Bela jovem sorridente olhando para o espelho usando o fio dental
Badge field

Por que você deve usar o fio dental? | Colgate® Cuidado Bucal

Published date field

 

Aqueles que procuram uma resolução de ano novo — especialmente uma que possam cumprir — devem considerar o uso do fio dental todos os dias.

De acordo com o jornal USA Today, que conversou com dois especialistas, o fio dental está entre as resoluções que são fáceis de cumprir e têm a maior recompensa, assim como dormir mais e andar mais.

Embora alguns questionem os benefícios da limpeza entre os dentes, a American Dental Association recomenda limpar entre os dentes, usando um limpador interdental (como o fio dental), uma vez por dia. Isso pode ajudar a prevenir cáries e doenças gengivais, de acordo com MouthHealthy.org, o site do consumidor da ADA.

Limpar entre os dentes ajuda a remover uma película pegajosa chamada de placa. A placa contém bactérias que se espalham pelos restos de comida ou açúcar na boca. Quando isso acontece, ela libera um ácido que pode corroer a proteção externa dos dentes e causar cáries.

A placa que não é removida com a escovação e com limpeza entre os dentes pode eventualmente endurecer e se tornar uma substância áspera chamada de tártaro (ou cálculo). O tártaro se acumula ao longo da linha da gengiva e pode causar doenças gengivais. Depois que o tártaro se forma, apenas o dentista é capaz de removê-lo.

De acordo com MouthHealthy.org, a coisa mais importante sobre o uso do fio dental é apenas fazê-lo. Contanto que você faça um trabalho completo, não importa quando você usa o fio dental. Escolha uma hora do dia em que possa dedicar alguns minutos extras para seus cuidados bucais. Pessoas que estão muito cansadas no final do dia podem se beneficiar com a limpeza entre os dentes logo de manhã ou após o almoço. Outras pessoas podem preferir ir para a cama com a boca limpa.

Além disso, converse com seu dentista e experimente diferentes opções até encontrar aquela que funciona melhor para você.  Irrigadores orais podem ser uma boa opção se você tiver problemas para usar o fio dental manualmente ou se tiver tratamentos odontológicos que dificultem o uso do fio dental, como aparelho ortodôntico ou pontes fixas ou permanentes. Continue fazendo isso e você terá adotado um hábito saudável para a vida toda.

Para obter mais informações sobre o uso do fio dental, incluindo um guia passo a passo sobre como usá-lo corretamente, visite MouthHealthy.org.

© 2018 American Dental Association. Todos os direitos reservados. A reprodução ou republicação é estritamente proibida sem a autorização prévia por escrito da American Dental Association.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.