Casal. Homem e mulher, negros, com idade aproximada de 35 anos, sentados no sofá se abraçando e sorrrindo. Ele tem o cabelo bem curto, quase raspado, veste camisa rosa clara acinzentada e calça cinza escura. Ela tem cabelo castanho escuro cacheado, veste blusinha de manga curta, listrada, cinza e branca, e veste calça leggin cinza escura.
Badge field

Creme dental clareador sem segredos: conheça os tipos e saiba qual usar

Published date field

Você quer saber mais sobre creme dental clareador? Bem-vindo(a)!

É um prazer ter você aqui para explicar quais são os principais tipos de pastas de dente clareadoras e quais usar. ;)

Preparado(a) para descobrir mais sobre isso e ter mais informações na hora de conversar com o(a) dentista nas suas próximas consultas?

 

Para começar: quais são os tipos de creme dental clareador?

Essa é uma ótima pergunta, e que precisa ser respondida dando um passinho para trás. Porque, antes de tudo, vale a pena conhecer as diferenças entre os tipos de creme dental em si:

  • regulares,

  • clareadores,

  • com ação branqueadora.

Os cremes dentais regulares

Essas pastas de dentes, que não têm componentes branqueadores ou clareadores, ajudam a remover algumas manchas superficiais à medida que limpam os dentes e melhoram a saúde da sua boca.

Pasta de clareadora

Por fim, você pode ter em casa um creme dental clareador. Ou seja, em vez de agir por abrasão, ele age com um elemento químico, como o peróxido de hidrogênio, que atua de dentro para fora no dente.

Cremes dentais branqueadores

Já as pastas de dente branqueadoras podem ajudar a manter seu sorriso brilhante ao remover ainda mais as manchas superficiais. Normalmente, este tipo de pasta de dente contém mais ingredientes abrasivos, como a sílica, que removem pigmentos superficiais nos dentes.

E para você ficar ainda mais por dentro do clareamento dental, neste conteúdo de cremes dentais vamos falar sobre:

  • a eficácia da pasta de dente clareadora,

  • os tipos de pasta clareadora que existem,

  • os cuidados e contraindicações ao utilizar estes produtos,

  • alimentos que podem manchar os dentes,

  • e muito mais!

A pasta de dente clareadora funciona?

Quando o assunto é sobre a cor dos dentes e os tipos de clareamento dental, antes de tudo, é importante você saber que os dentes de todas as pessoas são diferentes.

Por mais que você queira ter um sorriso branco e brilhante, é preciso entender que existem variações na cor dos dentes de pessoa para pessoa:

  • tonalidade amarelada,

  • acinzentada,

  • ou amarronzada.

A pigmentação dos dentes, ou seja, a cor dos dentes é, muitas vezes, resultado de má higienização da boca ou de maus hábitos, como o tabagismo.

Se a pigmentação tiver manchas superficiais, o uso de um creme dental clareador pode ser uma boa alternativa para melhorar a aparência.

É importante lembrar também que a busca por dentes mais brancos também pode ser uma questão de autoestima. Mas, isso não deve se transformar em um objetivo sem limites.

Ou seja, clarear ou branquear os dentes é algo que pede orientação e acompanhamento do(a) dentista. Sem falta, combinado?

 

O que faz o creme dental clareador funcionar?

O peróxido de hidrogênio tem uma longa história como substância clareadora em diferentes produtos. E não só em pastas de dente, mas também em produtos vendidos para clarear o cabelo, sabia?

Quando é usado em pastas de dente clareadoras, o peróxido de hidrogênio remove manchas mais profundas do que as superficiais.

Mas como, afinal, o peróxido de hidrogênio funciona?

Ele limpa as manchas de dentro para fora, ao contrário das pastas de dente branqueadoras, que usam sílica e removem apenas manchas superficiais da camada externa dos dentes.

Como o peróxido de hidrogênio tem sua função comprovada para clarear os dentes, ele pode ter concentrações mais altas. Isso acontece, por exemplo, em clareamentos feitos no consultório do(a) dentista.

 

Cuidados e contraindicações

Um ponto importante é que uma pasta para clarear os dentes tem um tempo até apresentar resultados diferentes do tempo do clareamento dental no consultório.

Tenha em mente que, uma vez que o clareamento dental caseirocom a pasta clareadora não altera a cor real de seus dentes, o resultado positivo pode ser perdido, por exemplo, se você não usar de acordo com as orientações do fabricante.

Ou se mantiver hábitos que podem causar manchas, como fumar e tomar café recorrentemente.

Até mesmo alimentos saudáveis, como beterraba e mirtilo, podem escurecer os dentes.

Mas, em vez de evitar os alimentos saudáveis em busca de dentes mais brancos, apenas lembre-se de escovar os dentes depois de comer e de beber um pouco de água durante a refeição para enxaguar a boca, combinado?

Conheça 5 alimentos que podem manchar seus dentes

Sabia que alguns alimentos e bebidas podem manchar os seus dentes. Veja alguns deles:

Molho de tomate

Devido à sua acidez, coloração vermelho vivo e tendência a se agarrar aos dentes, os tomates em molho de macarrão podem deixar seus dentes vulneráveis a manchas.

Dica: coma alguns vegetais verde-escuros antes, como brócolis, couve e espinafre, para criar uma película protetora sobre os dentes. Essa proteção vai afastar o efeito causador de manchas do tomate.

