Colegas de classe sorrindo, posando e tirando fotos
Badge field

O papel do músculo platisma em seu pescoço e rosto

Você pode se surpreender ao saber que tem 42 músculos apenas em seu rosto, de acordo com Smithsonian Magazine. O músculo platisma, que se estende da clavícula até a parte inferior do rosto, mas não costumamos lhe dar muita atenção. Mas esse músculo desempenha um papel importante na maneira como você usa a boca e cria expressões faciais. Veja como ele opera nas funções diárias.

Anatomia do músculo platisma

Você pode encontrar essa ampla bainha de músculo apoiando os dedos no pescoço, logo acima da clavícula, e esticando a boca em um sorriso profundo. Você o sentirá em seu pescoço à medida que o contrair. Um artigo no Journal of Craniofacial Surgery (JCS) explica que o músculo começa na parte superior do tórax, na clavícula. De lá, ele se estende para cima pela frente do pescoço e se fixa à pele e ao tecido conjuntivo da parte inferior do rosto e bochechas. Os ramos cervical e mandibular do nervo facial fornecem movimento a este músculo, de acordo com o artigo do JCS.

Função no pescoço e no rosto

O platisma é um músculo superficial do pescoço, como explica a StatPearls o que significa que ele se localiza perto da pele. Devido à sua localização sobre a mandíbula inferior (também conhecido como mandíbula e a pele na parte inferior do rosto, desempenha um papel na abertura de sua mandíbula. Contudo, como observa o artigo da JCS, seu trabalho principal é ajudá-lo a fazer expressões faciais. O platisma é responsável por puxar a pele ao redor da parte inferior da boca para baixo ou para fora, o que vinca a pele na parte inferior do rosto, de acordo com Loyola University Medical Education Network.

Sem esse músculo, você pode ter dificuldade em dar goles em bebidas, beijar, franzir a testa ou fazer qualquer movimento facial distinto que use a parte inferior da boca. Várias outras expressões que usam a boca, como surpresa, confusão ou descontentamento, também não seriam alcançáveis sem este músculo.

Até certo ponto, esse músculo auxilia na sua higiene bucal diária, uma vez que o platisma o ajuda a manter certas posições com a boca ao escovar. Durante a escovação, limpezas regulares ou tratamento dentário, ajuda a afastar as bochechas da boca enquanto a mandíbula está totalmente abaixada para que você ou o dentista possam alcançar os dentes de trás.

O Platisma e a cirurgia estética

Conforme você envelhece, o platisma pode encurtar e afinar, explica o artigo da JCS. Isso o torna importante no tratamento da flacidez da pele do pescoço, que pode se desenvolver com o tempo, à medida que a pele perde elasticidade. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, durante um procedimento de lifting do pescoço, o cirurgião costuma direcionar este músculo para tensioná-lo.

Para manter esse músculo em boa forma, você pode praticar exercícios faciais e para o pescoço. Embora a Harvard Medical School observe que não há estudos científicos que documentem a eficácia desses exercícios, ou que a ativação deste músculo possa ajudá-lo a ficar mais firme.

É comum sentir-se um pouco dolorido ao manter a boca ou o pescoço em certas posições por um período longo, como durante exercícios ou uma consulta ao dentista. No entanto, se você notar uma dor pronunciada na área, é sempre melhor consultar o seu médico ou dentista.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.