dentista examinando a boca do paciente

Clareamento de dente desvitalizado: conheça 3 técnicas para solucionar de vez o problema!

Um sorriso branco e saudável é algo que todos desejam ter. Porém, alguns problemas podem surgir no meio do caminho. Um deles é a desvitalização dental, uma condição que acomete várias pessoas e traz manchas na região. O caminho para deixá-los saudáveis novamente é o clareamento de dente desvitalizado.

A desvitalização dentária ocorre quando o nervo do dente é removido, como no tratamento de canal. Esse procedimento é feito por conta de alguns problemas, como infecções por cáries ou agravamento de inflamações. O dente perde sua cor natural e fica escuro, comprometendo a saúde e estética de seu sorriso.

Uma das soluções para que o dente desvitalizado volte a sua cor é através do clareamento. Para retomar sua auto estima e a saúde de seus dentes, essa é uma boa opção para depois desse tratamento. Para te ajudar, separamos as principais causas desse problema e três técnicas para solucioná-lo de vez. Confira!

O que é um dente desvitalizado e quais as causas?

Antes de entendermos o que é clareamento de dente desvitalizado, é importante saber um pouco mais sobre esse transtorno. Anteriormente, já demos indícios do que se trata esse problema. Porém, é necessário ter em mente quais são as causas para essa condição, além de entender como você pode lidar com ela.

Mas, o que é dente desvitalizado? Trata-se do dente que sofreu um processo de remoção ou danificação da polpa. Ela é o tecido que reveste a parte interna, recheada de vasos sanguíneos e terminações nervosas. Ela se localiza no centro do dente, sendo a responsável pela defesa natural do corpo contra agentes externos.

Quando ocorre uma inflamação ou infecção na polpa, o tratamento necessário é remover todo esse tecido. Isso vai limpar todo o canal do dente, em um procedimento que leva esse nome. Isto leva a desvitalização dos dentes. Por isso, um dente escurecido por canal pode ocorrer depois desse processo.

Mas, como isso ocorre? As principais causas dessa desvitalização é por conta da cárie dentária. Ela é um dano causado por bactérias, que correm o esmalte do dente que reveste sua parte interna. Caso ela não seja tratada corretamente, pode se espalhar por toda a polpa.

A cárie espalhada pela polpa pode levar a infecções graves, como a pulpite. Ela é uma inflamação da polpa dentária, que pode levar a sua necrose caso não tenha tratamento adequado. Nesses casos, somente um procedimento de canal consegue recuperar a saúde bucal da região afetada.

Outra causa para a desvitalização dos dentes é a fratura. Quando ocorre um trauma nessa região, a polpa pode ficar exposta a inúmeras infecções. Isso pode causar uma inflamação no dente, e levar a sua desvitalização. Por isso, quedas ou impactos na boca também podem danificar seus dentes nesse nível.

Clareamento de dente desvitalizado colgate infografico

Escurecimento da parte interna do dente: quais as causas?

A desvitalização é uma das causas para o dente escurecido por dentro. Além dela, existem outros motivos que levam a região dental para esse tipo de condição. Algumas correspondem a problemas próximos ao colocado anteriormente, como cáries e traumas. Mas, existem outros que também podem comprometer a região.

Uma das causas para o escurecimento da parte interna dos dentes é o envelhecimento. Com o passar dos anos, é normal que a parte abaixo do esmalte dental fique mais evidente. O tratamento indicado nesse caso é um clareamento dental, que vai devolver a cor natural dos dentes.

O uso constante de antibióticos durante o período de desenvolvimento dos dentes também pode causar o escurecimento dos dentes internamente. Um dos principais é a tetraciclina, utilizado para o combate de uma série de infecções no corpo. O medicamento pode se ligar à dentina, levando a manchas. Nesse caso, o ideal é fazer uma série de procedimentos, como o clareamento dental e facetas

Por fim, existem causas comuns para o escurecimento e a desvitalização do dente. Uma delas é o trauma dental, causado por quedas e acidentes na boca. Dependendo do tamanho do impacto, eles podem danificar a polpa do dente a ponto dela morrer. Isso leva a aparência de escurecimento nos dentes.

