A Associação Americana de Odontologia observa que o uso de um limpador interdental, como o fio dental, é essencial para o cuidado dos dentes e da gengiva. A limpeza interdental diária permite remover a placa bacteriana dos pontos difíceis que a escova dental não consegue alcançar. A formação de placa nos dentes e ao longo da margem gengival pode causar cárie e doença periodontal, por isso é fundamental estabelecer uma rotina de limpeza interdental.
Fita dental, palito interdental e irrigador dental são algumas alternativas ao fio dental tradicional. Outra alternativa é a escova interdental. Essa escova tem o cabo de plástico e a cabeça pequena com cerdas presas por um fio. Foi desenvolvida para caber entre os dentes e você pode escolher um tamanho de escova adequado para o espaçamento individual dos seus dentes.
Não é complicado usar uma escova interdental. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda o uso da escova interdental uma vez ao dia. Coloque cuidadosamente a escova entre os dentes. Se estiver muito apertado, não force; em vez disso, use uma escova menor. Vá de dente em dente até limpar completamente cada espaço.
As escovas interdentais são fáceis de encontrar e podem ser compradas em farmácias, supermercados ou on-line. Assim como o fio dental, são bastante portáteis e você pode levá-las para qualquer se precisar de uma limpeza rápida dos dentes após uma refeição.
A escova interdental pode ser uma ótima alternativa para pessoas que, por algum motivo, consideram o fio dental difícil de ser usado. Pessoas com problemas nas articulações ou mobilidade limitada podem ter dificuldade para segurar o fio dental; nesse caso, uma escova interdental pode ser a solução. Indivíduos que usam dentaduras, pontes ou implantes também podem preferir usar esse tipo de escova para limpar esses dispositivos dentários.
Usuários de aparelho fixo (adolescentes e adultos) podem considerar a escova interdental ideal, pois pode ser difícil ou impossível usar o fio dental com o aparelho preso aos dentes. Além disso, os indivíduos que apresentam retração gengival ou espaço excessivo entre os dentes podem preferir a escova, pois o fio dental pode não preencher nem limpar adequadamente o espaço.
Existem evidências de que a escova interdental é mais eficaz que o fio dental na limpeza entre os dentes. Um estudo publicado na revista Dental Health constatou que as escovas interdentais removem mais placa do espaço entre os dentes em comparação com o fio dental tradicional.
Seja qual for o método escolhido, não se esqueça de limpar os espaços interdentais na sua rotina diária de higiene bucal. Consulte o dentista ou higienista dental se tiver alguma dúvida sobre a escova interdental ou se precisar de ajuda para encontrar o dispositivo de limpeza entre os dentes ideal para você.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.