Uma mãe ajudando seu filho a escovar os dentes, enquanto sua filha escova os dentes ao lado deles.

O que usar para dentes sensíveis em crianças

Você tem dificuldade em fazer os pequenos escovarem os dentes? Você pode atribuir isso à birra, mas pode ser outra coisa. As crianças também podem ter um problema de sensibilidade nos dentes. Nesse conteúdo, você vai saber o que pode estar acontecendo e o que é possível fazer.

Na raiz da questão da sensibilidade

Estudo aponta que a hipersensibilidade afeta 1 a cada 6 pessoas, com incidência maior em indivíduos na faixa etária dos 30 anos e igualmente dividido entre homens e mulheres. Aqui estão algumas possíveis razões e sinais de que seu filho tem dentes sensíveis:

  • a cárie dentária pode causar desgaste do esmalte, causando uma sensação de sensibilidade quando em contato com uma escova de dentes ou alimento gelado;
  • lesões como um dente lascado ou rachado podem causar sensibilidade.
  • Se seu filho tem autismo, ele ou ela pode ser sensível ao sabor da pasta de dente ou à sensação da escova de dentes.

Escolha o creme dental com atenção

Ao procurar um creme dental para o seu filho, especialmente se parece haver um problema, aqui estão algumas coisas para ponderar antes da compra. Se seu filho não quer escovar, talvez seja porque ele não gosta do sabor da pasta de dente. Procure um com sabor suave e veja se isso faz diferença. Além disso, alguns tipos de creme dental são feitos dentes sensíveis. Eles são destinados a pessoas com 12 anos ou mais. Pergunte ao(à) dentista antes de permitir que seu filho use esse tipo de creme dental.

Fluoreto para fortalecer os dentes

O fluoreto fortalece o esmalte dos dentes, o que reduz o risco de cáries. Se as cáries estão causando a sensibilidade dentinária no seu filho e o(a) dentista acredita que há um risco maior de cárie dentária acima do esperado, ele(a) pode recomendar tratamentos com flúor.

Incentivando bons hábitos de higiene bucal

Certifique-se de que os pequenos estão cuidando dos dentes. Escovar e usar o fio dental (também conhecido como limpeza interdental) uma vez por dia é indispensável. Isso ajudará a manter os dentes e as gengivas saudáveis, diminuindo o risco de cáries, levando à sensibilidade dos dentes. Para melhorar a experiência, compre uma escova de dentes com cerdas macias. Isso reduz o risco de irritar as gengivas e o esmalte dos dentes ao escovar os dentes com muita força.

E se a sensibilidade dentinária persistir, consulte o(a) dentista.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.