Homem negro escovando os dentes com escova dental elétrica

O que é uma escova de dentes sônica?

Vamos combinar: você usa a tecnologia para melhorar a sua vida de diferentes maneiras, como anotar a lista de supermercado no celular ou programar a máquina de lavar roupa. Mas será que a tecnologia também pode melhorar a sua escovação? Sim e não. Com os hábitos ideais de escovação, você pode efetivamente limpar os seus dentes com uma escova dental manual. Ou deveria, caso não esteja fazendo. ;) Mas se você pensa em cuidar com ainda mais carinho da sua boca (como ela merece!), uma escova de dentes elétrica pode te dar mais benefícios e recursos adicionais para a sua rotina de escovação.

O que é uma escova de dentes elétrica?

Como te mostramos no nosso guia de escova elétrica, esse tipo de escova usa uma bateria (ou pilhas) e cerdas para limpar os seus dentes por rotação ou vibração. E essas escovas podem ser divididas basicamente em três grupos, embora os avanços nos últimos anos estejam reduzindo cada vez mais as diferenças entre elas. As categorias são:

  • Escovas de cabeça giratória. Elas têm pequenas cabeças circulares que rodam para frente e para trás para limpar cada dente. Algumas até combinam essa capacidade giratória com vibração e pulsação para ajudar na remoção da placa.
  • Escovas de dentes sônicas. As escovas de dente sônicas contam com cabeças vibratórias, responsáveis por mover as cerdas de um lado para o outro em alta velocidade. Para serem escovas sônicas, a vibração precisa ser rápida o bastante para produzir um ruído audível. E as escovas sônicas disponíveis atualmente proporcionam até 62.000 movimentos por minuto.
  • Escovas ultrassônicas. Em vez de limparem os seus dentes por meio de um movimento físico, as escovas elétricas ultrassônicas usam vibração de alta frequência (também conhecida como ultrassom) para remover restos de comida e a placa. Como mencionado pelo artigo publicado no Ativo Saúde, o ultrassom é uma onda que em 1,6 mhz pulsa 96 milhões de vezes por minuto. Ainda que as escovas ultrassônicas possam romper a placa bacteriana sem a necessidade de movimento, a maioria dos modelos também fornece uma vibração sônica para que os restos de placa e de alimentos sejam ainda mais removidos.

Quais são os benefícios de uma escova elétrica?

Uma escova dental elétrica não é necessária para você ter dentes limpos e saudáveis. Isso porque escovas manuais funcionam muito bem para isso.

Mas algumas pesquisas sugerem que as elétricas podem te ajudar ainda mais a manter uma boa saúde da gengiva e a reduzir o número de cárie. Um estudo que monitorou mais de 3 mil pessoas durante 11 anos, por exemplo, citado pela BBC Brasil, indica que as escovas elétricas podem efetivamente colaborar com a saúde bucal das pessoas, ajudando-as a escovar melhor os dentes e a remover a placa bacteriana. Já uma outra pesquisa, realizada na Inglaterra, incluindo 56 estudos clínicos aleatórios e acompanhando 5.000 indivíduos, reforça essa perspectiva. Entre os resultados, os pesquisadores constataram que as escovas elétricas são mais eficientes na redução da placa bacteriana e da gengivite em comparação com as escovas manuais.

Recursos das escovas elétricas

Elas são cheias de tecnologia e recursos que melhoram ainda mais a técnica de escovação. Vamos descobrir juntos alguns deles:

  • Temporizador. Muitos modelos de escovas dentais elétricas contam com um temporizador de dois minutos para estimular os usuários a escovarem seus dentes durante todo o tempo recomendado. Algumas vibram ou emitem um sinal sonoro a cada 30 segundos para que você possa ter uma referência de tempo para escovar cada região da boca durante o mesmo intervalo.
  • Sensor de pressão. Se você tem a tendência de escovar os dentes com força excessiva, alguns modelos incluem um sensor que é ativado quando você coloca muita pressão em seus dentes, mau hábito que aumenta os riscos de abrasão.
  • Cabo maior. As escovas dentais elétricas têm cabos maiores e confortáveis, facilitando o uso por pessoas, por exemplo, que sofrem com artrite e outras condições médicas. Coisa que as escovas manuais não proporcionam tão bem.
  • Modos de limpeza. Determinadas escovas de dente elétricas têm diferentes modos de escovação. Assim, você pode escolher como a sua escova pode limpar um determinado dente de acordo com os objetivos da sua higiene bucal. Por exemplo: alguns modelos têm modos específicos para dentes sensíveis, garantindo uma limpeza mais suave. Legal, né?
  • Lembretes. A sua escova dental elétrica também pode te lembrar de trocar a cabeça da sua escova a cada três meses para aumentar a limpeza e evitar que você escove os dentes com cerdas gastas.
  • Aplicativos para smartphones. Os modelos mais avançados podem vir também com bluetooth e sensores integrados que são conectados a um aplicativo em seu smartphone para mapear seus hábitos de escovação. Esses aplicativos também existem em versões para crianças, o que pode ser um baita aliado para pais e mães na hora de mostrar aos pequenos como eles devem cuidar da boca desde cedo. ;)

Afinal, qual escova elétrica você pode usar?

Guarde essa resposta para a vida: a melhor escova dental elétrica para você é aquela com a qual você se sente mais confortável. Combinado? Existem evidências suficientes que falam bem tanto das escovas de dentes rotativas quanto das sônicas. Logo, isso depende sua preferência. Ainda assim, o mais importante continua sendo se concentrar em desenvolver uma técnica de escovação adequada. Mas na hora de escolher a melhor escova dental elétrica para você, pense nos seguintes pontos:

  • Uso fácil. Sua escova de dentes deve tornar a escovação mais confortável, não mais complicada.
  • Formato confortável. O cabo deve ser fácil de segurar, enquanto a cabeça da escova e o desenho das cerdas devem fazer com que você sinta conforto na hora de escovar (e não incômodo na sua boca).
  • Cerdas macias. Prefira cerdas macias para escovar os seus dentes.

Se ainda assim você tiver dúvidas sobre qual é a melhor escova de elétrica para você, fale com o(a) dentista. Ele(a) pode recomendar o modelo que mais se adapta às suas necessidades, além de mostrar como a tecnologia funciona. Usada corretamente, uma escova dental elétrica pode proporcionar diversos e excelentes benefícios para um sorriso ainda mais saudável e brilhante.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.