Existem alguns tratamentos diferentes para um dente com uma fratura radicular vertical. Em alguns casos, tipos especiais de cimento são usados para colar o dente ou interromper a propagação da fratura. Na maioria dos casos, no entanto, o tratamento mais comum é a extração do dente. É importante fazer o procedimento assim que a fratura for diagnosticada, pois uma infecção crônica pode destruir o osso ao redor do dente, que pode ser necessário no futuro para a fixação de um implante dentário.
Para evitar ter que lidar com as consequências de uma fratura radicular vertical, apresentamos algumas medidas preventivas que você pode tomar para proteger os dentes:
- Como essas fraturas ocorrem principalmente em dentes tratados com um canal radicular, evite esse tratamento se possível. Para isso, é necessário agendar exames odontológicos regulares para que o dentista possa detectar os problemas precocemente e ajudá-lo a prevenir a cárie em primeiro lugar.
- Se você precisar de um tratamento de canal, pergunte ao endodontista sobre a técnica de restauração do canal que será usada e discuta como reduzir o risco de fratura, como evitar a colocação de um pino.
Se seus sintomas correspondem com os descritos acima e você está preocupado com a possibilidade de ter esse tipo de fratura, fale com o dentista. Ele o ajudará a determinar a causa dos sintomas e fornecerá o tratamento adequado para manter seus dentes saudáveis e funcionais, para que você possa se preocupar menos e sorrir mais.