Uso de escova interdental para limpar entre os dentes

 Jovem com aparelho de metal nos dentes e escova interproximal na mão

O hábito de escovar os dentes e usar o fio dental regularmente não apenas mantém os dentes brancos, mas também ajuda a manter a boca saudável na luta contra a placa bacteriana. Algumas pessoas preferem uma escova de dentes manual e fio dental, enquanto outras podem optar por dispositivos de limpeza interdental alternativos. Leia mais sobre a escova interdental e como pode fazer parte do seu kit de higiene.

Importância da limpeza interdental

A Associação Americana de Odontologia observa que o uso de um limpador interdental, como o fio dental, é essencial para o cuidado dos dentes e da gengiva. A limpeza interdental diária permite remover a placa bacteriana dos pontos difíceis que a escova dental não consegue alcançar. A formação de placa nos dentes e ao longo da margem gengival pode causar cárie e doença periodontal, por isso é fundamental estabelecer uma rotina de limpeza interdental.

Uso de escova interdental

Fita dental, palito interdental e irrigador dental são algumas alternativas ao fio dental tradicional. Outra alternativa é a escova interdental. Essa escova tem o cabo de plástico e a cabeça pequena com cerdas presas por um fio. Foi desenvolvida para caber entre os dentes e você pode escolher um tamanho de escova adequado para o espaçamento individual dos seus dentes.

Não é complicado usar uma escova interdental. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda o uso da escova interdental uma vez ao dia. Coloque cuidadosamente a escova entre os dentes. Se estiver muito apertado, não force; em vez disso, use uma escova menor. Vá de dente em dente até limpar completamente cada espaço.

As escovas interdentais são fáceis de encontrar e podem ser compradas em farmácias, supermercados ou on-line. Assim como o fio dental, são bastante portáteis e você pode levá-las para qualquer se precisar de uma limpeza rápida dos dentes após uma refeição.

Benefícios da escova interdental

A escova interdental pode ser uma ótima alternativa para pessoas que, por algum motivo, consideram o fio dental difícil de ser usado. Pessoas com problemas nas articulações ou mobilidade limitada podem ter dificuldade para segurar o fio dental; nesse caso, uma escova interdental pode ser a solução. Indivíduos que usam dentaduras, pontes ou implantes também podem preferir usar esse tipo de escova para limpar esses dispositivos dentários.

Usuários de aparelho fixo (adolescentes e adultos) podem considerar a escova interdental ideal, pois pode ser difícil ou impossível usar o fio dental com o aparelho preso aos dentes. Além disso, os indivíduos que apresentam retração gengival ou espaço excessivo entre os dentes podem preferir a escova, pois o fio dental pode não preencher nem limpar adequadamente o espaço.

Existem evidências de que a escova interdental é mais eficaz que o fio dental na limpeza entre os dentes. Um estudo publicado na revista Dental Health constatou que as escovas interdentais removem mais placa do espaço entre os dentes em comparação com o fio dental tradicional.

Seja qual for o método escolhido, não se esqueça de limpar os espaços interdentais na sua rotina diária de higiene bucal. Consulte o dentista ou higienista dental se tiver alguma dúvida sobre a escova interdental ou se precisar de ajuda para encontrar o dispositivo de limpeza entre os dentes ideal para você.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.