Bora de saladinha antes do prato principal?

Curry

O curry, um tempero que cai muito bem com comida indiana e pratos exóticos, também causa manchas nos dentes. O motivo? A sua pigmentação forte pode amarelar os dentes ao longo do tempo.

Dica: limite o uso do curry na sua alimentação e, sempre que comer refeições que tenham esse tempero, misture com frutas e vegetais frescos que evitam manchas, como a maçã, a cenoura, a couve-flor e o aipo. =)

Vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico é um molho de salada saudável, mas pode escurecer os dentes por causa da sua cor natural escura. Ele também adere aos dentes, podendo causar manchas se não for removido rapidamente.

Dica: a sua salada está à salvo e você não precisa deixar de usar esse item, com moderação, nas suas refeições. Só lembre-se de incluir uma alface crocante, por exemplo, pois mastigar a alface ajudará a remover o vinagre balsâmico dos dentes enquanto você come.

Frutas vermelhas

Essas frutas oferecem muitos benefícios para a saúde, como antioxidantes, mas também têm o potencial de manchar os dentes. Em especial, podem causar manchas se ingeridas inteiras, como suco ou processados como geleias e compotas de:

  • mirtilos,

  • oxicocos,

  • framboesas,

  • amoras.

Dica: não deixe que elas permaneçam na boca por muito tempo e beba água para combater o efeito causador de manchas. Após comer uma frutinha dessas, tome um copo de leite ou coma uma porção de queijo duro, que pode neutralizar o ácido e fortalecer os dentes.

Bebidas

Por conta da alta acidez de algumas bebidas, você precisa tomar cuidado com:

  • café - por conta da coloração escura e a acidez, pode manchar ou amarelar os dentes.

  • chás - de todas as cores, podem manchar os dentes e corroer o esmalte.

  • refrigerante - claros e escuros, também causam alteração da cor e têm um maior potencial nocivo para o esmalte do dente.

  • isotônico - danifica o esmalte e mancha os dentes.

  • vinho tinto - pode manchar os dentes.

  • vinho branco - por ser mais ácido que o tinto, pode causar mais danos e alteração da cor nos dentes.

Pense nisso: pegar leve na ingestão dessas bebidas poderá fazer muito bem para a sua saúde no geral e também para a saúde da sua boca.

Quer saber mais? Aproveite e assista agora a um vídeo sobre descoloração dentária e alimentos que podem manchar os dentes.

Alguns cuidados valiosos com os dentes nas refeições

Apesar de alguns alimentos poderem mudar a coloração dos dentes, isso não quer dizer que tudo está perdido…

Você pode aproveitar seus pratos e bebidas favoritas com moderação e praticando alguns cuidados a seguir. =)

O canudo é seu amigo

Sim, usar um canudo quando for tomar um café, vinho ou refrigerante (também conhecidas como bebidas cromogênicas porque podem causar manchas) ajuda a diminuir o contato dos pigmentos dessas bebidas com os dentes.

E, no caso de bebidas ácidas, ajuda também a proteger o esmalte dental da acidez.

Enxágue a boca com água após as refeições

Se você escolher água em vez de outras bebidas, por exemplo, e enxaguar a boca com água e escovar os dentes até meia hora depois de comer, isso pode melhorar bastante o seu sorriso.

Mantenha a escovação dos dentes em dia

Escovar os dentes é um processo que ajuda a remover as partículas de alimentos antes que elas tenham a chance de causar manchas. Mas, lembre-se de conversar com o(a) dentista para encontrar a pasta de dente branqueadora ideal para você, tá bom?

Use o fio dental

Mantenha o uso do fio dental em dia, pois ele ajuda a remover a placa desagradável que fica acumulada entre os dentes e a margem gengival, o que poderia atrair manchas.

Agora é importante você saber: pastas de dente branqueadoras não trarão resultados incríveis e dentes muito brancos, a menos que você naturalmente já tenha dentes brancos. Então, se você deseja branquear os dentes, considere um clareamento dental de consultório.

A partir daí, consulte seu/sua dentista para realizar tratamento de clareamento dental profissional, que normalmente envolve o uso de branqueadores de dentes e uma luz especial.

E também, antes de usar qualquer produto de branqueamento, especialmente se você tem um histórico de sensibilidade nos dentes ou gengivas.

Então, lembre-se que o uso de pasta de dente branqueadora e outros produtos de clareamento como método clareador dental trarão resultados distintos. Por exemplo, é possível que você não consiga ter um sorriso mais branco caso seus dentes sejam naturalmente acinzentados.

 

Uma sugestão de pasta de dente clareadora

E aí, partiu encontrar a pasta de dente para você e o seu sorriso?

Você pode contar com o poder clareador do creme dental Colgate Luminous White Glow e da caneta dental clareadora para deixar seus dentes mais radiantes!

Enquanto o creme dental remove 10 anos de manchas em apenas 4 semanas de uso diário, a caneta dental clareadora tira 15 anos de manchas em apenas 1 semana!

Tudo isso graças à ação do peróxido de hidrogênio, um ingrediente poderoso que age contra as manchas superficiais de resíduos de comida e bebidas.

E aí, partiu encontrar a pasta de dente para você e o seu sorriso? Lembre-se sempre de falar com o(a) dentista antes de fazer qualquer procedimento ou em caso de dúvidas. =)