Seu esmalte não é invencível. A exposição ao ácido pode enfraquecer e corroer a superfície dos dentes, causando problemas se não for tratada. Mas com a ajuda de seu dentista e um conhecimento básico sobre erosão ácida dental, você poderá manter seu esmalte forte e saudável.
Você sofre de erosão ácida dental?
O que é erosão ácida dental?
Seu esmalte desempenha um papel vital na saúde dos dentes, protegendo as camadas internas sensíveis do uso diário, cáries, temperaturas potencialmente dolorosas e produtos químicos. A erosão ácida dental ocorre quando os ácidos - internos ou externos - desgastam esse esmalte. Seu corpo não pode reparar o esmalte danificado porque não contém células vivas, por isso é crucial priorizar a proteção dos dentes contra a erosão ácida.
Você sofre de erosão ácida dental?
Seus dentes são resistentes. Essa forte camada externa chamada esmalte contém 96% de minerais, tornando-a a substância mais forte do corpo. Contudo, seu esmalte não é invencível. A exposição ao ácido pode enfraquecer e corroer a superfície dos dentes, causando problemas se não for tratada. Mas com a ajuda de seu dentista e um conhecimento básico sobre erosão ácida dental, você poderá manter seu esmalte forte e saudável.
Quais são os sintomas da erosão ácida dental?
A erosão ácida se manifesta de várias maneiras. Se notar algum destes sinais de erosão dental, converse com o seu dentista imediatamente.
- Manchas nos dentes. O esmalte saudável parecerá branco, mas a dentina — o tecido sensível localizado abaixo do esmalte — fica amarela. Se seus dentes desenvolverem uma coloração amarelada, a culpa pode ser da erosão ácida dental.
- Aparência do dente. Se você notar que seus dentes parecem mais finos ou menores do que o normal, tome nota. A parte inferior dos dentes da frente também pode parecer mais transparente do que opaca. Ambos os sinais podem indicar erosão dentária.
- Sensibilidade dentinária. Quando o esmalte se desgasta, a dentina sensível torna-se vulnerável. Você pode sentir dor aguda ao beber ou comer alimentos quentes, frios, ácidos ou doces.
Com o tempo, a erosão coloca você em maior risco de desenvolver cavidades dentárias ou abscessos, o que pode levar à cárie e perda dentária.
O que causa a erosão ácida dental?
Seus dentes sofrem dois tipos de erosão — extrínseca e intrínseca. A erosão extrínseca ocorre quando os ácidos que reduzem o nível de pH do corpo vêm de sua dieta de alimentos e bebidas. A erosão intrínseca ocorre quando certas condições de saúde fazem com que o conteúdo estomacal altamente ácido entre em contato com os dentes.
As causas da erosão ácida dental incluem:
- Refrigerantes: Os refrigerantes carbonatados são cheios com açúcar – que a placa usa para corroer o esmalte – e até mesmo as versões diet são bastante ácidas. O consumo de refrigerante pode corroer o esmalte de maneira semelhante ao uso de drogas ilícitas. Portanto, assim como as frutas cítricas, beber água é uma excelente alternativa ao seu refrigerante na hora do almoço.
- Refluxo ácido: Um problema digestivo que atinge muitas pessoas é o refluxo ácido. Também conhecido como DRGE (doença do refluxo ácido gastroesofágico), o refluxo ácido faz com que os ácidos estomacais voltem para a garganta e, às vezes, para a boca, entrando em contato com os dentes. Evite alimentos que estimulem a reação de refluxo; tomates, alimentos picantes, chocolate, álcool e café podem perturbar seu sistema. Lembre-se de que o refluxo também pode ser tratado com medicamentos. Consulte o seu médico se você acha que sofre de refluxo ácido e pode se beneficiar de um tratamento direcionado.
- Gravidez: A gravidez é cheia de altos e baixos enquanto o corpo trabalha para desenvolver um bebê saudável. Um desses baixos é o enjoo matinal, em que, além da náusea persistente, o ácido costuma ficar na boca da grávida. Esse ácido pode causar erosão do esmalte, assim como o refluxo ácido. Portanto, escove os dentes logo após um episódio de enjoo matinal para remediar esse efeito e beba água durante esses surtos de enjoo pelo mesmo motivo.
- Piscinas: Refrescar-se com um mergulho na piscina é super refrescante em um dia quente, mas esse mergulho pode desgastar o esmalte dos dentes. O cloro em uma piscina pode afetar seus dentes, pois a água ocasionalmente entra em sua boca. Embora possa ser trabalhoso, verifique os níveis de cloro e pH da piscina antes de entrar nela.
Como prevenir a erosão ácida dental?
Você pode ajudar a prevenir os efeitos da erosão ácida dental praticando estes hábitos saudáveis:
- Limite ou evite alimentos e bebidas ácidas. Quando você degustar uma bebida ácida, use um canudo. Desfrute de alimentos cítricos, carbonatados ou ácidos juntamente com alimentos ricos em cálcio, como leite ou queijo, para neutralizar os ácidos.
- Enxágue com água frequentemente. Depois de comer alimentos ácidos, enxágue a boca com água. Se você sofre de vômitos frequentes, enxágue imediatamente depois de um episódio. Adicionar bicarbonato de sódio à água pode ajudar a neutralizar o ácido.
- Espere para escovar. Não escove os dentes imediatamente após um lanche ácido ou uma dor de estômago. Em vez disso, espere de 30 minutos a uma hora antes de escovar os dentes, para não danificar o esmalte em seu estado enfraquecido.
Quais são os tratamentos para a erosão ácida dental?
Juntamente com essas mudanças de hábito, seu dentista pode recomendar tratamentos adicionais. Para uma pequena erosão, uma pasta de dentes remineralizante pode ajudar a fortalecer o esmalte. Se a erosão for mais severa, restaurações como colagem dentária podem cobrir o esmalte danificado e restaurar sua aparência, mudando até mesmo a forma dos dentes para uma aparência mais natural. Em casos extremos, seu dentista pode recomendar uma restauração. As restaurações cobrem todo o dente, por isso escondem problemas cosméticos graves e protegem a dentina sensível.
A erosão ácida dental pode afetar significativamente a saúde dos seus dentes e a aparência do seu sorriso. No entanto, a erosão dental pode ser prevenida e tratada com uma dieta correta, hábitos de higiene bucal e consultas regulares a um dentista.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.