A doença periodontal em diabéticos é muito comum e pode causar riscos que vão além da saúde bucal, como dificultar o controle glicêmico.
Diante disso, neste artigo vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto:
Conceito de diabetes mellitus
Como o diabetes pode influenciar na saúde bucal
Cuidados necessários com a gengiva e os dentes
Continue a leitura e compreenda mais!
Para começar, vamos entender o diabetes mellitus
O diabetes mellitus tem como característica o desequilíbrio do metabolismo, começando pelo processamento dos carboidratos, o que resulta em um quadro de hiperglicemia que é quando o nível de glicose no sangue é superior ao considerado normal.
E qual é a influência do diabetes na doença periodontal?
O diabetes influencia na doença periodontal por conta de sua característica de alteração no metabolismo, influenciando na glicemia que em altas concentrações pode reduzir o fluxo sanguíneo na região do periodonto, provocando alterações.
Aumento da gravidade das doenças periodontais
Complicações do diabetes, como dificuldade de cicatrização podem aumentar a gravidade das doenças periodontais, dificultando a redução do quadro inflamatório e o tratamento.
Idade do paciente
Durante e logo após a puberdade o controle da glicemia pode ser mais difícil, pode influenciar ainda mais no surgimento ou piora da doença periodontal.
Tipos de diabete
O diabetes do tipo I, cenário em que há uma diminuição ou ausência de produção de insulina, é o mais crítico quando o assunto é influência para o desenvolvimento de doenças periodontais.
Controle glicêmico
A hiperglicemia diz respeito a altas taxas de glicemia de difícil controle e pode ser responsável por dificultar o tratamento de doenças periodontais.
Quais cuidados são necessários?
Os cuidados necessários para quem tem diabetes e deseja prevenir o avanço de doenças periodontais envolve as seguintes ações:
Higiene bucal após as refeições, com uso de fio dental e enxaguante bucal, com produtos adequados para os cuidados com a gengiva, como a linha Colgate PerioGard.
Visita regular ao(à) dentista para cuidados preventivos como a limpeza, profilaxia
E não se esqueça: consultar um(a) endocrinologista é fundamental!
O acompanhamento com um(a) endocrinologista em caso de diabetes é fundamental para controle glicêmico e demais sintomas em decorrência dessa condição.
Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre a relação entre diabetes e doença periodontal,cuide da sua higiene bucal com o creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio.
Dúvidas frequentes sobre diabetes e doença periodontal
Toda pessoa que tem diabetes desenvolve doença periodontal?
Não necessariamente, mas é bem comum que pessoas com diabetes desenvolvam doença periodontal e por esse motivo os cuidados com a higiene bucal precisam ser intensificados.
Qual a relação entre diabetes e doença periodontal?
A oscilação no índice glicêmico, principalmente no cenário de hiperglicemia, pode piorar inflamações em estágio inicial na gengiva, ocasionando a periodontite.
Como tratar periodontite em diabéticos?
A principal forma de tratamento é a eliminação da placa bacteriana a partir de raspagem na gengiva, procedimento a ser realizado por um(a) dentista.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.