Há alguma falha no seu sorriso que o deixa maluco? Você não está sozinho. Quase metade de todos os adultos nos Estados Unidos já extraíram pelo menos um dente e 43,1% dos adultos com 65 anos ou mais perderam seis ou mais dentes, informa um artigo publicado na revista The Journal of Prosthetic Dentistry. A prótese parcial removível pode ser uma opção de baixo custo para restaurar de forma rápida seu sorriso (sem a necessidade de uma cirurgia bucal), mas não deixe de discutir com o dentista ou protesista para saber qual a melhor opção para você.
O que é uma prótese parcial?
A prótese parcial é um tipo de dispositivo protético, diferente das pontes dentárias, composto por dentes artificiais presos a uma estrutura metálica. A estrutura metálica fixa-se aos dentes naturais nos dois lados da boca, como se fosse um retentor. A prótese pode ser facilmente removida, podendo ser retirada à noite para uma limpeza completa, informa Associação Canadense de Odontologia.
Melhores maneiras de limpar as próteses parciais
É preciso escovar a prótese parcial todos os dias para remover a placa bacteriana e ajudar a evitar manchas nos dentes postiços. O ideal é usar uma escova própria para a limpeza de próteses dentárias. Uma escova para prótese tem cerdas especificamente dispostas para se adaptarem ao formato da prótese, mas uma escova dental comum de cerdas macias também pode ser usada. Só não use uma escova com cerdas duras, pois pode danificar a prótese.
Você pode usar um sabonete para as mãos ou sabonete neutro para limpar a prótese. Outros produtos de limpeza doméstica e muitos cremes dentais são muito abrasivos e podem danificá-la.
Ao limpar a prótese parcial, segure-a sobre uma toalha ou uma pia cheia de água, para o caso de uma queda acidental. Enxágue-a bem para remover as partículas soltas de alimentos. Molhe a escova e aplique o limpador de próteses. Escove as superfícies da prótese com cuidado, para evitar danificar o plástico ou dobrar o metal.
Antes de recolocar a prótese parcial, escove os dentes, a gengiva, a língua e o céu da boca com uma escova de cerdas macias. A escovação estimula a circulação sanguínea nos tecidos e ajuda a remover a placa bacteriana.
Como cuidar da prótese parcial
Cuidar da prótese parcial requer mais do que a higienização. A prótese pode perder seu formato adequado se não for mantida úmida. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), as próteses devem ser deixadas de molho em água morna ou uma solução apropriada durante a noite. Isso também ajuda a mantê-las ainda mais limpas.
As próteses parciais são bastante frágeis. Caso sejam danificadas, não tente ajustá-las ou consertá-las você mesmo. This could change the fit of your denture, causing irritation and sores. O uso de um kit de manutenção ou cola de venda livre pode danificar o dispositivo em vez de consertá-lo.
Se sua prótese não se encaixar mais adequadamente, quebrar ou rachar ou se um dos dentes se soltar, vá ao dentista imediatamente. Na maioria das vezes, esse profissional consegue fazer os ajustes necessários. Se o reparo necessário não for algo simples, a prótese precisará ser enviada a um laboratório especial.
Complicações com próteses parciais
Alergias
Pessoas alérgicas ao níquel ou a outros metais podem ter reações à estrutura metálica de fixação da prótese parcial. Um artigo publicado na revista Journal of International Society of Preventive & Community Dentistry explica que a alergia ao níquel pode causar uma sensação de queimação na boca. Outros sintomas incluem inchaço e dormência da gengiva.
Consulte o dentista se desconfiar que tem alergia a metais. As próteses parciais sem metal, feitas de resina termoplástica, podem ser uma opção mais adequada. Esse tipo de prótese é fixado com grampos de resina em vez de uma estrutura metálica.
Deslocamento
O deslocamento da prótese é um problema comum. As pessoas levam um tempo para se acostumar com uma prótese nova. A princípio, a prótese parcial pode sair do lugar quando você fala ou come. Mas se ela continuar a escorregar, pode haver um problema de ajuste que precisa ser resolvido pelo dentista. Por exemplo, a estrutura metálica ou os grampos de resina podem não estar se encaixando de forma adequada para manter a prótese no lugar.
O deslocamento da prótese também pode acontecer se ela já estiver sendo usada por algum tempo. Com o passar do tempo, os dentes que restam na boca podem se deslocar ou a gengiva pode retrair. Com isso, a prótese que antes se encaixava perfeitamente pode começar a ficar folgada e desconfortável. Se isso acontecer, procure o dentista. A prótese pode ser ajustada ou refeita, se necessário. Em alguns casos, um adesivo fixador de prótese pode ajudar.
O cuidado com a prótese parcial requer apenas um pouco de tempo e esforço para mantê-la em excelente estado. Se você usa uma prótese parcial, cuide dos dentes ― e da boca inteira ― como faria normalmente, evitando alimentos açucarados e ácidos, bebendo muita água e, é claro, sorrindo o máximo possível!