Um dentista e um paciente na clínica

Coronectomia: uma alternativa à extração de dentes do siso

Se seus dentes do siso estiverem com alguma condição, o(a) dentista pode recomendar um tratamento para limitar o risco de problemas dentários associados. Nesses casos, os dentistas chamam essa situação de siso "impactado". E isso pode levar a um segundo ponto: por que e quando a extração de dentes do siso convencional é uma má ideia? Neste conteúdo, você vai entender quando a coronectomia é a melhor opção.

Dentes impactados e extração de dentes do siso

Para entender por que os profissionais de odontologia optam pela coronectomia em alguns casos, primeiro, precisamos entender o tratamento padrão para dentes do siso impactados: a extração do dente.

Quando os dentes do siso começam a nascer, muitas vezes não há espaço suficiente na boca para acomodá-los. Quando seu dente não tem espaço suficiente para crescer corretamente, ele é chamado de dente impactado.

Se não for tratado, um dente impactado pode levar a:

  • dor;
  • inflamação;
  • infecção;
  • e cistos.

Por esse motivo, o(a) dentista recomendará um tratamento para evitar que seus dentes do siso impactados causem outros problemas de saúde dental. A primeira escolha padrão de tratamento é uma extração simples dos dentes afetados. No entanto, este procedimento pode não ser adequado para suas necessidades individuais. Os dentes do siso de algumas pessoas estão localizados muito próximos dos nervos circundantes (lingual e alveolar inferior) para serem extraídos com segurança, criando um risco de danos nos nervos a longo prazo.

Danos nos nervos de uma extração de dentes do siso podem causar:

  • dor;
  • dificuldade para comer e mastigar;
  • problemas de fala;
  • perda de sensação ou paladar.

Dica útil para toda a vida: Se seus dentes do siso estiverem impactados, mas não causarem dor ou infecção, seu dentista pode recomendar que não seja feito nenhum tratamento em vez de extração ou coronectomia.

O procedimento de coronectomia

Uma coronectomia reduz o risco de danos nos nervos removendo apenas a parte superior (também conhecida como coroa) dos dentes do siso e sem remover as raízes. Talvez você conheça esse procedimento como “remoção de coroa”.

Coronectomias geralmente levam menos de uma hora. Primeiro, seu dentista usará um anestésico local, anestesia geral ou sedação para garantir que você esteja confortável durante todo o procedimento. Eles então cortarão sua gengiva, perfurarão a coroa do dente e o osso circundante, removerão qualquer tecido infectado, alisarão a raiz restante e suturarão novamente a gengiva.

Embora as coronectomias reduzam o risco de danos nos nervos, elas não o eliminam. Ainda existem riscos associados a procedimentos que afetam seus dentes do siso.

Os riscos de se submeter a uma coronectomia podem incluir:

  • dor, inchaço e sangramento;
  • necessidade de tratamento adicional;
  • danos nos nervos;
  • alveolite;
  • e infecção.

Tenha certeza de que os profissionais são especialmente treinados para diagnosticar dentes do siso impactados e realizar o tratamento adequado, minimizando o risco. Seu dentista regular pode encaminhá-lo para um profissional especializado, como um cirurgião oral ou maxilofacial, para realizar o procedimento.

Para quem o procedimento é recomendado?

É difícil determinar por conta própria se seus dentes do siso estão impactados ou se você precisa de uma extração ou coronectomia. Embora todos compartilhemos a anatomia em comum, há uma grande variabilidade entre os indivíduos na localização exata de seus dentes e dos nervos circundantes.

Seu dentista realizará um exame oral e usará imagens radiográficas para obter mais informações sobre a estrutura anatômica de sua boca, como uma radiografia ou tomografia computadorizada. Isso orientará sua decisão para determinar se você precisa de tratamento e se a extração ou a coronectomia é o mais apropriado.

Conhecimento é poder, então você tomou uma excelente decisão de se informar sobre os prós e contras da coronectomia. Agora você entende que este procedimento é usado para limitar o risco de danos nos nervos quando você tem dentes do siso impactados, o que ela implica e para quem é recomendada.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.