Um dente escurecido com canal também é comum. Como vimos anteriormente, o tratamento de canal pode levar a essa condição. Os dentes deixam de ser alimentados por vasos sanguíneos, como uma forma de reparar os danos causados na polpa dental. Nisso, a sua aparência pode ficar comprometida.

Por fim, as infecções dentárias também são causas para esse tipo de problema. Caso não sejam tratadas, elas podem atacar a região interna dos dentes. Isso leva a inúmeros transtornos na sua saúde bucal. Elas podem atacar as gengivas e os ossos que sustentam os dentes, levando a sua perda ou escurecimento.

3 tipos de clareamento de dente desvitalizado

Agora que você já sabe tudo sobre esse problema, é hora de ver algumas coisas sobre clareamento de dente desvitalizado. Existem algumas técnicas disponíveis no mercado, que irão retomar a confiança e beleza do seu sorriso. Separamos as três mais comuns e fáceis de serem encontradas em quaisquer dentistas. Veja!

A técnica convencional do walking bleach

Um dos tipos mais comuns de clareamento é através da técnica Walking Bleach. Nesse tipo de procedimento, o dentista irá colocar um agente clareador dentro do canal de um dente desvitalizado

Esse tipo de agente de branqueamento no dente deve ficar no canalentre três a sete dias. A troca pode ser feita até chegar na cor desejada. Porém, esse tipo de mudança só pode ser realizada em até quatro sessões. A técnica é conhecida como mediata, sendo uma das menos agressivas para a região interna dos dentes.

O procedimento se inicia com uma profilaxia dental, uma limpeza profunda dos dentes. Depois dos exames de raio-x da região, é feita uma abertura na camada interna do dente para recebimento do agente clareador. É feita uma restauração provisória, para que o paciente consiga ir para casa com esse produto.

Técnica inside-outside

Outra técnica de clareamento de dente desvitalizado é a inside-outside. A sigla em inglês quer dizer “dentro e fora”, sendo uma das técnicas utilizadas para esse tipo de tratamento. Além de ser muito usada, ela é uma das indicadas para recuperar o aspecto estético dos dentes que sofreram com o problema.

Em linhas gerais, a inside-outside é uma técnica de clareamento em que a pessoa participa ativamente. O dentista irá realizar uma incisão no dente, deixando o canal exposto durante todo seu tratamento. O paciente deve aplicar peróxido de carbamida em um molde feito de acetato, que é posicionado sob essa abertura.

O peróxido de carbamida é um agente químico muito utilizado como substância clareadora dos dentes. Ela está presente em diversos produtos, como enxaguante bucal ecreme dental clareador. Por isso, trata-se de um importante elemento para o tratamento da desvitalização dental.

Quando o paciente coloca essa substância no molde posicionado acima do dente, ele entra em contato com a polpa dentária exposta. Esse gel vai preencher a camada desvitalizada do interior do dente, iniciando o processo de clareamento. Entretanto, essa técnica somente pode ser realizada em dentes não-vitais.

Tratamento no consultório

Ainda que as duas técnicas anteriores sejam utilizadas, o clareamento interno realizado integralmente no consultório ainda é o procedimento mais realizado pelos pacientes. Como o próprio nome já diz, trata-se de um método realizado inteiramente no consultório do dentista. Ele se difere dos demais, que possuem etapas fora desse ambiente.

Para realizar esse procedimento, o dentista vai esvaziar a câmara pulpar. Essa é uma técnica comum de endodontia, ou tratamento do canal. Ele retira todo o tecido interno do dente comprometido por diversas causas, como cáries e infecções generalizadas.

