Dentista mostrando uma radiografia em um tablet

O que é uma fratura radicular vertical?

Embora todos gostaríamos que os dentes fossem tão fortes quanto metal, eles são suscetíveis ao desgaste, que às vezes pode ocorrer na forma de uma fratura. Existem cinco tipos de dente rachado, e que vamos discutir hoje é chamado de fratura radicular vertical. Vamos analisar os sintomas, causas e tratamento da fratura na raiz do dente.

Imagine olhar para um dente e ver uma linha da base até o topo. É assim a aparência de uma fratura radicular vertical. Fraturas radiculares verticais são rachaduras verticais no dente que começam na raiz e vão em direção à parte superior. Como normalmente não manifestam sinais ou sintomas, podem passar despercebidas. Entretanto, podem levar a uma infecção no osso e na gengiva adjacentes, que pode ser perceptível e dolorosa para o paciente.

Por que as fraturas radiculares verticais ocorrem?

Essas fraturas geralmente ocorrem em dentes fracos ou que passaram por um tratamento de canal ou outros tratamentos restauradores, como a colocação de uma coroa. Dentes saudáveis também podem estar sujeitos a rachaduras ao mastigar materiais ou alimentos duros, como gelo. Especificamente, quando um tratamento de canal está sendo feito, uma pontada de dor, um som de estalo ou sangramento no canal também podem ser um sinal de uma fratura radicular vertical durante o procedimento.

Sintomas da fratura radicular vertical

Os sintomas de fratura podem variar, o que a torna uma lesão difícil de ser diagnosticada pelos profissionais da odontologia. No entanto, os sinais de que você pode ter uma fratura radicular vertical são:

  • Dor leve ao morder
  • A aparência de uma rachadura ao examinar com uma luz ou corante especial
  • Uma fístula com secreção ao lado do dente, parecida com um furúnculo ou uma úlcera, o que muitas vezes é um sinal de que há uma infecção sob o dente
  • Uma bolsa entre a gengiva e o dente, perto da fratura, onde a gengiva praticamente se desprende do dente

Um dentista ou um especialista (geralmente um endodontista) pode diagnosticar uma fratura durante um procedimento de canal radicular se observar uma rachadura. Se a fratura ocorrer após o procedimento, o profissional pode precisar fazer radiografias, que podem mostrar a raiz fraturada com um formato característico de J. O especialista também pode usar um método de diagnóstico conhecido como transiluminação, no qual ele projeta uma luz através do dente para detectar quaisquer linhas de fratura.

Como as fraturas radiculares verticais são tratadas?

Existem alguns tratamentos diferentes para um dente com uma fratura radicular vertical. Em alguns casos, tipos especiais de cimento são usados para colar o dente ou interromper a propagação da fratura. Na maioria dos casos, no entanto, o tratamento mais comum é a extração do dente. É importante fazer o procedimento assim que a fratura for diagnosticada, pois uma infecção crônica pode destruir o osso ao redor do dente, que pode ser necessário no futuro para a fixação de um implante dentário.

Para evitar ter que lidar com as consequências de uma fratura radicular vertical, apresentamos algumas medidas preventivas que você pode tomar para proteger os dentes:

  • Como essas fraturas ocorrem principalmente em dentes tratados com um canal radicular, evite esse tratamento se possível. Para isso, é necessário agendar exames odontológicos regulares para que o dentista possa detectar os problemas precocemente e ajudá-lo a prevenir a cárie em primeiro lugar.
  • Se você precisar de um tratamento de canal, pergunte ao endodontista sobre a técnica de restauração do canal que será usada e discuta como reduzir o risco de fratura, como evitar a colocação de um pino.

Se seus sintomas correspondem com os descritos acima e você está preocupado com a possibilidade de ter esse tipo de fratura, fale com o dentista. Ele o ajudará a determinar a causa dos sintomas e fornecerá o tratamento adequado para manter seus dentes saudáveis e funcionais, para que você possa se preocupar menos e sorrir mais.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.