas. Esse produto serve para clarear os dentes em mais de três tons depois de duas semanas de uso e obtém melhores resultados em quatro semanas.
5. Implantes
Os implantes dentários são usados para substituir dentes perdidos ou danificados. Não melhoram apenas a estética, mas também a funcionalidade que foi perdida devido a ausência de um ou mais dentes. O dentista insere um pequeno pino de titânio no osso, no local do dente faltante, que servirá de suporte para uma coroa. Os implantes são quase indistinguíveis dos dentes naturais vizinhos. Assim que o osso e os tecidos que dão suporte ao dente se fundem ao implante, ele é permanentemente fixado no lugar. Os pacientes precisam adotar uma rotina de higiene bucal cuidadosa durante o período de colocação do implante e após a conclusão do procedimento para remover a placa bacteriana e os restos de alimentos da área.
Se você está pensando em fazer algum procedimento odontológico estético, é fundamental encontrar um dentista especialista nessa área que ofereça especificamente a opção em que você está interessado. Esse especialista fornecerá mais orientações sobre os procedimentos mais adequados para você.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.