A erosão dentária acontece quando o esmalte dos seus dentes se desgasta devido à exposição, por exemplo, a alimentos e bebidas com nível alto de acidez.
Com o tempo, essa erosão recorrente pode diminuir a espessura do esmalte, resultando em sensibilidade nos dentes.
Na verdade, a erosão dental é um problema comum, que também pode ser causado por condições médicas, como o refluxo ácido.
Mas, a boa notícia é que ela pode ser prevenida ou minimizada por meio de uma dieta equilibrada e boa higiene oral.
Sim, é possível perceber esse processo de desgaste. Os sinais de erosão dentária variam de leves a graves, incluindo:
sensibilidade do dente;
amolecimento ou afinamento dos dentes;
mudança na coloração;
cáries frequentes;
desgaste no dente, com o aparecimento de rachaduras ou fissuras;
dor ao mastigar, em casos mais graves;
perda dos dentes, também em casos mais severos.
Ao perceber algum desses sinais, ou notar a sensação de dente descascando ou dente esfarelando, busque um(a) dentista para começar um tratamento.
A perda do esmalte do dente é uma condição adversa, mas tem tratamento.
Em estágios iniciais, você pode, por exemplo, mudar a sua dieta alimentar evitando alimento ácidos.
Também é indicado usar pastas de dente desevolvidas especialmente para a proteção do esmalte e para o alívio imediato da sensibilidade dental. Já em casos mais avançados, o(a) dentista pode optar por utilizar selantes e vernizes dentários.
Os tratamentos também podem incluir restaurações dentárias, como obturações ou coroas, que vão restaurar a estrutura dentária perdida.
Prevenir a erosão dentária é muito importante para manter a sua saúde bucal e cuidar da integridade dos seus dentes. Esse processo pode ser evitado a partir de práticas simples adotadas em nosso dia a dia.
Como você viu antes, as ácidos de certos alimentos corroem o esmalte dos seus dentes, deixando-os mais vulneráveis a danos e desgastes.
Mas quando você reduz a ingestão desses alimentos, seus dentes ficam menos expostos a essas substâncias que podem causar prejuízos.
O cálcio é um mineral essencial para a saúde dos dentes e ossos. Aliás, quando seus dentes são expostos a ácidos, o cálcio da sua própria saliva ajuda a neutralizar o efeito e a remineralizar o esmalte dentário.
Por isso, consumir alimentos como leite, queijo, iogurte, vegetais de folhas verdes e peixes, que são excelentes fontes de cálcio, ajuda a manter os seus dentes fortalecidos e protegidos.
Mas não se esqueça: sempre consulte o(a) médico ou dentista.
Além de limpar os resíduos alimentares e os ácidos presentes em sua boca, a água também aumenta a produção de saliva. E ela, como você viu acima, ajuda a manter um equilíbrio saudável entre os minerais da boca.
Beber água regularmente é ótimo, pois ela é um elemento neutro. E é mais uma forma de neutralizar os ácidos presentes na boca, evitando assim, que o esmalte dos dentes seja afetado.
Durante as consultas de rotina, o(a) dentista pode fazer exames detalhados e identificar áreas de erosão ou desgaste do esmalte dentário. Assim, você pode receber orientações personalizadas sobre como prevenir o avanço desse processo.
Se for o caso, tratamentos podem ser feitos para que seus dentes fiquem mais fortes e protegidos. Por isso, visite seu(a) dentista regularmente!
Ter uma boa saúde bucal é bom para manter a integridade e a resistência dos dentes contra fatores que causam a erosão. Se você estiver sentindo seus dentes sensíveis, tente usar uma pasta de dente para sensibilidade.
Práticas como a escovação regular dos dentes, o uso do fio dental e do enxaguante bucal, quando feitas diariamente, removem resíduos alimentares, a placa bacteriana e os ácidos da boca. Com isso, o risco de erosão dentária é reduzido.
Não se esqueça de incluir produtos específicos para sua necessidade em sua rotina de cuidados bucais. Use Colgate Sensitive Pro Alívio para aliviar a sensibilidade 2x mais rápido.
A erosão dentária, quando não tratada corretamente, pode levar à sensibilidade, cáries, mudanças na estética dos seus dentes, rachaduras, fraturas e, até mesmo, a perda deles.
A perda do esmalte dentário nem sempre é percebida a olho nu, mas alguns sinais são: sensibilidade, mudança na coloração, dentes ásperos, irregulares e com aparência transparente nas bordas.
Elas geralmente não são formuladas para proteger contra a erosão dentária. Mas, algumas delas contém flúor, uma substância que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e a protegê-los do desgaste.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.