Pode ser preocupante notar uma nova mancha escura na língua, especialmente quando você tem uma excelente saúde bucal. Embora as manchas, placas e alterações da cor que ocorrem na língua possam ser inofensivas e temporárias, ocasionalmente podem ser um sinal de algo mais grave — mas tudo depende do seu histórico médico e do tempo de existência e da cor da mancha.
Pontos pretos na língua: causas e opções de tratamento
Aspecto natural da língua
Embora possa ser a primeira vez que você notou as manchas escuras, elas podem fazer parte da aparência natural da sua língua. A língua humana é um conjunto de músculos móveis cobertos pelas papilas gustativas. Ao mover os alimentos enquanto você mastiga, as papilas gustativas enviam sinais ao cérebro para a percepção do sabor. As papilas gustativas são visíveis ao olho humano, e podem se destacar e parecer pontos escuros quando manchadas por algo como vinho tinto ou café. Se você notar uma mancha escura após tomar um copo de vinho ou uma xícara de café, não se preocupe — essa mancha provavelmente vai desaparecer.
Problemas que causam alteração da coloração da língua
De acordo com o Manual Merck, se a alteração da coloração da língua não for causada por algo que provocou uma mancha, é possível que tenha sido causada por ferimentos, má saúde bucal, doenças ou outras condições. De acordo com a revista The Journal of Pharmacy & BioAllied Sciences, um problema comum é a hiperpigmentação da mucosa bucal, que pode provocar manchas azuis, roxas, castanhas, pretas ou acinzentadas na boca. Especificamente, as manchas hiperpigmentadas na língua podem ser um sinal do raro distúrbio das glândulas suprarrenais chamado doença de Addison ou da doença genética rara chamada síndrome de Peutz-Jeghers. As alterações na pigmentação da pele também podem ser resultado da quimioterapia, de acordo com o National Cancer Institute. Embora essa alteração seja comum e temporária com a quimioterapia e possa ser tratada em casa, os pacientes devem ficar atentos a quaisquer mudanças na língua e na pele e informar ao médico, caso ocorram.
Também podem aparecer pontos pretos na língua devido a um distúrbio inofensivo chamado língua pilosa negra. Segundo a Mayo Clinic, esse quadro ocorre quando há um acúmulo de células mortas nas papilas da superfície da língua que não se estingue normalmente. O resultado é uma língua com a aparência "peluda" e preta. Outros sintomas da língua pilosa negra incluem um sabor metálico na boca, mau hálito ou uma sensação de coceira. Embora existam muitas causas para a língua pilosa negra, algumas causas comuns são o crescimento de bactérias devido a antibióticos, má higiene bucal, uso de tabaco, consumo excessivo de café e bebidas alcoólicas e alimentação pastosa. Felizmente, esse problema deve desaparecer com as boas práticas de higiene bucal. De acordo com o Medline Plus, também pode ser tratado com medicamentos antifúngicos.
Ferimentos na língua
Os piercings na boca e ferimentos na língua podem resultar em manchas escuras. Isso porque o dano à língua pode deixar uma ferida de cor escura. Se você colocou um piercing oral recentemente ou mordeu, cortou ou machucou a língua, uma mancha escura pode ser um sinal persistente da lesão. Se a ferida persistir, doer ou ficar infectada, não deixe de entrar em contato com o dentista para se informar sobre os métodos de tratamento.
Exposição química da língua
Certos produtos químicos reagem com os ácidos na superfície da língua e a deixam escura. A exposição da língua ao bismuto, um ingrediente de alguns medicamentos usados para tratar sintomas estomacais, pode causar a alteração da sua cor, segundo a Mayo Clinic. Embora muitas vezes toda a língua possa ficar escura, a mudança pode ocorrer inicialmente como placas. Assim que a administração do bismuto é interrompida, a língua deve adquirir a coloração rosada familiar novamente.
Câncer de língua
Raramente, as manchas escuras na língua são um sinal de uma doença grave como o câncer. As manchas escuras também podem aparecer como crostas ou feridas que não cicatrizam. Outros sinais de câncer de língua são caroços, inchaço e problemas de deglutição. Se você tiver algum desses sintomas, consulte um médico imediatamente. Embora o câncer de língua seja uma doença grave, o tratamento é mais eficaz se iniciado nos estágios iniciais. Se as manchas forem cinza claro e situadas na lateral da língua, podem ser um tipo de leucoplasia chamada leucoplasia pilosa oral, que, segundo a Mayo Clinic, está relacionada a doenças autoimunes.
Como tratar as manchas escuras na língua
A primeira medida para tentar remover as manchas escuras na língua é melhorar a higiene bucal. Além de escovar os dentes duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e usar o fio dental diariamente, escove a língua também. Se as manchas desaparecerem após a escovação, pode não ser necessário nenhum tratamento adicional. Mas se persistirem, consulte o dentista. Ele pode ajudar a determinar a causa e o tratamento adequado.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.