Logo depois, faz-se um isolamento do dente. Uma barreira de borracha protege a área em tratamento, evitando que fluidos bucais entrem em contato com a polpa. O próximo passo consiste na remoção de todo material obturador que possa existir de outros tratamentos, e no selamento dessa região.

Somente após essas etapas, o dentista administra um gel clareador na região afetada. Ele insere uma alta concentração de peróxido de hidrogênio no canal. Essa técnica traz maior segurança para o paciente, além de deixar mais evidente o clareamento de dente desvitalizado antes e depois desse método.

Quais as contraindicações para o clareamento dental interno?

Agora que você já conhece as principais técnicas para clarear os dentes, uma pergunta pode ficar no ar. Afinal, há riscos do clareamento dental? É importante pontuar que algumas situações podem gerar contraindicações para esse tipo de tratamento da desvitalização dos dentes.

Uma das principais contraindicações é com relação a casos com grande comprometimento da estrutura dentária. Isso ocorre por meio de cáries graves e não tratadas, além da grande presença de restaurações. Nesse caso, a estrutura dos dentes já está danificada a ponto de não conseguir receber esse tipo de tratamento.

A presença de lesão periapical também é uma contraindicação para o clareamento de dente desvitalizado. Trata-se de uma inflamação que atua no ápice do dente, que é um dos tecidos da parte mais interna da raiz dental. É através dela que o dente se comunica com a polpa, levando nutrientes para deixá-lo vivo.

A lesão periapical ocorre nesses tecidos que se relacionam com o ápice do dente, levando a morte dos vasos e tecidos que revestem essa região. Quando essa área se danifica, o clareamento já não consegue fazer o efeito esperado. Além disso, pode causar danos para a saúde bucal do paciente.

Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para evitar esses problemas. Uma das principais é manter uma boa rotina de higienização dos dentes. Escovação três vezes ao dia e fio dental diário são algumas das boas recomendações. Também escolha produtos certos para esse problema, como creme dental clareador Colgate.

 

Colgate tem produtos que entregam um clareamento rápido e seguro 

O creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora, foram formulados para ajudar a clarear os dentes e melhorar a aparência de qualquer sorriso.

Além do clareamento, o creme dental oferece os mesmos benefícios de limpeza e proteção que se esperam de uma pasta de dente comum, como prevenção de cáries e combate ao mau hálito.

Para potencializar ainda mais a redução das manchas superficiais, é possível usar a caneta clareadora a cada noite de sono. Assim, enquanto você dorme, o peróxido de hidrogênio age para deixar o seu sorriso cada vez mais branquinho!

E o melhor, por conta da aplicação direta, os resultados podem ser vistos em pouco tempo. Enquanto a caneta dental clareadora remove manchas em apenas 1 semana de uso, o creme dental deixa os dentes mais brancos em apenas 4 semanas.

Incrível, não é mesmo?

 

Dúvidas frequentes sobre clareamento de dente desvitalizado

É possível evitar a desvitalização do dente?

Existem algumas formas para evitar que tenha um dente desvitalizado. A principal delas é cuidar das cáries, além de impedir que elas apareçam com frequência elevada. Bons hábitos de higiene bucal também são uma ótima saída contra esse problema. Escovação e fio dental são seus aliados contra esse problema.

Quem está com o dente desvitalizado tem que usar pasta de dente com flúor?

Sim, pacientes com dentes desvitalizados devem usar creme dental com flúor. Nesse estado, os dentes estão mais frágeis e suscetíveis a cáries. O flúor atua como uma proteção extra para o esmalte dos dentes, evitando que novas infecções sejam causadas e ajudando no branqueamento no dente.

O clareamento deve ser feito com que periodicidade?

Geralmente, a periodicidade de clareamento dental interno pode durar entre seis meses a dois anos. Isso vai depender do estado em que o dente se encontra, além da sua coloração natural. A recomendação é somente realizar esse tipo de procedimento quando for extremamente necessário.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.