mulher jovem tapando a boca com as mãos
Badge field

Trimetilaminúria, o odor de peixe e o mau hálito

Published date field

A halitose ou mau hálito pode criar situações sociais constrangedoras para algumas pessoas. O mau hálito geralmente tem origem na cavidade bucal, mas em casos raros, pode ser um problema sistêmico. Uma dessas causas é uma doença genética chamada trimetilaminúria, que é um distúrbio metabólico do trato gastrointestinal, de acordo com a revista International Journal of Oral Science. Saiba mais sobre esse distúrbio e como ele afeta sua saúde bucal.

Genética

Se você tem esse distúrbio, apresenta uma deficiência enzimática hereditária. As bactérias do estômago produzem trimetilamina a partir dos precursores de N-óxido de trimetilamina e colina. A trimetilamina tem um odor de peixe, mas normalmente é reconvertida em N-óxido de trimetilamina no fígado pela ação de uma enzima, e esse subproduto é tipicamente inodoro.

Entretanto, se você apresentar deficiência dessa enzima, ocorre um acúmulo de trimetilamina, que é excretada na urina. Embora grande parte da trimetilamina seja eliminada na urina, ela também pode estar presente no suor e no hálito, causando um odor característico de peixe. A combinação do mau hálito com o odor corporal pode diminuir sua autoestima.

Diagnóstico e tratamento da trimetilaminúria

A fim de estabelecer o diagnóstico, o médico deve descartar outros distúrbios que possam estar causando os odores corporais incontroláveis. Em caso de suspeita de trimetilaminúria, uma amostra de urina é analisada para determinar os níveis de trimetilamina e N-óxido de trimetilamina.

Os sintomas da trimetilaminúria são controlados com adequações na dieta, como evitar peixes e outros alimentos ricos em N-óxido de trimetilamina. Às vezes são prescritos antibióticos para tentar corrigir a microbiota (ou as bactérias) do estômago. O carvão ativado também pode ser usado para tentar se ligar à trimetilamina no estômago.

Efeitos na saúde bucal

Embora não haja nenhum efeito negativo conhecido ou documentado da trimetilaminúria nos dentes ou na gengiva, o distúrbio é uma causa potencial de mau hálito. A língua é a área com maior probabilidade de abrigar bactérias que causam mau hálito, portanto, uma escova dental com limpador de língua pode ajudar a eliminá-las. No entanto, não se esqueça de que esse é um problema médico que requer a intervenção do médico e do dentista.

Para manter o mau hálito à distância, não importa sua origem, a boa higiene bucal é um importante fator. Considere uma rotina diária de cuidados com o uso de enxaguante bucal e creme dental e invista em uma escova de dentes de qualidade para refrescar seu hálito e restaurar sua confiança.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.