Uma mulher está bebendo do copo

Feridas na boca por colite ulcerativa

Você foi diagnosticado com doença inflamatória intestinal (DII)? O diagnóstico correto ajudará você a encontrar o melhor tratamento e alívio para seus sintomas. Se você tem colite ulcerativa — um dos tipos de DII — pode notar feridas dentro da boca, nas bochechas e na gengiva. Saiba mais sobre a colite ulcerativa e como ela afeta sua saúde bucal.

O que é DII?

As doenças inflamatórias intestinais (DII) referem-se a duas doenças — colite ulcerativa e doença de Crohn. Ambas são caracterizadas pela inflamação crônica do trato gastrointestinal (GI). A colite ulcerativa ocorre especificamente no cólon e no reto, enquanto a Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, da boca ao ânus. A causa da DII é desconhecida atualmente, mas a inflamação tem origem em um sistema imunológico desequilibrado, que responde de forma incorreta aos fatores ambientais. A genética também é um fator de risco, pois é mais provável que alguém com história familiar de DII desenvolva a doença.

A inflamação prolongada pode danificar o trato gastrointestinal e resultar em vários sintomas. Os mais comuns são:

  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Presença de sangue nas fezes
  • Perda de peso
  • Fadiga

O que são as feridas na boca por colite ulcerativa?

A colite ulcerativa também pode afetar a mucosa oral, o tecido mole no interior da boca que recobre a gengiva e as bochechas. Existem dois tipos de úlceras na boca por colite ulcerativa:

  • Ulceração aftosa. Também conhecidas como aftas, essas lesões manifestam-se como manchas redondas brancas ou amarelas e podem causar dor ou mau hálito. É mais provável que você tenha aftas durante surtos de colite ulcerativa, quando a inflamação é de maior intensidade. Elas podem levar uma semana ou mais para sarar.
  • Piodermatite-pioestomatite vegetante. Essa rara afecção afeta principalmente as pessoas com DII. Aparece no corpo como pústulas nas dobras cutâneas, como as axilas ou virilhas, mas também pode ocorrer na boca. A pioestomatite vegetante consiste em manchas vermelhas com várias pústulas amarelas ou brancas, que podem estourar e formar úlceras. Essas lesões podem afetar todas as áreas da boca e da garganta, mas raramente envolvem a língua ou o assoalho da boca.

Como tratar as feridas na boca por colite ulcerativa?

O tratamento sistêmico da colite ulcerativa para reduzir a inflamação costuma resolver as feridas na boca. Esse tratamento provavelmente envolve terapia medicamentosa, incluindo anti-inflamatórios, supressores do sistema imunológico, medicamentos biológicos e outros medicamentos específicos para tratar os sintomas. O médico ajudará você a encontrar o medicamento certo para tratar a DII.

Se você notar qualquer novo sintoma oral — como feridas na boca — ou se a dor dificultar a alimentação ou a fala, entre em contato com o dentista. Ele pode prescrever um creme tópico ou enxaguante bucal antisséptico para ajudar a acelerar a cicatrização e reduzir a dor. Suplementos nutricionais também podem ajudar a prevenir qualquer deficiência decorrente de má absorção que possa causar feridas na boca.

Quando você tem DII, as feridas na boca por colite ulcerativa podem parecer mais uma coisa com a qual se preocupar. Felizmente, o tratamento geral da doença pode ajudá-lo a encontrar alívio. Se as úlceras causarem problemas, não hesite em falar com o dentista. Ele pode ajudar você a cuidar de sua saúde bucal para que você possa se concentrar no resto.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.