mulher bebendo agua com dente sensível após restauração
Badge field

Dente sensível após restauração: veja 7 formas de lidar com o incômodo!

A sensibilidade é um dos problemas bucais mais comuns. Porém, esse incômodo pode aumentar depois de alguns procedimentos odontológicos. Por exemplo, é normal ficar com o dente sensível após restauração, por ser um processo invasivo no local.

Esse tipo de procedimento é feito para reparar alguma parte danificada do dente. Ou seja, o dentista vai remover essa região e preencher com outro tipo de material. Nesse processo, pode ser que seus dentes sofram com a sensibilidade na região afetada.

Saiba que existem algumas coisas a serem feitas para lidar com a sensibilidade e dar adeus a esse incômodo. São alguns cuidados simples de serem feitos mas que podem te ajudar. Nesse artigo, vamos apresentar sete formas de lidar com o dente restaurado sensível e amenizar o desconforto. Confira!

O que é restauração dental e quando é necessária?

Antes de passarmos para as formas de amenizar a sensibilidade, é importante entender um pouco sobre esse procedimento. Isso vai servir para saber o que deixa o dente sensível após restauração.

A restauração dental é um procedimento em que o dentista remove a parte danificada do dente, devolvendo sua estrutura comprometida. Além disso, ele ajuda a evitar que apareça uma nova deterioração na região. Geralmente, ela fecha os espaços que aparecem na região com um material restaurador.

Esse material é formulado por diferentes compostos. Os mais comuns são feitos com porcelana ou uma resina composta na cor do dente. Ainda, podem ser usadas amálgamas feitas com liga de mercúrio, prata ou cobre. Também utiliza-se uma coroa dentária, que é uma prótese fixa para substituir ou restaurar o dente.

É comum fazer restauração no dente para devolver sua saúde e estrutura após sofrer com algumas condições. E será o dentista que irá avaliar e indicar o tratamento. As mais comuns são:

  • cáries.

  • fraturas.

  • desgastes e erosão.

 

Ele é um procedimento intenso, usado quando outros não fazem mais efeito. Por exemplo, quando a parte danificada do dente não pode ser restaurada com limpeza pesada na região. Outro tipo de tratamento anterior à restauração é com flúor, que pode ajudar a remover as cáries.

É normal ter sensibilidade no dente depois da restauração?

Mesmo sendo uma técnica muito comum na odontologia, a restauração traz alguns efeitos após seu procedimento. Nesse sentido, não se assuste se você sair de seu dentista com algum incômodo. Saiba que é normal sentir sensibilidade no dente depois de fazer restauração.

Isso ocorre porque a raiz e a polpa do dente ficam mais sensíveis depois da restauração. O nervo pode ficar exposto durante o procedimento e a polpa ficar irritada no processo. Em alguns casos, quando o procedimento acontece muito perto dos nervos, isso pode trazer uma maior sensibilidade após restauração.

Por conta disso, é comum ficar com sensibilidade nos dentes. É um processo invasivo, que pode gerar desconforto na região afetada. Porém, essa sensibilidade desaparece depois de alguns poucos dias ou semanas. Caso ela fique mais intensa ou prolongada, procure o seu dentista.

7 formas de cuidar do dente sensível após restauração

Agora que você já sabe tudo sobre esse procedimento, é hora de aprendermos como cuidar do dente sensível após restauração. Separamos sete maneiras super simples e práticas que vão ajudar a amenizar esse incômodo. Vamos lá?

Cuide da higienização

A higienização é fundamental para a saúde bucal. Ela é ainda mais importante para não deixar o dente doendo após restauração. Por isso, mantenha uma rotina saudável de higiene, escovando seus dentes três vezes ao dia. Além disso, não esqueça de passar o fio dental diariamente para intensificar seus cuidados.

Mastigue mais devagar

O dente restaurado doendo ao mastigar é uma condição normal, mas tem como evitar. Procure mastigar um pouco mais devagar, evitando usar o lado da boca em que a restauração foi feita. Isso ajuda a amenizar a pressão que pode existir na região, que aumenta a sensibilidade no decorrer do tempo.

Evite alimentos muito duros ou doces

No processo de recuperação do processo, deixe de lado alimentos muito duros ou doces. O dente restaurado está sensível, e o consumo desse tipo de comida pode intensificar o incômodo na região. Isso também vale para refrigerantes e balas, por exemplo. São produtos que geram maior crescimento de bactérias na restauração.

Mantenha a boca fechada ao mastigar

Lembra quando você era criança, e mandavam mastigar de boca fechada? É algo que também pode ajudar aqui. Manter a boca fechada na hora da mastigação ajuda a aliviar a pressão causada pelo procedimento, e reduz as fisgadas no dente restaurado.

Não coma alimentos gelados

A sensação mais comum de sensibilidade é com estímulos térmicos. Isso vale para aqueles alimentos bem gelados, como picolés ou bebidas com gelo. Seu contato com a região afetada pode deixar o dente latejando depois da restauração. Por isso, deixe para tomar seu sorvete preferido depois da recuperação.

Consulte um profissional de sua confiança

Caso a dor de dente após restauração fique muito intensa, não deixe de procurar um profissional de sua confiança. O dentista vai conseguir elaborar o melhor método de tratamento para aliviar as dores causadas pela sensibilidade. Além disso, não demore para procurar ajuda.

Para amenizar o incômodo do dente sensível após restauração, conte com o creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio.

 

Dúvidas frequentes sobre dente sensível após restauração:

É normal sentir dor no dente quando a restauração é antiga?

Não é comum sentir dor no dente restaurado há algum tempo, apesar de possível. A restauração pode se soltar, desgastar ou até mesmo fraturar depois de algum tempo. Isso pode causar dores e sensibilidades na área atingida, por conta da exposição da raiz do dente. Quando identificar a dor, procure um dentista.  

Qual a frequência de revisão da restauração?

A frequência de revisão da restauração dental depende de cada caso. Ela vai variar de acordo com a situação inicial do dente, ou do tipo de material usado nesse procedimento. Nesse sentido, é importante procurar um dentista de confiança para entender quais são os períodos de revisão da restauração. 

Depois da restauração, o que é bom evitar?

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a sensibilidade após restauração. Faça a higiene correta da região bucal, com escovação três vezes ao dia e uso do fio dental diariamente. Além disso, evite o consumo de alimentos doces ou muito duros. Por fim, cuide na hora de mastigar e na pressão em cima da restauração.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.