A extração de dentes do siso é um procedimento comum e geralmente não é tão ruim quanto você imagina. O tempo de recuperação depende da sua higiene bucal geral, da capacidade de cicatrização do seu corpo e de outros fatores, como sua idade e o tempo que leva a extração. É comum haver um pouco de dor depois do procedimento, mas o pós-operatório dependerá muito de como foi a cirurgia, se a extração (ou extrações) foi simples ou complicada.
No entanto, fumar após a extração de dentes do siso definitivamente não é uma boa ideia - pode causar complicações que levam à infecção e prolongar o tempo de recuperação.
Como o fumo leva a complicações
Além do próprio ato de fumar que pode interromper o processo de cicatrização, qualquer uso de produtos derivados do tabaco após a cirurgia oral pode retardar a cicatrização e aumentar o risco de complicações. Isso ocorre porque os produtos químicos nos cigarros ou outras formas de tabaco podem impedir ou retardar a cicatrização e contaminar o local da ferida.De acordo com Bruna Picciani, especialista em estomatologia, doutora em patologia e membro da Associação Brasileira de Odontologia, é aconselhável não fumar depois da extração do siso por pelo menos 24 horas.