Ter uma boa higiene bucal não é apenas escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, usar fio dental e bochechar com enxaguante bucal. É também fazer a limpeza no consultório pelo menos a cada seis meses. Mas por que os dentes ficam sensíveis depois da limpeza no(a) dentista? Embora esse momento no consultório seja geralmente curto e indolor, às vezes uma limpeza profunda pode deixar seus dentes sensíveis. Felizmente, com o tempo, essa sensação desaparece porque não é algo sério. Mas, mesmo assim, é importante você saber mais detalhes do por quê de você sentir sensibilidade às vezes após essa limpeza e o que pode fazer se o incômodo persistir mais do que o esperado.
Por que dentes ficam sensíveis depois da limpeza no dentista?
Por que os dentes ficam sensíveis após uma limpeza?
A sensibilidade nos dentes acontece quando a dentina, camada abaixo do esmalte, fica exposta devido à retração da gengiva ou de outros fatores. Lembre-se: as raízes dos dentes não têm esmalte para protegê-las. Ou seja, qualquer coisa que entre em contato com elas pode provocar sensibilidade. Assim como outros fatores que contribuem para a sensibilidade dentinária, a limpeza dos dentes pode resultar em incômodo depois do procedimento porque, nesse caso, pode haver um contato das ferramentas do(a) dentista com a sua dentina exposta, por exemplo.
Limpeza profunda: como é feita e a sensibilidade nessa história
A limpeza profunda é, na verdade, um nome mais simples para os tratamentos de raspagem e alisamento radicular. Essas técnicas são usadas para tratar as doenças periodontais em estado avançado. Ao fazer isso, o(a) dentista remove o tártaro e as bactérias que inflaram ou incharam a gengiva (ou que infectaram suas bolsas). E isso pode causar sangramento, bem como deixar as áreas tratadas mais sensíveis. Daí inclusive a decisão de muitos profissionais de usar um anestésico local se a limpeza profunda estiver causando incômodo.
E depois da limpeza?
A dor ou a sensibilidade podem aparecer após o tratamento, mesmo quando o(a) dentista faz os procedimentos da forma mais adequada e cuidadosa possível. Mais do que isso, a recuperação (e a dor) pode durar alguns dias, pois a gengiva pode ficar inchada ou até ter sangramento. Também por isso, você pode sair do consultório não só com uma receita de um analgésico, mas também de um antibiótico ou enxaguante bucal para controlar qualquer dor e combater possíveis infecções.
Cuidados depois da limpeza profunda
Cuidar bem dos dentes após um tratamento de limpeza profunda ajuda a curar a gengiva, reduzindo os gatilhos comuns de dor e sensibilidade. Espere pelo menos um dia antes de usar o fio dental e escove os dentes cuidadosamente com uma escova de cerdas macias enquanto sua gengiva ainda estiver se recuperando. Sempre, claro, seguindo a orientação do(a) dentista, combinado?
Pergunte no consultório se é o caso de usar creme dental para dentes sensíveis, o que ajuda a tratar e a prevenir a sensibilidade dentinária.
E evite comer alimentos ou beber líquidos que desencadeiem a sensibilidade, como alimentos ácidos ou doces.
Se seus dentes estiverem sensíveis três ou quatro semanas após o tratamento ou se tiver outras preocupações, fale com o(a) dentista para marcar uma consulta de acompanhamento.
Nessa oportunidade, ele(a) poderá ver se a gengiva está se recuperando como o esperado.
Dá para evitar a sensibilidade nos dentes?
Uma maneira de evitar a sensibilidade após uma limpeza profunda é procurar maneiras de melhorar sua rotina diária de higiene bucal: além de escovar os dentes ao menos três vezes ao dia com uma escova de dente com cerdas macias, creme dental fluoretado e usar o fio dental, evite escovar com força a região em recuperação, evite também alimentos e bebidas ácidas, que podem levar à deterioração do esmalte (um canudo ajuda a diminuir esse risco, assim como beber água depois de comer ou beber algo de mais acidez), se você sofre de bruxismo, pergunte ao(à) dentista se é melhor usar um protetor bucal que te proteja do ranger dos dentes que causa sensibilidade.
A sensibilidade é em geral temporária
A sensibilidade após uma limpeza profunda é geralmente temporária.
Mas se incômodo persistir por mais de algumas semanas, você já sabe: fale com o(a) dentista e compartilhe suas preocupações, dividindo o que viu nesse conteúdo.
Lembre-se: limpezas dentárias (e limpezas profundas) são maneiras fáceis e excelentes de evitar doenças causadas por falta de higiene na boca e de prevenir cáries. Por isso, se uma sensibilidade temporária aparecer, ela é uma consequência pelo qual vale a pena passar (sempre com o acompanhamento profissional).
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.